Iniciante

O abalo emocional e a desvalorização de profissionais da saúde na pandemia. (pfv, coloquem uma nota de 0 a 100 e outra de 0 a 30 estou fazendo simulação)

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No dia 11 de março de 2020, a OMS, organização mundial da saúde, declarou pandemia de covid 19, doença causada pelo coronavírus. Durante o auge de infecção pelo vírus, os profissionais da saúde presenciaram um caso de calamidade pública instaurada no âmbito da saúde. Como isso os afetou? Eles puderam se sentir valorizados durante esse caos?

Em primeiro plano, percebe-se a responsabilidade e a competência necessária para lidar com um caso de calamidade pública. Com isso, são gerados diversos gatilhos emocionais nos profissionais, tais como cobrança ansiedade e culpa. Com a falta de políticas públicas para amenizar esses sentimentos, essa condição se torna cada vez mais degradante e deplorável.

Sob esse viés, nota-se crescente diagnóstico de transtornos e distúrbios mentais em profissionais da saúde, pois estes são consideravelmente desvalorizados e cobrados. No livro “Vidas secas” de, Graciliano Ramos, o personagem Fabiano, reconhece seus filhos como mais novo e mais velho, acerca desta obra literária, pode-se associa-la ao contexto de desumanização vivida pelos trabalhadores da área da saúde durante o auge da pandemia.

Dessa forma, seria necessário que o governo federal, instituições públicas e privadas incentivassem o tratamento psicológico e criassem um apoio especializado para estes profissionais. Com estas intervenções este grupo social poderia finalmente se sentir valorizado e acolhido em meio a traumas de uma calamidade pública.

 

 

 

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2 Correções

  1. intro: não é necessário ser tão pontual dessa forma falando o dia e mês que foi declarado. a oms por ser conhecida mundialmente não precisaria escrever por escrito a sigla, não apresenrou o tema da redação, não apresenrou os argumentos que irão ser abordados no texto. “covid 19, causada pelo corona vírus” redundância. se vc faz perguntas na sua introdução é esperado que ela seja respondida no próximo parágrafo.
    desenvolvimento 1: ausência de repertório, comprovação do que foi dito, repetição de palavras, “calamidade pública”, não respondida a pergunta feita na introdução. parágrafo muito vago, sem aprofundamento na ideia central e falta de argumento que sustente.
    desenvolvimento 2: repetição de palavras “saúde”, “estes” é usado para algo que ainda vai ser dito, acredito que vc quis se referir a profissionais de saúde, já se foi dito, se usa “esses”. uso errado de vírgula. mostrou um repertório mas não soube relacionar com a ideia proposta.
    conclusão: quem ok, oq ok, finalidade ok, como vai fazer isso? criar um apoio composto por quem? onde seria esses incentivos, eles receberiam em casa, no âmbito de trabalho? intervenção fraca.
    poucos elementos coesivos para continuidade do texto.
    c1: 80
    c2: 40
    c3: 0
    c4: 40
    c5: 80
    total: 240
    c

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  2. Olá, tudo bem?Vamos lá e vou corrigir com base no enem.
    Sua introdução não apresenta tantos erros, porém, quando fizer a tese, não é recomendado fazer perguntas porque foge do sentido da dissertação. Outro ponto:nomes são feitos por letras maiuscula, mesmo que seja órgãos. Tente reformular a tese, mas fez uma boa contextualização. (120)
    D1:podia ter feito uma contextualização melhor com o uso de repertórios qye enriquecem o texto é, quando for enumerar pontos, é necessário a utilização de vírgulas, como em “tais como cobrança, ansiedade e culpa”. (160)
    D2:Não era necessário de vírgulas para citar o nome do autor do livro, apenas depois antes de falar sobre a personagem. Cuidado com isso, pois não se separa sujeito/verbo do complemento. A segunda parte ficou confusa, era melhor ter iniciado um novo período por meio de ponto. (160)
    C:ficou rala, mas faltou o detalhamento então ela ficou incompleto. Uma boa estratégia é retomar o repertório feito em um dos parágrafos anteriores como forma de fechar a redação. (160)

    Notas:600 e 20

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