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Negacionismo científico: o ceticismo potencialmente fatal

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Desde o Egito Antigo, uma das sociedades mais desenvolvidas da antiguidade, a ciência é vista como um mistério. As evoluções científicas da época, como cirurgias e próteses, eram vistas como magia ou até mesmo bênção divina por cidadãos leigos. Consoante ao período citado, atualmente, a ciência é vista, por muitas pessoas, como algo arbitrário, em que se pode acreditar ou não. Os movimentos negacionistas atuais ilustram esse pensamento, que é, majoritariamente, nocivo à saúde pública. Entretanto, tais linhas ideológicas não nascem de ambientes onde o acesso à informação é homogêneo e democratizado, portanto, a maneira como a ciência é apresentada à sociedade pode ter parte na construção dessas convicções.

Os avanços científicos se apresentam cada vez maiores e mais impressionantes, porém, a falta de acessibilidade e de real compreensão à respeito da gnose faz com que a sociedade comum não desenvolva afinidade, nem confiança para com a ciência, o que dá abertura para o crescimento de correntes de pensamentos negacionistas, infundados e de rápida disseminação, exemplo disso é o atual movimento antivacina. A OMS aponta que este movimento, se em grande escala, pode ser considerado tão perigoso quanto os vírus e doenças propriamente ditos.

Pode-se observar que, quando se fala em ciência, não se pode associá-la à grandes manchetes populares ou a um tópico propriamente discutido entre todas as classes sociais com facilidade. O público-alvo sendo delimitado à uma pequena parcela da população torna da ciência algo elitizado e, à primeira vista, inalcançável para a sociedade geral, mesmo na chamada era da informação. A linguagem dos artigos científicos ainda é, em sua maioria, acadêmica e densa, cientistas não são celebridades com rostos mundialmente conhecidos como cantores e prêmios científicos não são vistos como Copas do Mundo. A ciência é vista como nada mais que um universo distante. Nessas circunstâncias não há defesa automática no cérebro de um cidadão comum para argumentos, apelativos e feitos de maneira manipuladora, contrários à ciência. No meio educacional a matéria é apresentada de maneira mandatória e sem tato para a juventude, a qual a vê, geralmente, como nada mais que uma obrigação à qual são forçados a aprender, e segundo o pensamento de Platão, o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo.

Para que correntes negacionistas e suas consequências não tenham espaço em uma sociedade futura, é necessário, por meio de incentivos governamentais e midiáticos que a ciência seja valorizada e democratizada, com programas socioeducativos em comunidades de todas as classes sociais, que a tragam para o meio comum em uma tradução acessível para todos, independente de idade, grau de escolaridade ou qualquer outro fator. É vital, também, que professores passem por minicursos oferecidos por parcerias entre a UNESCO e as regionais de ensino estaduais, para que apresentem a ciência desde a iniciação escolar com uma linguagem mais abrangente e interessante. Uma população informada e interessada, com seu próprio senso crítico formado desde cedo, será, definitivamente, menos propensa a tais ameaças.

 

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1 Correção

  1. Oii, Luiza!! Tudo bem??

    Seu texto apresenta ótimas ideias, todavia a grande quantidade de informação deixou a redação expositiva em algumas partes. Lembre-se de sempre deixar um espaço para apresentar sua opinião e de elencar as melhores referências para apresentar no seu texto!!

    Minhas dicas:
    – Reveja o parágrafo introdutório! Vc trouxe uma ótima referência histórica, porém perceba q vc apresenta muitas ideias – isso deixa o texto confuso. Sempre deixe claro a sua tese e argumentos que serão desenvolvidos!

    – Use mais conectivos!!! O texto apresenta deficiências coesivas e isso conta bastante na pontuação da competência 04

    – Reveja o uso da vírgula e crase!! Muitas vírgulas e crases estão certas, entretanto houve alguns escapes. Ex: “Nessas circunstâncias não há defesa – faltou uma vírgula depois de ‘circunstância'” e “O público-alvo sendo delimitado à uma – não há crase antes de artigo indefinido”

    – Tenha muito cuidado com as generalizações e ideias sem embasamento concreto!!
    Por exemplo, vc diz, em parte do texto, que muitos estudantes enxergam a “matéria ciência” como uma obrigação. Veja que vc n trouxe dados estatísticos que comprovem isso. Em outra parte, vc também diz que “A ciência é vista como nada mais que um universo distante.” – tenha muito cuidado com essas colocações altamente abrangentes!!

    – Sempre explique o significado de palavras incomuns, como “gnose”

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 80

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160
    (faltou o detalhamento!)

    Nota Final:
    680

    Estou sendo bem rígido na pontuação!!
    N pare de escrever e qualquer dúvida sobre a correção, é só perguntar!! Valeuu

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