O psiquiatra Cristiano Nabuco, afirma que quanto mais se busca a perfeição nas redes socias e se negligência a vida real, mais infeliz o usuário pode se sentir. Essa infelicidade se dá através da distorção real da própria imagem. visto que isso ocorre devido ao uso de inúmeros aplicativos que alteram as características físicas para ser bem aceito no mundo de utopia. Com tudo essa ”correção” para um mundo livre de imperfeições, traz uma carga mental negativa para o mundo real. Dessa forma faz -se necessário abordar os principais malefícios que a distorção da imagem virtual pode causar na saúde mental.
Para a pesquisadora Jasmine Fardouly, as pessoas estão comparando suas aparências ás das pessoas nas imagens editadas do Instagram, Facebook,, ou qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores. Segundo á pesquisa as mulheres tendem a comparar se negativamente á própria aparência com as das amigas ou celebridades. Os anúncios normalmente apresentam pessoas bonitas fazendo exercícios, ou pelo menos fingindo tal ato, isso pode fazer com que as pessoas tenham um julgamento mais rígido de si mesma.
Sob essa perspectiva os malefícios não se restringe apenas ao sexo feminino, os homens também não estão imunes. Percebe -se que grande parte dos usuários não expõem sua aparência sem fazer uso de filtros, e quando assim faz se sentem menos atraente, menos confiante. Visto que sua mente está focada apenas na aparência física, essa não aceitação gera conflitos internos como: complexo de inferioridade, isolamento social ,depressão dentre outros.
Diante dos fatos supracitados, faz se necessário que os pais em parceria com as escolas incentivem a auto aceitação através de peças teatrais, filmes, palestras e passeios ao ar livre sem a influência de redes socias. Nesse sentido, o intuito de tal medida contribui para reduzir os efeitos deletérios causado pelo uso excessivo de aplicativos que distorcem a vida real da virtual, assegurando que deve haver um limite entre eles.
Obs: como é difícil dissertar sobre algo! passei o domingo todo pra redigir e sei que tem muitos erros, mas com a observação de vocês vou melhorar.
eddiens7
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados, em defesa de um ponto de
vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Introdução
O psiquiatra Cristiano Nabuco, (vírgula mal empregada) afirma que quanto mais se busca a perfeição nas redes socias(sociais) e se negligência a vida real, mais infeliz o usuário pode se sentir. Essa infelicidade se dá através da distorção real da própria imagem. (ponto mal empregado) visto que isso ocorre devido ao uso de inúmeros aplicativos que alteram as características físicas para ser bem aceito no mundo de utopia. Com tudo (contudo) (vírgula) essa ”correção” para um mundo livre de imperfeições, traz uma carga mental negativa para o mundo real. Dessa forma faz -se necessário abordar os principais malefícios que a distorção da imagem virtual pode causar na saúde mental.
Parágrafo bem construído. Apresenta problematização, contextualização e tese.
D1
Para a pesquisadora Jasmine Fardouly, as pessoas estão comparando suas aparências ás (às) das pessoas nas imagens editadas do Instagram, Facebook, ou qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores. Segundo á (a) pesquisa as mulheres tendem a comparar se (comparar-se ou se comparar mas nesse caso seria só comparar mesmo) negativamente á (a) própria aparência com as das amigas ou celebridades. Os anúncios normalmente apresentam pessoas bonitas fazendo exercícios, ou pelo menos fingindo tal ato, isso pode fazer com que as pessoas tenham um julgamento mais rígido de si mesma.
O parágrafo ficou muito expositivo, ao invés de focar em explicar como o processo ocorre, dê destaque para como isso afeta a vida das pessoas.
D2
Sob essa perspectiva (vírgula) os malefícios não se restringe (restringem) apenas ao sexo feminino, os homens também não estão imunes. Percebe -se que grande parte dos usuários não expõem sua aparência sem fazer uso de filtros, e quando assim faz se sentem menos atraente, menos confiante. Visto que sua mente está focada apenas na aparência física, essa não aceitação gera conflitos internos como: complexo de inferioridade, isolamento social ,depressão dentre outros.
O parágrafo não está ruim, mas seria ainda melhor se você trouxesse argumentos de autoria (citações, dados e etc…) para comprovar que os homens também sofrem como isso.
Conclusão
Diante dos fatos supracitados, faz se necessário que os pais em parceria com as escolas incentivem a auto aceitação através de peças teatrais, filmes, palestras e passeios ao ar livre sem a influência de redes socias (sociais) . Nesse sentido, o intuito de tal medida contribui para reduzir os efeitos deletérios causado (causados) pelo uso excessivo de aplicativos que distorcem a vida real da virtual, assegurando que deve haver um limite entre eles.
A intervenção está ok, faltou detalhamento e além disso, recomendo que sempre termine a redação com uma frase de satisfação. Ex; Assim, se consolidará uma sociedade + adjetivo positivo.
Espero que minhas considerações auxiliem na evolução de seus textos.
Bons estudos !!! :)
LeticiaBF
Olá, não sou profissional, mas vou deixar aqui algumas dicas que creio que podem somar nos seus estudos.
O texto em si é bom, você é objetiva, o tema ficou claro, porém isso deixa o texto muito raso e algumas vezes uma linha não se conecta com a outra.
Procure encontrar alguns conectivos para dentro das frases, dê atenção ao fechamento do texto sua conclusão apesar de ter agente, ação, meio e finalidade não possui o detalhamento que é muito importante para dar credibilidade a ação que foi proposta. Outra dica é retomar na conclusão uma frase ja usada no texto ou então frases de feito como por exemplo: “Assim sendo/ Somente assim a problemática poderá ser resolvida e os usuários de redes sociais conseguirão separar o real do virtual impedindo que a distorção dos dois mundos traga malefícios para sua vida.
Espero não ter me equivocado na correção kkk Parabéns pelo texto, está no caminho certo!
juherrera_
Oi Juscenilda, tudo bem? Gostei muito da sua argumentação, porém alguns pontos são passíveis a melhora! :)
> A sua introdução achei um tanto quanto confusa, faltou conectar todos os elementos que você apresentou. Por exemplo, você poderia ter discursado mais sobre a “perfeição” buscada nas redes sociais que o psicólogo citou, e a partir daí abordar a distorção de imagem e a busca do corpo perfeito.
> O seus argumentos com a sua proposta não estão muito bem conectados. Como sugestão, você poderia acrescentar a importância de educar, desde tenra idade, sobre os malefícios das redes sociais e a autoestima. Assim, você evita de deixar a conclusão “solta” na redação por citar de repente a participação dos pais e da escola.
> Tome cuidado com a concordância verbal em alguns pontos, como “[…] e quando assim faz se sentem menos atraente, menos confiante.”, percebe que está se referindo a “eles”? Portanto, os verbos devem estar na terceira pessoa do plural e os adjetivos no plural também. Ficaria: “e quando assim fazem, se sentem menos atraentes, menos confiantes.”
Parabéns! <3
EllenHarolenes
Olá, tudo bem?
Gostei muito da sua redação, percebe que você tem noção da estrutura dissertativa argumentativa, boa quantidade de linhas e parágrafos e com introdução, desenvolvimento e conclusão. E tem conhecimento das palavras. Porém, para mim sua introdução não ficou muito coesa. Você colocou muitas informações, algumas até desnecessárias (Não tinha nada a ver com o que você estava falando antes) E de certa forma você não conectou suas informações. Os desenvolvimentos e conclusões tiveram coesão, mas na introdução você poderia enxugar mais. De resto, está de parabéns.