Segundo a Lei da inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao acesso à internete no Brasil, que segue sem uma intervenção. Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da escassez de renda e da falta de meios.
Convém ressaltar, a princípio, que a diferenciação de renda da população brasileira é um fator determinante no que se refere ao uso da internete. Isto pode ser explicado segundo o sociólogo Karl Marx, o qual diz que a economia é a base da sociedade, o que legítima o fato de que um indivíduo somente pode usufruir de um bem se dispuser de capital. Dessa forma, é evidente que o acesso à rede é algo que depende do dinheiro que cada cidadão dispõe.
Além disso, essa mesma segregação econômica é refletida na falta de meios, como o computador, que não é visto em todas as residências. Afinal, dados estatísticos denotam que 42% das casas não possuem computadores – pesquisa pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação- , o que reafirma a escassez deles em lares brasileiros. Assim, a necessidade das máquinas para o acesso à internet torna-se visível.
Portanto, ações são necessárias para remediar esse impasse. O Governo, em conjunto com as Empresas de internete podem criar um acordo que diminua o valor do WiFi em domicílios, por meio da redução de impostos a elas, cobrindo qualquer prejuízo referente. Também, urge que o Estado crie políticas públicas, através de verbas estaduais, para que todos os bairros,de todos os municípios, tenham acesso à internete e a computadores. Só assim, a resolução da escassez de renda e a falta de meios funcionaram como força exercida, descrita por Newton, e mudará a questão do acesso à internete no Brasil.
Se puderem, corrijam de acordo com as competências do enem, e agradeço se forem específicos em relação aos erros. Obrigada;)
Giovana Ferreira Martini
Oi Paloma!!!
Competência 1: 150 Preste um pouquinho mais de atenção na escrita de sua redação
Competência 2: 200 Você entendeu muito bem o tema e arrasou falando sobre ele
Competência 3: 200 Você usou ótimos argumentos para defender sua tese e colocou citações o q enriqueceu sua redação
Competência 4: 180 Para melhorar esse ponto pesquise sinônimos de palavras, ate mesmo na internet para você não repetir certe palavra varias vezes
Competência 5: 200 Você apresentou um ótimo argumento para se solucionar a situação-problema
Sua nota seria 930 segundo a minha correção, pra mim está excelente Parabéns :)
juiaedf
Competência 1: 160 pontos, devido aos erros gramaticas e pontuação.
Competência 2 : 200 pontos, você entendeu o tema e fez uso de outras áreas do conhecimento.
Competência 3: 200 pontos, o seu texto está bem relacionado e você fez uso de conectivos, o que deixa o texto mais coerente então não se esqueça de usa-los e se possível sempre os utilize nas introduções.
Competência 4: 180 pontos, você fez uso de palavras repetidas. Tenha atenção nessa parte, sempre quando estiver escrevendo procure usar sinônimos. Mas o texto esta bem estruturado.
Competência 5: 180 pontos, você apresentou boas alternativas para o problema.
Nota final: 920 pontos
Parabéns!
elizaabet
Olá, Paloma!
De início, você realmente, na introdução, respeitou e cumpriu com todas as exigências do ENEM. Sua introdução tem ALUSÃO + ANALOGIA + CONTEXTUALIZAÇÃO + APRESENTAÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS. Além de construir corretamente os períodos.
Segundo a Lei da inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele (ALUSÃO). Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao acesso à internete no Brasil, que segue sem uma intervenção (ANALOGIA). Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave problema de contornos específicos (CONTEXTUALIZAÇÃO), em virtude da escassez de renda e da falta de meios (AS DUAS PROBLEMÁTICAS).
Diante disso, está muito boa, parabéns!
Considerações do D1: O contexto está bom, bem articulado, a citação do Karl Marx é interessante, pois dá credibilidade e comprova suas informações, além de estar coerente com as informações expostas na introdução, então, parabéns!
Considerações do D2: Muito bom também. No entanto, reforce as consequências, pergunte-se ” Por que é ruim a falta de computadores e aparelhos tecnológicos nos lares?”. Assim, seu texto ficará mais completo, interessante e persuasivo.
Sua conclusão está boa, as ideias mostradas são possíveis. Apresentam corretamente a estruturação exigida pelo ENEM, as quais são:
RETOMADA DA TESE
AÇÃO
AGENTE
MEIO
DETALHAMENTO
EFEITO
DESFECHO.
Sua redação está muito boa, continue assim!
Dicas gerais: Houve muita repetição do “que”, chama-se queismo, eu indico que substitua por “a qual, o qual, as quais, os quais” para não ficar chato de se ler.
Sua redação está coerente, estruturada, com referências, bem rica!
C1 =180 pela repetição do “que”
C2: Dissertou sobre o tema, estruturou de acordo com as exigências do ENEM, desenvolveu boas ideias e não tangenciou o tema = 200
C3: Relacionou,usou os conectivos, só senti falta em um período, então SEMPRE use conectivos no início dos períodos, mas isso não lhe prejudicou, só fique atenta. Encadeou os parágrafos muito bem = 200
C4: Fez referências, estruturou os parágrafos corretamente, fez substituição usando parágrafos e frases coerentes. = 200
C5: Já expliquei acima = 200
=980
mayarasouzaofc
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Minha Avaliação: 920 pontos.
Na Competência 1, há: pontuação(ver-se à), erros gramaticais.
Na Competência 4, há: repetição de palavras ao longo do texto.
Na introdução, utilizar conectivo para relacionar o repertório com o tema.
Excelente redação. Parabéns!