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O acesso ao lazer em questão no Brasil

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A proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019, apontou uma discrepância vivida atualmente em relação ao lazer, ao mostrar a falta de democratização quanto ao acesso ao cinema. Tal qual o tema apresentado no vestibular, hoje, o Brasil vive uma crise relacionada as possibilidades de ócio para todos, problemática enraizada por um descaso estatal e disparidade econômica. Logo, faz-se imprescindível que ocorra uma remodelação dos meios governamentais e sociais favorecendo a todos.

A princípio, sabe-se que a qualidade de vida de grande parte dos brasileiros é crítica, indicando menores oportunidades de diversão. Segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), mais da metade de topo o país nunca visitou um museu, teatro ou cinema. Nessa lógica, pela alta diferença salarial, menor oportunidade de trabalho, visibilidade e educação, torna-se menor a possibilidade de entretenimento de certas pessoas.

Ademais, a locação dos menos favorecidos, muitas vezes tende a ser em áreas periféricas e escassas de visibilidade governamental. De acordo com a série 3%, apenas certa parte da população pode desfrutar de uma vida de prazeres em um lado do continente, enquanto a majoritária classe de pessoas tende ao sofrimento, menores oportunidades de descanso e divertimento. Fora da ficção, é diariamente comprovado que a meritocracia é algo injusto para o povo e causa problemas diariamente.

Destarte, para uma melhoria de vida, urge do governo juntamente com o Ministério do Esporte a promoção de aulas esportivas gratuitas em áreas de menor visibilidade, para uma maior interação dos jovens e adultos em passatempos de seus interesses, diminuindo assim a falta de acesso de pessoas em áreas mais afastadas, além de um movimento estatal que vise o aumento de programas de ajuda como o bolsa família, proporcionando assim condições de desfrutar de atividades como o cinema. Feito isso, será possível um futuro de igualdade e qualidade para todos.

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3 Correções

  1. 1. No primeiro parágrafo: faltou enfatizar mais sobre o tema.
    2. No segundo parágrafo: faltou abordar mais sobre a problemática, embora, tenha desenvolvido, não deixa claro o real problema vivenciado pela sociedade.
    3. Ocorre uma discrepância entre os problemas citados e as possíveis soluções. Além disso, senti a falto do (modo/meio) que será praticada a ação do agente.
    Em suma, avaliaria sua redação com: 800

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  2. Primeiro: A estratégia usada para a introdução me deixou um pouco confusa.
    Segundo: Seus argumentos foram ótimos, a partir deles consegui entender a problematização do texto.
    Terceiro: Fez várias citações importantes, me deu a entender que você realmente entende sobre.
    Quarto: A conclusão ficou ótima, mas senti que deixou de incluir pessoas Pcds, creio que isso seja importante coloca-lás no meio e ter projetos voltados a essas pessoas.

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  3. No geral sua redação está boa.
    1° Acho que você poderia usar outra estrategia na parte da introdução, pra mim não ficou muito clara.
    2° Os argumentos apresentados foram bons, e você conseguiu retomá-los de forma clara.
    3°Fez bom uso da coesão e coerência, usando bem as palavras e não repetindo elas.
    4° Faltou utilizar a virgula em alguns períodos, os deixando muito longo.
    5° Fez bom uso das citações, demonstrou um bom uso do conhecimento do mundo.
    6° A conclusão ficou boa, porém poderia citar outro agente e deixa-la mais direta.

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