Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

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A constituição do Brasil determina que todos possuem direitos iguais. No entanto ao analisar o enfrentamento do trabalho realizado por mulheres, nota-se o descumprimento desse princípio constitucional,isso ocorre por conta do preconceito contra mulher no mercado de trabalho, como também o pensamento empirico que essa prática não passa de apenas um dever dela e não um trabalho, o que se configura como um obstáculo significativo, contribuindo para a perpetuação desse cenário preocupante.

Diante desse cenário, deve-se ressalva o preconceito contra as mulheres como um dos impulsionadores para tal problema, conforme diz Hanna Arendt, quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas para de vê-la como errada, assim acontece quando achamos esse machismo escancarado como algo normal, logo é inaceitável que essa situação ainda perdure na sociedade brasileira .

Ademais, os entraves acerca do pensamento de grande parte da população de que esse serviço não passa de um dever da mulher é outro desafio a ser sanado com urgência, citando o filósofo Jurgen habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação, e quando não falamos sobre o assunto, assim não agimos da maneira correta, nesse sentido a de perceber a intrínseca relação com o problema, dessa forma é inadmissível que parte da população permaneça alienada

Infere-se portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo preconceito enfrentado pelas mulheres e o pensamento atrasado de que não passa de um mero dever dela, para isso é necessário que o estado, o qual é o órgão de maior poder e responsabilidade sobre o tema,promova campanhas, por meio de anúncios e comerciais, com o intuito de denunciar os crimes cometidos e conscientizar a população.desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 

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6 Correções

  1. boa tarde!
    primeiramente, é preciso haver conhecimento acerca das competências de avaliação do ENEM, assim fazendo com que você possa atender aos requerimentos de uma boa redação. por ex.: o candidato não pode, em nenhuma circunstância, utilizar da primeira pessoa na redação, como você fez em “assim acontece quando achamos”. você nunca pode se incluir!

    na sua escrita, percebe-se uma infinitude de palavras eruditas, o que é admirável. no entanto, acima de um vocabulário rico, é imprescindível que se saiba gramática e sintaxe, que é onde reparei uma certa dificuldade. recomendo maior atenção na pontuação, já que na escrita toda há apenas cinco períodos, e na conjugação de verbos. exemplos: “as pessoas para de vê-la…” e “Diante desse cenário, deve-se ressalva o preconceito…”

    ademais, é de extrema importância que você conheça a estrutura basal de uma redação!
    em cada parágrafo deve haver aproximadamente 7 linhas e quatro períodos. também vale a pena ver o que cada parágrafo deve conter. *sempre* se lembre de utilizar os amados conectivos, especialmente entre um parágrafo e outro!

    extras:
    – sinto que faltou explicitar um pouco tema “trabalho DE CUIDADO”
    – precisa melhorar nas habilidades de argumentação
    – precisa se aprofundar na proposta de intervenção

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  2. A) Competência 1 (norma-padrão): 40 pontos.

    Estrutura sintática deficitária.
    Muitos desvios gramaticais.

    B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos.

    Abordagem completa do tema.
    Texto com três partes.
    O repertório é legítimo e pertinente ao tema, e o uso dele foi produtivo (menção a Habermas).

    C) Competência 3 (projeto de texto): 80 pontos.

    O projeto de texto possui muitas falhas, principalmente porque os argumentos não são desenvolvidos: não se faz possível saber exatamente o que está sendo discutido no texto.

    D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 160 pontos.

    Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Porém, há algumas inadequações.

    E) Competência 5 (proposta de intervenções): 200 pontos.

    Os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento de um dos itens anteriores) estão presentes.

    Nota: 680 (40+200+80+160+200).

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  3. Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa.
    Análise: A redação apresenta alguns problemas gramaticais, como uso incorreto de vírgulas, erros de concordância e estruturação inadequada de frases. Além disso, há falta de clareza em algumas partes, o que compromete a coesão textual.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Análise: O candidato demonstra compreensão da proposta ao discutir o preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho. No entanto, o desenvolvimento dos argumentos poderia ser mais robusto e articulado, e a conclusão carece de uma proposta de intervenção mais detalhada e prática.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Análise: A redação apresenta argumentos relevantes, mas a organização das ideias não é totalmente coerente. A citação de teóricos como Hannah Arendt e Jürgen Habermas é válida, mas poderia ser melhor integrada ao texto para fortalecer a argumentação. Além disso, falta um encadeamento lógico mais claro entre os parágrafos.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Análise: Há certa dificuldade em manter a coesão textual devido ao uso inadequado de conectivos e à estruturação das frases. A transição entre as ideias é muitas vezes abrupta, o que compromete a fluidez do texto.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Análise: A proposta de intervenção é apresentada, mas de forma superficial. A redação sugere campanhas de conscientização, mas não especifica como essas campanhas seriam implementadas, quais órgãos seriam responsáveis, e como a sociedade poderia ser efetivamente mobilizada. A proposta poderia ser mais detalhada e prática.

