NEGLIGÊNCIA AOS IDOSOS NO BRASIL

  • 1

A obra ” Desespero”, do pintor francês Gustave Coubert, retrata um jovem com o semblante extremamente angustiado, como se pedisse socorro. De forma semelhante, esse é o sentimento compartilhado por milhões de idosos diante da negligência à pessoa idosa no Brasil hodierno. Essa terrível situação ocorre tanto pela ineficácia do Estado, que não garante uma infraestrutura voltada às necessidades desse grupo, quanto pela displicência da família, que não cumpre seu dever de proteger essa população. Logo, o bem-estar dos idosos é atravancando.
Segundo a Geografia Demográfica, o Brasil passa por uma transição em sua população e, em quarenta anos o número de idosos dobrará. Contudo, não há investimentos do Estado em infraestrutura adequada a esse grupo, que sofre com a falta de locais para exercícios e interação com outros idosos, como academias públicas, além de ser submetido a filas quilométricas em busca de atendimento médico. Assim, essa parcela vulnerável padece com o descaso e abandono das estruturas estatais que deveriam garantir seus direitos.
Ademais, o Estatuto do Idoso foi criado em 2003 com o intuito de assegurar os direitos da pessoa idosa.Entretanto, esse documento é desacatado diante do desrespeito que inúmeros idosos sofrem dentro de casa pela própria família, que comete desde a violência física, espancando ou mesmo abandonando a vítima, até a patrimonial, ao roubar seu benefício da aposentadoria, por exemplo.Desse modo, a família, ao invés de garantir amor e cuidados ao idoso, acaba expondo-o a inúmeras situações de maus-tratos e negligência .
Destarte, é necessário que o Estado invista na construção de locais destinados a essa população, através do envio de verbas às prefeituras, que devem construir e revitalizar praças e academias públicas, que possibilitem a prática de exercícios físicos e interação desse grupo, a fim de fazer com que os idosos usufruam da melhor idade com saúde e qualidade de vida. Cabe ainda a essa instituição de poder , em conjunto com a mídia, investir em propagandas alertando as famílias sobre a importância de cuidar da população mais velha, a fim de acabar com o semblante de desespero dos idosos do país.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá!! Tudo bem ?! Espero que esteja!! Primeiramente quero parabenizar pela redação, uma vez que se enquadra na estrutura dissertativa argumentativa. No entanto, vale ressaltar alguns pontos que deixaram a desejar. A sua intro ficou boa, apenas notei que errou na palavra “atravancando”. No D1 acredito que a colocação não esteja errada mas quando foi empregado: …,como academias públicas, além de serem submetidos a filas quilométricas em busca de atendimento médico”… ficou confuso pois se estava retratando dos locais públicos destinados aos idosos,fazendo com que a frase: Além de serem submetidos… uma afirmação sem explicação anterior, ou seja se é ou não uma consequência e se sim para quem. Gostei muito do D2, não tenho reclamações nem sugestões. A conclusão ficou muito boa, mas vi que não usado o detalhamento, que é uma informação a mais na proposta de intervenção, seja no agente, Modo,Ação e Efeito. Ex: É necessário que o Estado, RESPONSÁVEL PELO BEM ESTAR SOCIAL , investir …. Dessa forma alcançará nota máxima na Competência 5 e consequentemente, na sua redação.
    Desculpa qualquer coisa,
    Espero ter ajudado.

    • 1
  2. Boa tarde. Eu gostei muito da sua redação. Acho que ela ela está bem completa e coesa. Porém eu queria pedir pra você tomar cuidado com a colocação da vírgula e do ponto final. Acho que você não percebeu ao digitar o texto no teclado. Erros acontecem, mas fique atento a isso. Não sou profissional nem nada, mas seu texto ao meu ver está muito bom.

    • 1
  3. Oi, boa tarde :)) você escreve muito bem,parabéns! Eu não sou nenhuma especialista em redação, só tenho algumas observações gerais:
    >Sua introdução está muito boa, tem repertório, contextualização.. Meu único ponto é a sua tese: “Essa terrível situação ocorre tanto pela ineficácia do Estado, que não garante uma infraestrutura voltada às necessidades desse grupo, quanto pela displicência da família, que não cumpre seu dever de proteger essa população.” Eu senti que você explicou demais seus argumentos, ao invés de só mostrá-los. Bom, eu não sei dizer como isso afeta sua nota, mas não é muito comum de se ver em outras redações. Sinto que com essa explicação parece o tópico frasal, que deveria estar nos parágrafos de desenvolvimento.
    > Falando no tópico frasal, você não coloca ele no seus desenvolvimentos,já começa com a referência. Lembre de usar :)
    *Acho que é só isso o que eu tenho a dizer kkkk, gostei da sua argumentação e sua conclusão, parabéns :) Então, espero ter te ajudado, desculpe qualquer coisa e bos estudos :)

    • 0
  4. Gostei bastante do teu tipo de escrita, entretanto tenta organizar tua estrutura textual. Ainda que a escrita tenha que ser boa, tem algumas palavras que eu não colocaria, por ser de difícil entendimento, e fica na cara que tu pesquisou, como por exemplo “hodierno’. Tua conclusão ficou muito boa, incluir a mídia em todos processo, foi uma estratégia muito interessante.

    • 1
  5. Tema interessante, e muito coeso.
    porém o uso de um mega primeiro parágrafo desolou minha expectativa de um redação excelente. Articuladores semânticos fora de hora, e estavam ali só por estar.
    Sua nota é 840, levando em consideração todas as exigências do ENEM.
    Parabéns, Atenciosamente
    Maria Eduarda Sarlo

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.