O acesso à internet em questão no Brasil

  • 0

O acesso a internet não é disponível para toda a população brasileira devido a falta de condições financeiras e pela localização geografica. A baixa renda é respectivo ao desemprego que vem aumentando drasticamente durante os anos, em 2007 ,por exemplo, 7,4% das pessoas estavam sem emprego, essa é a menor taxa da história do Brasil segundo o IBGE. Hoje este dado encontra-se em 12,9 %, parte por culpa da pandemia COVID-19 que vem assolando o mundo, porém, outros fatores agregam para este número, como a grande exigência do mercado de trabalho em experiência.

O requisito pela maioria das empresas é alto, ter vários cursos, ser fluente em uma língua, e a principal delas é o conhecimento em internet. Então me diga, como possuir aptidão nesta área sem ao menos ter acesso à ela? Não é possível para alguém sem essas qualificações ser contratado, o jeito é procurar outro meio de fonte de renda, muito deles trabalhos manuais.

Atualmente 80% da população se concentra nas cidades, entretanto 70% dos brasileiros têm acesso precário ou não a detêm. Mesmo dispondo de condições para contrata-lá, morando em um bairro periférico, pode não ter o mesmo serviço, tanto quanto a qualidade não será a mesma em regiões rurais.

Logo conclui-se que a desigualdade digital é predominante, tendo em vista a falta de dinheiro para pagar um pacote de internet, e o sinal inacessível em certas zonas. Portanto é necessário disponibilizar wi-fi grátis em locais públicos como bibliotecas, ou mesmo criar um lugar específico aonde todos podem se conectar gratuitamente tendo um limite de uso. O Ministério da Educação, deveria fornecer cursos de conhecimento em internet e como usá-la. Fornecer pontos de acesso como torres de internet em áreas de difícil conexão. Tudo isso promovido pelo nosso governo e os respectivos ministerios referente a cada situação. Deveria se elaborar um plano com várias pesquisas feitas em todo o país, para a melhor disponibilidade deste recurso que para alguns é raro.

Compartilhar

1 Correção

  1. você poderia usar os dados fornecidos no primeiro parágrafo ( de introdução ) no 2° e/ou terceiro parágrafo que são de desenvolvimento, e no primeiro parágrafo apenas citar quais os problemas seriam abordados isso contribuiria para que os parágrafos ficassem mais proporcionais . Você usou bastantes dados relacionados ao desemprego, talvez isso te prejudicasse pois de certa forma abordar muito sobre esse assunto ( desemprego) contribui para que você fuja do tema. Talvez seria mais adequado focar em dados que mostram por exemplos quantas pessoas nunca tiveram acesso à internet, ou quantas pessoas tem acesso à internet em suas casas.
    Seria adequado o uso de conectivos, para “ligar ” os parágrafos. Fique atenta aos erros ortográficos.
    A conclusão está um pouco confusa . Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.