Mulher na sociedade: idependência ou morte?

  • 1

A obra “Eu sou Malala” retrata a história baseada em fatos reais de Malala Yousafzai, uma garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, país cujo as mulheres são vistas apenas como reprodutoras e cuidadoras do lar. Nesse sentido, em virtude do machismo estrutural e da negligência estatal surge um complexo problema na contemporâneadade.
Em primeira análise, cabe ressaltar uma estrutura histórica. Segundo o filme produzido pela Disney “Mulan”, a protagonista precisa se vestir como homem para lutar na Guerra, por ter seu gênero constantemente subestimado. Sob essa lógica, há a exclusão da mulher no papel da sociedade, por serem julgadas como frágeis e inferiores que como consequência gera a desigualdade de gênero no âmbito sociocultural e socioeconômico. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Além disso, é notório o papel do estado. Sob essa ótica, pode-se citar o caso de Marielle Franco, vereadora que defendia os direitos humanos que acabou sendo assassinada devido à seus ideais políticos. Assim como a realidade de tantas mulheres no Brasil, a morte de Marielle segue sem justiça e devido a repertórios como este, o país ocupa 5ª posição do ranking mundial de Feminicídio de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), onde as principais causas estão entre as falhas graves no sistema para implantação assegurada da Lei Maria da Penha e a falta de medidas para punir os agressores e acolher as vítimas.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Estado invista em delegacias e secretarias para mulheres, assegurando que as mesmas possam ter seus direitos e apoio por meio do cumprimento e da elaboração severa de legislações que as defendam fazendo com que a realidade de mulheres que buscam por independência como Malala, Mulan e Marielle não tenham suas trajetórias interrompidas pela morte.

Compartilhar

4 Correções

  1. olá. muito bom texto! isso dificulta muito para mim, que ainda estou aprendendo a escrever :) enfim… minhas impressões:

    -> no primeiro parágrafo, a grafia da palavra “contemporâneadade” seria “contemporaneidade”.

    -> no trecho ” para lutar na Guerra, por ter seu gênero constantemente subestimado.” me parece melhor sem a vírgula. mas, como já disse, ainda estou aprendendo a escrever então não tenho certeza se a vírgula pode/deve ser colocada onde está.

    -> sua conclusão começa com “Portanto, uma intervenção faz-se necessária.”. acredito que esteja bom e correto, mas eu pensei aqui em algo para melhorar este ponto, que é iniciar o parágrafo conclusivo já descrevendo a proposta de intervenção sem mencionar que ela deve ser feita. dessa forma, esta informação fica implícita.

    • 0
  2. Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    TOTAL: 880

    Seu texto possui alguns desvios, principalmente no uso da pontuação (vírgula);
    Seu projeto de texto possui poucas falhas;
    Senti falta do detalhamento na sua proposta de intervenção, bem como o tema apresentado na introdução.

    • 0
  3. Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160

    TOTAL: 880

    Seu texto possui alguns desvios, principalmente no uso da pontuação (vírgula);
    Seu projeto de texto possui poucas falhas;
    Senti falta do detalhamento na sua proposta de intervenção, bem como o tema apresentado na introdução.

    • 0
  4. Oiee, tudo bem?
    Li umas duas vezes seu texto, percebi que você tem bastante domínio do conteúdo e também do escrita formal e redação dissertativa argumentativa, se sairia bem, se prestasse o Enem, tem alguns pontos que gostaria de rever com você, mas peço paciência estou começando a corrigir os textos, e aceito críticas se forem construtivas.
    No primeiro parágrafo observo um grande domínio da língua formal, além de coesão e coerência textual, porem senti falta de uma vírgula após “estatal”, trazendo uma pausa, para depois dizer o que surge com isto, e houve um erro na palavra “contemporâneadade”, a palavra deve ser escrita assim contemporaneidade, mas gostei da forma como ela foi usada.
    No segundo parágrafo gostei como é usado o conectivo inicial, traz um entendimento melhor do texto como um todo, não encontrei nem um erro de ortografia, e percebi que seu texto tem bastante coerência entre parágrafos, pois é ressaltado o conceito histórico, depois traz uma citação, e por fim, consegue ligar o primeiro e o segundo parágrafo, quando cita que a Mula tem seu gênero considerado inferior. Também achei interessante a forma como é posto a sua opinião, principalmente na parte “Sob essa lógica…”
    No terceiro parágrafo, achei interessante o jeito com que você brincou com a frase “Sob essa lógica”, do 2ª parágrafo, trocando logica por ótica. Não encontrei nem um erro ortográfico nesse parágrafo, porem acho que você poderia reduzir um pouco a quantidade de referências, bastante delas são importantes para o texto, mas acho que ele fica com informações demais, e faz com que pareça que você não tem opinião sobre o assunto.
    No último parágrafo, achei uma forma muito boa de intervenção, porem acho que poderia ser acrescido algo como um incentivo as mulheres denunciarem, pois muitos desse casos que não a conhecimento deles, e sabemos que essa é uma mudança social que demanda tempo.
    Em um parecer final, acho que você tem um desenvolvimento incrível com o texto, tem uma forma de conexão textual muito bem formada, e uma opinião muito bem formada sobre o tema.
    1ª escrita formal da língua portuguesa: 160, daria até um pouco a mais, porem estou seguindo a tabela do MEC, daria em média 180.
    2ª tema proposto: 200, tem ótimo desenvolvimento com o tema, e tem um excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    3ª organizar argumentos, e interpretar informações: 200.
    4ª conhecimento dos mecanismos linguísticos, na construção de um argumento: 160.
    5ª respeito aos direitos humanos: 200.
    Parabéns, achei seu texto muito bom, e continue escrevendo você tem muito potencial.
    Total: 920.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.