Na série de televisão premiada “O Conto da Aia”, que retrata um futuro distópico em que mulheres são completa e totalmente submissas aos homens, verifica-se a negação integral do acesso a informação por meio da internet a indivíduos do sexo feminino, enquanto o masculino está armado de computadores e celulares. Dessa forma, é possível fazer analogia a realidade atual do Brasil, uma vez que, devido a desigualdade social existente no país, a banda larga não chega a territórios consideradores subalternos, assim como na obra de ficção televisiva.
Ademais, a disparidade econômica e regional presente no Brasil torna visível o cenário de mau distribuição da internet no país. De acordo com um relatório publicado pela Unicef em 2017, 29% dos jovens , considerados, na mesma pesquisa, como a parcela da população com maior conectividade, não possuem posse das condições necessárias para estarem online. Além disso, o levantamento também comprova que em lugares menos favorecidos economicamente, essa porcentagem aumenta, o que configura o caso dos brasileiros, haja vista a desigualdade social em destaque, assim como ocorre em Gilead, país de regime ditatorial reproduzido na história do “Conto da Aia”.
Outrossim, é por fruto da alta disparidade social no território nacional, que a internet não consegue fazer presença com vasta qualidade em lugares vulneráveis sócio e economicamente. Por exemplo, no filme “Bacurau”, lançado no ano de 2019, é possível observar um cenário relacionado ao sertão de Pernambuco, e, em uma das cenas do longa-metragem, verifica-se um professor dando aula com a ajuda de um mapa antigo, e, ao precisar fazer uso de um aparelho tecnológico, este faz uso de um celular antiquado e defeituoso. Analogamente à realidade brasileira, torna-se evidente a necessidade de uma distribuição justa e de boa categoria para a população do país, tendo em vista a similaridade que o filme apresenta com os interioranos da região Nordeste.
Portanto, faz-se mister a tomada de medidas para o enfrentamento da problemática. Sendo assim, é imprescindível que o Governo Federal, líder máximo do Poder Executivo do Brasil, atue na elaboração de um projeto de lei realize a ampliação projetos de renda básica (caso do Bolsa Família) e faça o envio do mesmo para o Congresso Nacional, com a finalidade de que, ao obter votação certeira, consiga-se diminuir as desigualdades sociais que afastam as pessoas da internet. Dessarte, espera-se, desse modo, que se evite o desenvolvimento de uma realidade distópica e distante de conexão como ocorre com as mulheres em “O conto da Aia”.
Heloxv_
Me desculpa qualquer coisa,gostei bastante da sua redação,porém acho que você fugiu um pouco do tema em relação a introdução,você poderia fazer sua analogia com o filme do bacurau as idéias seriam mais coerentes,sua conclusão poderia ser mais trabalhada na parte do detalhamento
Acho que fora isso você escreve muito bem
Franciele17
Você possui uma escrita muito boa.
C1: 160 (Boa escrita mas, há alguns erros)
C2:140 ( Apesar de bem desenvolvida, a introdução deu meio que uma fugida do tema proposto)
C3:160 ( Boa organização, porém ainda pode melhorar)
C4: 160(Fez bom uso dos conectivos)
C5: 200 ( Sua proposta está muito bem desenvolvida)
Nota final: 820
Sua redação está realmente bem escrita, porém há aspectos que poderiam melhoras, como por exemplo, a introdução. Apesar de bem escrita, achei que fugiu um pouco do tema central. Pareceu que você estava escrevendo em relação a diferença de gênero e não ao acesso a internet. Mas sua argumentação está muito boa.
GMMF
Oi, como vai?
De fato sua redação ficou muito boa, entretanto, alguns pontos podem ser corrigidos…
Na sua introdução é perceptível a originalidade, mas seu pensamento ficou limitado à desigualdade de gênero e ao patriarcado, e, por consequência, ao relacionar com a situação brasileira subconscientemente você inseriu a questão da desigualdade de gênero. Tal fato poderia ser interpretado de maneira negativa pela banca.
O seu desenvolvimento está perfeito…
E por fim, a conclusão necessita de uma correção gramatical.
Uma coisa que merece destaque é a sua retomada a tese ao longo de toda redação, é sempre importante haver esta retomada. Parabéns!
AyameAntunes
Olá, tudo bem?
Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante. Acredito que o que poderia ser melhorado, seja na questão de introdução. É super legal fazer alusão a uma obra, entretanto, esta que você citou, tratava da diferença de gênero e já sua redação vem a falar da diferença social, para mim, sua leitora, ficou algo confuso.
Os desenvolvimentos ficaram bem estruturados.
Já na parte de conclusão e intervenção, visto que mostra como agir perante ao problema, você respondeu a todos os tópicos esperados, só cuidado com erros em palavras como “destarte” onde você escreveu “dessarte”.
Em suma, parabéns pela sua redação.
martinsmanuh
oieh tudo bem ?
então sua redação esta boa ……………..
mas sempre pode melhorar certo ………………
é um tema super legal onde podemos o escrever de diversas formas ok…………………… fimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm