Atualmente, é notório e observável o alto grau de desemprego no Brasil. Pessoas tendo que recorrer a trabalhos precários, para que dessa forma possam auxiliar suas famílias no provimento de renda. O desemprego se alastra no país não é de hoje e essa cultura vem se perpetuando há um longo período de tempo. É preciso pensar políticas a fim de mitigar esse problema.
Segundo dados da PNADC (IBGE), a taxa de desocupação no país está em torno de 14%, correspondendo a aproximadamente 13 milhões de desempregados. Quando estratificada essa porcentagem por gênero e raça, o cenário é ainda mais alarmante, correspondendo por grande parte da parcela desses desempregados mulheres – principalmente negras.
Além disso, não há programas de políticas públicas voltadas para esse segmento. A população vem, cada vez mais, sofrendo com a falta de bem-estar e, por conta da falta de emprego, consequentemente, da renda, situações caóticas como fome, miséria, segurança alimentar, estão retomando ao debate público.
Por fim, através das reflexões trazidas, é pensar políticas públicas para, ao menos, controlar esse problema. Programas voltadas para um reaquecimento dá indústria brasileira, poderiam ser uma alternativa, dado que com mais indústria e investimento em pesquisa e tecnologia, o país necessitaria de mais mão-de-obra para se qualificar. Portanto, deve-se pensar um caminho para o Brasil prosperar e assim voltarmos a nascer uma nação potência.
N
Tem que deixar mais explícita a sua tese na introdução.
O seu desenvolvimento 2 falta mais argumentos.
Há falta de conectivos, isso enriquece a sua redação.
A conclusão ficou vazia em relação a introdução e a proposta de intervenção não teve um detalhamento.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
david2021
Na minha humilde opinião de simples aluno, creio que sua redação foi muito clara quanto ao problema, porém deixou muito a desejar na argumentação e conclusão. Houveram também pequenos erros ortográficos que devem ser considerados e corrigidos. Acredito no seu potencial, continue escrevendo.
Volder
Competência 1: 120
Erros de vírgula estão presentes no texto, contém também erros de concordância e redundância de ideias.
Competência 2: 100
Argumentação insuficiente e sem conexão explícita com a sua tese, o que deixa o texto expositivo.
Competência 3: 60
Argumentação quase toda baseada no senso comum, sem nenhuma ideia abstrata e nenhuma citação ou argumento de autoridade.
Competência 4: 120
Coesão e coerência insuficientes.
Competência 5: 60
Faltou quem vai implementar a proposta, como ela vai ser implementada, uma finalidade explícita e um detalhamento maior.
Total: 460
LeilaGonzaga56
Olá! Você escreve bem, está no caminho certo…
Eu senti falta de conectivos, não consegui ver de cara a sua tese na introdução, o desenvolvimento 1 está bom, o 2 está um pouco vago, não dá continuidade. Na conclusão, não consegui identificar os 5 agentes ( quem? Como? Por meio de quê? A fim de quê?)
Paty@lves
Olá Victor assunto muito bom esse para uma RED no entanto ele ficou um pouco vago, si que pediu uma correção a nível ENEM porém algumas dicas talvez ajude para uma melhor redação, você escreve muito bem e entro direto no assunto mas faltou argumentação no mesmo, o desenvolvimento também faltou algumas informações para ficar mais completo.
Veja que você citou a ausência de políticas públicas para solucionar o problema da falta de emprego, mas não deu um suporte a critica que no caso seria o agente de intervenção a solução de acordo com seu ponto de vista que deveria ser colocado, hoje a escassez de emprego é devido a que? seria interessante rever essa info. a taxa de emprego formal caiu 0,9%, mas cresceu os empregos informais 11,2% então é sempre legal fazer uma avaliação bem minuciosa para que sua redação fique bem rochumchudinha rsrs… Porque os corretores verá que vocês usa os fatos verídicos e está analisando a situação como um todo, o desemprego é um fato e falta mesmo mais intervenção mas como ela seria? acredito que foi o que mais faltou na sua redação no de mais está SHOW!!!
LarissaEnem
Oi Victor, tudo bem? Então vamos lá…
Você precisa argumentar mais no seu texto, e pode fazer isso sem preocupação, afinal é um texto argumentativo!!
Tome muito cuidado com este erro, pois sua redação pode ser zerada por fugir da estrutura que o Enem pede.
No útimo parágrafo tem que haver uma proposta de intervenção contendo cinco elementos e desses cinco consegui indentificar apenas uma no seu texto. Pesquise aulas no youtube sobre isso…
Boa sorte, bjs