O acesso à informação na sociedade brasileira

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Durante a década de 1990, após o fim da União Soviética, o processo de Globalização e de distribuição tecnológica aumentou em escala mundial. Aliado a isso, o surgimento e propagação da Internet, já na década de 2000, possibilitou um maior acesso à informação nas diversas sociedades, incluindo a brasileira. Todavia, apesar de benéficos, tais processos possuem problemáticas político-sociais que impedem a plena democratização informacional nesses meios, urgindo, dessa maneira, medidas que visem à resolução desses impasses.
Primeiramente, ao elencar questões sociais, é válido destacar o papel da educação quando relacionada à aquisição e interpretação de informações. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, “a educação não muda o mundo. A educação transforma pessoas. Pessoas mudam o mundo”. Observa-se, portanto, a essencialidade das instituições escolares como ferramentas sociais e democráticas. Todavia, dada a precariedade destas no país, o papel da educação nas duas etapas mencionadas (aquisição e interpretação de informações) não se efetiva totalmente, contribuindo para o alarmante número de fake news publicadas e compartilhadas em sites por grande parte da nação.
Em segundo lugar, é preciso destacar a forma como essa problemática, resultante de questões relacionadas à educação, influi no âmbito político do Brasil. Ataques direcionados à Grande Mídia junto a inquéritos envolvendo a distribuição de notícias falsas tornaram-se corriqueiros no país. Esse contexto demonstra, dessa maneira, a precariedade do acesso ao conhecimento no Brasil, o que influencia, ainda, a crise democrática e de representação estabelecida em território tupiniquim.
Fica claro, portanto, que o acesso à informação na sociedade brasileira esbarra em fatores sociopolíticos. Nesse sentido, cabe ao Estado, aliado a setores da sociedade civil, o desenvolvimento de publicações e campanhas que alertem sobre os perigos quanto ao compartilhamento de fake news, além da criação de sites que chequem os fatos disseminados em redes sociais. Ademais, cabe ao Judiciário a contínua investigação e penalização dos crimes relacionados ao tema e ao Ministério da Educação a disseminação de projetos que alertem e ensinem aos estudantes o reconhecimento e análise de informações.

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1 Correção

  1. C1: 180, vc escreve muito bem, não há erros de ortografia ou pontuações, mas há poucos de gramática.
    C2: 200, vc desenvolve bem o tema, apresentando bons repertórios.
    C3: 180, vc argumentou muito bem, é um texto bem coerente e coesivo, também conseguiu organizar as informações, está tudo fácil de entender.
    C4: 200, articula muito bem todas as partes do texto, utiliza bem os conectivos, parabéns!
    C5: 160, sua conclusão ficou boa, porém faltou um pouco mais de detalhamento.
    NOTA: 920

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