Conforme a pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow, a segurança é uma das necessidades mais importantes para o ser humano, sendo considerado um objetivo básico a ser suprido. A partir desse entendimento, confirma-se a importância da diminuição do problema da violência como o entrave mais grave a ser enfrentado no Brasil.
A segurança compreende o emprego, a moradia, a segurança do bem maior que é a vida. Nesse sentido, a violência vem afetando a população brasileira por muito tempo com assaltos, homicídios, sequestros, violência sexual que trazem a sensação de insegurança no país. Dessa forma, é primordial analisar as causas desses problemas, fundamentando o diagrama de Ishikawa espinha de peixe, avaliando suas causas e efeitos.
A falha na educação, o racismo, a desigualdade, a fome, o desemprego e a impunidade estão facilmente relacionados à violência que geram consequências negativas para a população. Além do mais, é garantia constitucional em seu artigo 5º a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade, à segurança e à propriedade, integrando também em seu artigo 6º o direito à saúde, à educação e à segurança que corroboram a violência um problema crucial a ser reduzido.
Portanto, é dever do Estado garantir a proteção contra a violência por meio de medidas punitivas e preventivas, estabelecer ações públicas promovendo combate à fome, ao desemprego e instituir projetos para melhoria da educação. O Executivo, o Legislativo e Judiciário c colaborarem com o Estado a fim de obter efetividade e assegurar o cumprimento da lei.
RAFAELvieirallll
Bom dia, boa tarde ou boa noite! O tema da redação foi bem abrangente e você escolheu um muito importante, sobre a segurança pública, inclusive eu creio que ele foi cobrado no concurso do TRF 1º Região pela FGV.
Vou colocar meu ponto de vista aqui, mas ressalto que não sou professor de língua portuguesa.
1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa – 100
Sua redação possui alguns desvios gramaticais que comprometeram a clareza de suas afirmações.
>>Os erros mais evidentes foram os de concordância verbal e nominal.
Por exemplo, na frase “a violência vem afetando a população brasileira por muito tempo com assaltos, homicídios, sequestros, violência sexual que trazem a sensação de insegurança no país.”, você utilizou o verbo “trazem”, mas não ficou evidente com quem esse verbo está concordando.
>> Por exemplo, poderia ter utilizado uma palavra mais genérica, como um hiperônico, para concordar corretamente com o verbo “trazer”.
Exemplo de correção: “Há tempos, a violência afeta a população brasileira com diversos problemas, como assaltos, homicídios, sequestros e violências sexuais, os quais trazem a sensação de insegurança no país.”
>>Outro problema visto é o uso excessivo de gerúndio, você o utilizou cerca de 5 vezes na redação, o que a norma culta da língua não recomenda.
>>Por fim, há má utilização de vírgulas em algumas situações em seu texto.
2 – Compreender o tema e não fugir da proposta da redação – 200
>> Sua redação não fugiu ao tema, sempre focada na segurança pública.
3 – Organização das ideias – 80
>>> Na introdução, você, acertadamente, utilizou a “pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow” como contextualização, porém, não houve uma problematização a partir dessa contextualização, ocasionando uma transição brusca dela para o foco da redação, que é combater a violência.
>>> O “diagrama de Ishikawa espinha de peixe” é interessante, mas carece de uma explicação mais detalhada de como esse conceito é aplicado no contexto da violência.
>>> Ao apresentar as causas da violência, faça uma transição mais suave entre elas, destacando como cada fator contribui para o problema. Algo como: “Entre as principais causas da violência no Brasil, destacam-se a falha no sistema educacional, a persistência do racismo, a desigualdade social, o desemprego e a fome. Esses fatores geram um ciclo de insegurança e, muitas vezes, violência, que compromete o bem-estar da população.”
4 – Coesão e coerência – 80
>>> Houve falta de importantes conectivos, como os do início dos dois parágrafos de desenvolvimento.
>>> Na frase: “A segurança compreende o emprego, a moradia, a segurança do bem maior que é a vida.” ficou difícil entender o que ela quis passar, pois sua construção está incoesa.
>>> A última oração da redação não foi introduzida por qualquer conectivo, além de não apresentarem uma correta continuidade textual.
5 – Proposta de Intervenção – 80
>>> Seu parágrafo intervantivo trouxe corretamente a melhoria no emprego, combate à fome e melhorias na educação como formas de combater a violência, mas pecou no encadeamento das ideias e não trouxe meios claros de melhorar as condições nesses âmbitos.
>>> Última oração: “O Executivo, o Legislativo e Judiciário c colaborarem com o Estado a fim de obter efetividade e assegurar o cumprimento da lei.” Como vão colaborar? Não foi apresentado, ficou uma ideia muito vaga.
NOTA: 540/1000
Valeu!