O Estatuto da Criança e do Adolescente explicita o dever da família e do poder público de assegurar o direito à dignidade, à alimentação e à segurança.Entretanto, muitas crianças não usufruem dessa prerrogativa, tendo em vista que grande parte não conhecem seus pais biológicos. Nesse contexto, não há dúvidas que o Abandono de crianças no Brasil torna-se um desafio no país, o qual ocorre, infelizmente, devido não só ao Despreparo psicológico dos responsáveis mas também à falta de amor aos pequenos.
De início, a incapacidade em cuidar de um jovem torna-se um impulsionador do Abandono de Crianças no Brasil. Isso porque, muitos pais são ainda jovens demais e não se sentem preparados para tal responsabilidade, com isso as crianças são deixadas por cuidados de familiares ou orfanatos. De acordo com o último Censo Escolar pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ divulgado em 2013, há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na Certidão de Nascimento.Dessa forma, evidencia-se um problema a ser resolvido no país.
Ademais, o preconceito e a crueldade de pais que não sentem amor por seus filhos atenua a problemática, haja vista que a depressão pós-parto e uma gravidez indejesada muitas vezes acaba por gerar um sentimento de ódio e frieza dos pais com seus filhos. A Exemplo disso, o Seriado Norte Americano “The Walking Dead”, no qual a vilã Alpha, líder dos Sussuradores, larga um recém-nascido para ser devorado por Zumbis com o objetivo de provar a sua crueldade perante o grupo. Fora da Ficção, esse é um cenário vivido no Brasil que necessita de uma mudança.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim cabe ao Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos acompanhar as jovens mães com projetos que incluam assistência psicológica aos pais e um benefício do Governo Federal para compras necessárias com as crianças até o primeiro ano de vida disponibilizado nos próprios centros especializados a qual irão ocorrer as ações com monitoria da Receita Federal para proibir qualquer irregularidade.Com isso os direitos propostos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente poderão ser respeitados no cenário brasileiro.
Se puderem dar nota modelo Enem eu agradeço, se não se sentirem confiantes para isso tudo bem, o importante é a sua avaliação
H.Mayara
Olá, sua redação está boa, vc demonstra domínio na escrita e principalmente no tema.
Seu Repertório sociocultural está ótimo, principalmente quando vc cita serie, o ECA, e suas alusões.
Porém, Atenção a repetição de mesmos vocábulos, utilize sinônimos ou substitua por pronomes.
Vc está no caminho certo, com prática e esforço, será um candidato da redação nota 100.
Ps: 920
JacieliCosta
Olá, boa noite !!
Achei sua redação extremamente correta, apenas alguns detalhes na introdução, como a exposição dos argumentos que serão expostos, e na conclusão, talvez o repensar do Ministério correto para ser o Agente auxiliador, mas fora estes pontos citados, achei ótima e bem apresentada.
mariaceciliabarbosa676@gmail.com
Olá! Tema bastante interessante, assim como sua forma de escrita. Em geral, pude perceber que você tem muito repertório sociocultural, contudo, não necessitava de letras maiúsculas em algumas palavras. Também , é bom você trabalhar o uso da vírgula, mas , tirando isso,seus argumentos estão bem consistentes. Parabéns!
Camilaexpedita
No geral seu texto está bom, fez bom uso dos conectivos para estruturar o texto, demonstrou um posicionamento de acordo com os direitos humanos e propôs uma solução de acordo com o problema que expôs e deixou claro como colocá-la em prática.
Acho que o uso de letra maiúscula em algumas palavras não era necessário, como em: Abandono e ficção.
Loser
Introdução: muito bem escrita e com uma boa escolha de repertório (estatuto da criança e do adolescente).
Argumentos voltados pro senso comum mas com embasamento em dados e exemplos muito interresantes que ajudaram a compreender seu ponto de vista
Conclusão bem feita com elementos cobrados
Agente, ação, detalhamento, objetivo e modo/meio
Não sou muito boa na competência 1 então prefiro não avaliar
C2: área do conhecimento》 200 a 160
C3:autoria e defesa da tese》 entre 200 e 160
C4: coesão 》 160 / 200
C5: proposta de intervenção》200
Não é uma estimativa exata mas espero q ajude
JoãoAssunção
Olá Yago , Beleza ? Então , eu não sei se ao dar uma correção é necessário criticar , pois eu literalmente não achei nenhum erro ( pode ser porque eu ainda sou novo em redações). Mas eu achei muito boa , também um exemplo de redação. Aliás a forma que você proporcionou para resolver o problema foi excelente.
Minha nota : 1000