Segundo o apóstolo São Paulo, se um indivíduo adquirir toda a sabedoria que há para ser adquirida no mundo, mas não tiver caridade, esse indivíduo não será nada. Sendo assim, na sociedade brasileira, onde parte dos mais velhos são considerados sábios por terem vivido mais, muitos acreditam que conseguiram aprender tudo, oque é uma inverdade. Por tanto, o pensamento que é inacreditável a possibilidade de se aprender principalmente com jovens e a desvalorização da imagem do idoso ao longo da história, podem ser efeitos disso.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, por viverem mais, uma parte dos idosos acreditam que não e possível e nem necessário aprender algo relevante com os jovens, consequentemente, é criado um certo desrespeito juntamente com uma ignorância entre essas duas faixas etárias. No trecho da canção de Raul Seixas, “Eu nasci a dez mil anos atrás” conta a história de um homem que conseguiu viver por dez mil anos e, por isso, não existe algo que ele não saiba de mais, refutando o pensamento de muitos idosos que por terem vivido muito, não têm-se mais o que aprender.
Ademais, é indubitável que, desde a antiguidade o velho era tratado como forma de maior sabedoria entre a população pela sua experiência de vida, mas com o passar do tempo essa imagem foi se deteriorando. Em virtude disso, a partir do século XXI, se tornar velho virou um fardo que cada jovem tem que carregar. visto que, foi esquecido por parte dos mais novos a aquisição de experiência e a sabedoria quando se vai ficando mais velho.
Portanto, é notório que o estado deve tomar providências para superar o impasse que se vive no momento presente. Para a mentalização da população à resposta do problema, é fundamental que o Ministério da educação em companhia do Ministério da Cultura, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais e na programação da televisão aberta, projetos que conscientizem tanto o público jovem quanto o público mais idoso que a troca de conhecimentos entre as idades e altamente necessária para o bem do desenvolvimento da sociedade.
Olá Gustavoluis! Gosto da temática da tua redação, e também achei que tá bem escrito, mas aqui vai algumas coisas que eu acho que mudaria pra melhor tua redação:
Dar uma trabalhada na pontuação. Em alguns trechos da tua redação, por exemplo: “carregar. visto que, foi”, “aprender principalmente” e “jovem quanto”. Na verdade, não achei muitos mais que esses, e vi que tem umas partes muito bem pontuadas, então vai ver foi só erro de digitação mesmo, enfim.
Falar mais dos “projetos” da conclusão. Não sei, dar uma especificada.
Erro de gramática só consigo lembrar do “oque”, que eu acho que deveria ser “o que”. Novamente, erro de digitação, possivelmente.
Acho que é isso, espero ter somado em algo.
Fryda
Olá Gustavo, tudo bem ?
Gostei bastante da sua redação, sério. No entanto, acho que vc interpretou mal o tema (não posso diser ao certo, pq isso vai depender do direcionamento dos texto motivadores), mas acredito que vc deveria ter argumentado sobre o pq dos idosos, hoje, não serem considerados mais tão sábios quanto tempos atrás ( assim vc problematiza o tema, que é a proposta do Enem)
Vou dar meu posicionamento acerca das competências, espero ajudar ;)
C1- 120
1) não é possível*
2) demais*
3) “carregar, visto que, ” deve estar entre vírgulas, uma vez que vc está dando continuidade ao seu pensamento, sem mudar de direção(TRUNCAMENTO DO PERÍODO).
4) não se têm* , as palavras de sentido negativo devem ser seguidas de próclise.
5) Ministério da Educação, lembre-se sempre de colocar letra maiúscula.
6) o que* , acredito que tenha sido erro de digitação.
7) Por tanto – ? Não seria portanto*
8) “aprender, principalmente, com” principalmente deve vir entre vírgulas.
9) Não há vírgula depois de história(fim da introdução) quebra de raciocínio.
10) O trecho da canção*, pede o uso de uma artigo determinado, uma vez que se trata de um trecho em específico.
11) “desde a antiguidade” deve vir entre vírgulas.
12) mentalização da população a*, não há crase.
13) ,em companhia do Ministério da Cultura, – deve vir entre vírgulas, pois se trata de uma adição no meio da frase.
14) é altamente necessária *
15) “para o bom desenvolvimento da sociedade”*
C2- 160
Abordagem superficial do tema( como eu disse, posso estra errada, mas ao meu ver vc deu uma fugida em uma das suas teses)
Bom uso dos repertórios, só recomendo que vc coloque eles no segundo período do parágrafo, pois assim vc consegue argumentar mais usando ele como base.
C3- 160
“não existe algo que ele não saiba de mais, refutando o pensamento de muitos idosos que por terem vivido muito, não têm-se mais o que aprender.” Acho que o ideal seria ” não existe algo que ele saiba demais” demonstrando, pois, que ele ainda tem muito a aprender. A maneira como vc organzou sua frase prejudicou o entendimento, pois da a entender que ele sabe tudo, o que contradiz o que vc disse logo após. Tome cuidado com a aorganização das suas frases.
“campanhas publicitárias nas redes sociais e na programação da televisão aberta”, acredito que faltou uma palavra nessa frase ou pode ter sido erro de digitação, mas recomendo acrescentar a palvra CRIE antes de “campanhas” ,essa falha prejudicou o entendimento da sua proposta.
C4- 200
Bom uso dos recursos linguísticos para a construção do seu texto. Parabéns!
C5- 160
Faltou apresentar a finalidade de forma clara e mais elaborada.
Ah , e uma dica. Tente finalizar seu texto retomando o repertório da introdução, assim seu teto fica mais cíclico.
Continue assim, vc escreve muito bem !! Se precisar de ajuda, estou por aqui!!
Beijos e bons estudos !!