Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Pode-se então, a partir dessa afirmação, concluir que a alfabetização é uma legislação indispensável para que nós possamos ter nossa própria identidade. Porém, é possível dizer que, devido ao tempos atuais, onde a alfabetização é algo essencial para o ser humano, essa direito não vêm se cumprindo. Dito isso, é evidente que a escassa abordagem do problema, e a ausência de medidas governamentais agravam essa situação.
Em primeiro lugar, é veis apontar que, principalmente, no século em que vivemos, a alfabetização é essencial para o ser humano no dia à dia, onde encontramos, nas menores de nossas obrigações, a necessidade cognitiva de ler ou escrever. Mesmo com a queda exponencial do analfabetismo no Brasil, que em 2018, caiu de 6,8 pra 6,6 em 2019 – dados apresentados pelo IBGE. Tendo em vista esses fatos, é concebível dizer que o problema ainda está longe de acabar.
Por conseguinte dos dados apontados pelo IBGE, em 2018, cerca de 11,3 milhões da nossa população, com 15 anos ou mais, não eram alfabetizados, o que cria uma serie de problemas, tais quais: a exclusão social, e a dificultação ao mercado de trabalho e financeiro, pois esse povo não tem acesso ou conhecimento as tecnologias, como celulares e computadores, ou até mesmo a internet que também. Onde neste cenário, ocasiona uma quebra do contrato social, tal como exposto pelo filósofo contratualista John Locke, diz que o Estado deve garantir direitos indispensáveis à toda população.
Portanto, para melhorar acabar com essa desigualdade social, o Estado, em conjunto com o Ministério de Trabalho, deve criar, em parceria com iniciativas privadas, um programa que, incentive a contratação de pessoas que se encontram nestas condições, afim de melhorar suas qualidades financeiras. De sua parte, o Ministério da Educação, em conjunto com o governo, por meio de verbas governamentais, deve distribuir entre as periferias com menores indices de acesso a internet, por um preço acessível, esse contato com as novas tecnologias. E somente assim será possível combater o analfabetismo digitar no Brasil.
RyanFerreira17
1*parágrafo : excelente paragrafo! presença de alusão, 2 teses e sem erros ortográficos e rico em conectivos.
2*parágrafo : período impróprio, comprometendo a semântica. ´´ a necessidade cognitiva de ler ou escrever. Mesmo com a queda exponencial do analfabetismo no Brasil“
3*parágrafo : período encerrado sem coerência. ´´ como celulares e computadores, ou até mesmo a internet que também. Onde neste cenário, ocasiona uma quebra do contrato social, “.
4*parágrafo: bom paragrafo, apresentando todas as competências da conclusão. Atentar ao erro gramatical ´´ E somente assim será possível combater o analfabetismo /digitar/ no Brasil.´´
obs: o texto é bom, apresenta todas as características do modelo dissertativo-argumentativo. Porém é necessária a atenção quanto aos períodos e a gramatica.
competência 1: 160
competência 2: 200
competência 3: 160
competência 4: 200
competência 5: 200
nota:920
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1*parágrafo : excelente paragrafo! presença de alusão, 2 teses e sem erros ortográficos e rico em conectivos.
2*parágrafo : período impróprio, comprometendo a semântica. ´´ a necessidade cognitiva de ler ou escrever. Mesmo com a queda exponencial do analfabetismo no Brasil“
3*parágrafo : período encerrado sem coerência. ´´ como celulares e computadores, ou até mesmo a internet que também. Onde neste cenário, ocasiona uma quebra do contrato social, “.
4*parágrafo: bom paragrafo, apresentando todas as competências da conclusão. Atentar ao erro gramatical ´´ E somente assim será possível combater o analfabetismo /digitar/ no Brasil.´´
obs: o texto é bom, apresenta todas as características do modelo dissertativo-argumentativo. Porém é necessária a atenção quanto aos períodos e a gramatica.
competência 1: 160
competência 2: 200
competência 3: 160
competência 4: 200
competência 5: 200
nota:920