A floresta amazônica é conhecida internacionalmente pela sua surpreendente diversidade natural. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a região concentra a maior biodiversidade do mundo. Em vista disso torna-se necessário conscientizar a população sobre as consequências que a não preservação pode acarretar. É importante também a clareza das pessoas diante do que a Floresta Amazônica tem de mais precioso.
Hoje em dia é muito difícil que as pessoas tomem conhecimento de algo que não as prejudica. Um exemplo é o desmatamento na Floresta. Esse desmatamento não as afeta de forma direta, mas indireta sim. Nós dependemos das árvores para o nosso oxigênio límpido, precisamos também da vegetação nativa da Amazônia porque ela contribui para o processo de evapotranspiração mantendo os índices de chuva. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a região da bacia hidrográfica Amazônica representa 40% do território do país.
Ademais, em setembro de 2017, o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou a descoberta de mais de 380 espécies, entre peixes, plantas, répteis e até mesmo aves. A floresta abriga também alimentos que são usados na dieta dos brasileiros, como: açaí, guaraná e o palmito. Além disso há mais de 10mil espécies vegetais cujos princípios ativo são utilizados no nosso cotidiano, são usados para a produção de medicamentos, cosméticos, controle biológico de pragas, etc.
Em virtude dos fatos mencionados, é essencial que a preservação da Floresta Amazônica seja ativa e esteja em pauta para a compreensão de todos. Para que isso se realize é necessário que O Ministério do Meio Ambiente (MMA), invista em estratégias e políticas públicas levando pessoas como voluntários para o plantio e cultivo de novas plantas, árvores. Contando também com o apoio do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de profissionais formados nas áreas de ciências biológicas, para o cultivo das espécies vegetais e animais e, também declamando palestras ajudando a população quanto a preservação.
GabrielBravo
Introdução: Tema foi exposto.
– Tese objetiva.
– Argumentos expostos de forma coerente.
Desenvolvimento: “NÓS dependemos das árvores para o nosso oxigênio límpido”. Não use a primeira pessoa do plural na redação; o segundo parágrafo ficou muito expositivo.
Conclusão: Detalhou corretamente os agentes (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade).
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 100
Competência II – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 150
Competência III – selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 110
Competência IV – demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
Competência V – elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200
Nota: 680.
ingrid mendes
Olá, boa noite! sua tese foi muito boa, mas os argumentos deveriam melhorar, deveria ser algo com mais embasamento na parte da proposta de intervenção para o problema abordado no texto. Mas as demais coisas ficaram muito boas. Parabéns!
entretanto sua elaboração e proposta foram muito boas.
então se eu fosse lhe dar notas seria:
C1 180
C2 180
C3 160
C4 180
C5200
PedroM
Boa noite, tese muito boa. Tente encontrar argumentos que conbinem melhor com o que foi exposto no início do parágrafo. Tente retirar os gerúndios, e adicionar um fechamento ao texto. Faltou título, mas não descontarei nota.
Domínio da norma culta da língua escrita – 1,8
Compreensão da proposta e consistência – 1,8
Construção de argumentos consistentes – 1,6
Domínio de concisão, clareza, coesão e coerência textuais – 1,8
Proposta de intervenção – 1,8
Nota final = 8,8
OBS: Sou um pouco rígido na correção.
ANGELMUSIC
BUENAS NOITES =)
> Parabéns pela redação,
> Tese definida.
. > Argumentos, E repertório sócio-cultural visíveis.
> Presença de CONECTIVOS, BOM !
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
> SUCESSO \(^_^)/