Iniciante

O acesso a internet em questão no Brasil (se puder colocar a nota por competência)

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade que se caracteriza pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa hoje no Brasil é, o oposto, uma vez que, muitos brasileiros sequer tem acesso a internet. Esse cenário antagônico é fruto tanto do processo de favelização do país, quanta da grande desigualdade social na população. Diante disso, analisar as raízes da problemática é, medida que se faz imediata.

De início, ao recordar o processo de favelização no Brasil, que se iniciou no século XIX e, teve como aliado o descaso governamental, nota-se que este foi um dos grandes impulsionadores do cenário atual. Portanto, isso levou a falta de estrutura, de boa parcela das camadas mais baixas da sociedade, as impedindo de ter as condições mínimas necessárias para fazer parte do mundo digital. Então se torna inadmissível que as mazelas criadas pelo governo no século XIX, ainda sejam sentidas no século XXI.

Além disso, no ano de 2020 a taxa de desemprego no Brasil é de 12,2%, revelando com ela um triste cenário de desigualdade social no país. De acordo com a diretora da Confederação Nacional de Trabalhadores na Educação, Rosilene Lima diz “Muitas famílias não tem nem mesmo uma TV em casa, imagina uma boa internet”. Dessa maneira fica claro, a imensa desigualdade, que apenas perpetua a dificuldade no acesso à internet no Brasil.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter a problemática. Dessarte, com intuito de mitigar o problema, urge que o Governo, invista na infraestrutura de escola públicas, equipando-as com computadores e tablets, a fim de garantir, desde a infância o acesso a internet. Dessa forma, a médio e longo prazo atenuar-se-á o impacto nocivo do problema e, a coletividade alcançará a Utopia de More.

Compartilhar

2 Correções

  1. Texto bem organizado, parabéns! Introdução está ótima, só notei o erro na palavra “quanta” que eu creio seria “quanto” mas tudo bem também. Desenvolvimento bem argumentado e ficou claro seu posicionamento. E na intervenção sua proposta está ótima! Eu só não percebi qual seria o meio. Notei apenas quatro elementos. Por exemplo, teve o agente(governo) a ação(investir na infraestrutura das escolas) e poderia deixar claro por meio que de ele faria isso. Da pra usar tipo, “por meio de verbas governamentais” é sempre bom deixar bem claro que tem todos os elementos cobrados. O resto está ok!

    Minha opinião é a mesma!!

    • 0
  2. Texto bem organizado, parabéns! Introdução está ótima, só notei o erro na palavra “quanta” que eu creio seria “quanto” mas tudo bem também. Desenvolvimento bem argumentado e ficou claro seu posicionamento. E na intervenção sua proposta está ótima! Eu só não percebi qual seria o meio. Notei apenas quatro elementos. Por exemplo, teve o agente(governo) a ação(investir na infraestrutura das escolas) e poderia deixar claro por meio que de ele faria isso. Da pra usar tipo, “por meio de verbas governamentais” é sempre bom deixar bem claro que tem todos os elementos cobrados. O resto está ok!
    Vou tentar dar uma nota
    C1- 180 domina bem, não notei muitos erros
    C2- 180
    C3- 160
    C4- 180
    C5- 140
    Nota: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.