    Poucas orações e frases.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Nota: 720

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  4. Erros:
    * No entanto -> No entanto,
    * constitucional,isso -> constitucional, isso
    * empirico -> empírico
    * habermas -> Habermas (sobrenome inicia com letra maiúscula)
    * alienada -> alienada. (Ponto final)
    * Infere-se portanto, -> Infere-se, portanto,
    * desse modo -> Desse modo,
    Poucas orações e frases.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    Nota: 720

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  5. Olá, tudo bem?

    Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa.
    Análise: A redação apresenta alguns problemas gramaticais, como uso incorreto de vírgulas, erros de concordância e estruturação inadequada de frases. Além disso, há falta de clareza em algumas partes, o que compromete a coesão textual.
    Nota: 120/200

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Análise: O candidato demonstra compreensão da proposta ao discutir o preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho. No entanto, o desenvolvimento dos argumentos poderia ser mais robusto e articulado, e a conclusão carece de uma proposta de intervenção mais detalhada e prática.
    Nota: 160/200

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Análise: A redação apresenta argumentos relevantes, mas a organização das ideias não é totalmente coerente. A citação de teóricos como Hannah Arendt e Jürgen Habermas é válida, mas poderia ser melhor integrada ao texto para fortalecer a argumentação. Além disso, falta um encadeamento lógico mais claro entre os parágrafos.
    Nota: 140/200

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Análise: Há certa dificuldade em manter a coesão textual devido ao uso inadequado de conectivos e à estruturação das frases. A transição entre as ideias é muitas vezes abrupta, o que compromete a fluidez do texto.
    Nota: 120/200

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Análise: A proposta de intervenção é apresentada, mas de forma superficial. A redação sugere campanhas de conscientização, mas não especifica como essas campanhas seriam implementadas, quais órgãos seriam responsáveis, e como a sociedade poderia ser efetivamente mobilizada. A proposta poderia ser mais detalhada e prática.
    Nota: 120/200

    Nota Final:
    660/1000

    Considerações finais:
    A redação demonstra uma compreensão básica do tema e inclui referências teóricas que enriquecem o texto. No entanto, a execução tem falhas significativas em termos de gramática, estruturação, coesão e clareza dos argumentos. Para melhorar, é essencial trabalhar na organização das ideias, fortalecer os mecanismos de coesão, e elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada e viável

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  6. Olá!
    A argumentação, o uso dos repertórios, os conectivos e a proposta de intervenção estão ótimas! Você teria boas notas nas competências 3, 4 e 5 do ENEM.
    O principal desconto que você receberia na sua nota seria em relação à competência 1, que avalia ortografia, ou seja, as regras do português em geral. O desvio mais perceptível na sua redação foram as frases muito longas. Você fez parágrafos de frase única, sendo que o ideal são cerca de 4 frases. Como você usou vírgulas, não é tão problemático, ainda é possível entender claramente as suas ideias. Entretanto, seria melhor se você substituísse algumas delas por pontos finais.
    Além disso, mais alguns detalhes dessa competência:

    Parágrafo de introdução:
    “No entanto * ao analisar o enfrentamento do trabalho…” (faltou vírgula)

    “…nota-se o descumprimento desse princípio constitucional, * isso ocorre por conta do preconceito contra * mulher…”
    Trocar vírgula por ponto final e inserir artigo:
    … nota-se o descumprimento desse princípio constitucional. Isso ocorre por conta do preconceito contra a mulher …

    “isso ocorre por conta do preconceito contra a mulher no mercado de trabalho, como também *o* pensamento *empirico* * que essa prática não passa de apenas um dever dela”
    Paralelismo: isso ocorre por conta DO preconceito […], como também DO pensamento […]
    Erro de ortografia: empírico (leva acento agudo)
    “pensamento empírico no qual essa prática não passa…” (acho preferível escrever assim, trocando “que” por “no qual”, mas acredito que não estava incorreto)

    “…não um trabalho, *o que se configura como um obstáculo significativo…”
    A frase já estava muito longa, melhor começar uma nova.
    “… não um trabalho. Essa postura se configura como um obstáculo significativo…”

    Primeiro parágrafo de desenvolvimento:
    “Diante desse cenário, deve-se *ressalva* o preconceito contra as mulheres”
    ressalva => ressaltar
    Ressalva quer dizer exceção, então não fez sentido aqui.

    “um dos impulsionadores para tal problema, * conforme diz Hanna Arendt, …”
    Trocar vírgula por ponto final e iniciar frase com letra maiúscula.
    um dos impulsionadores para tal problema. Conforme diz Hanna Arendt, …

    ” as pessoas para de vê-la como errada, * assim acontece quando”
    Mesmo caso:
    as pessoas param de vê-la como errada. Assim acontece quando
    Note, também, a concordância: as pessoas para => as pessoas PARAM

    “*achamos* esse machismo escancarado como algo normal”
    Evite conjugações com EU e NÓS, mantenha sua linguagem impessoal.
    Ex: Assim acontece quando o machismo escancarado é considerado algo normal.

    “algo normal, logo é inaceitável ” (iniciar nova frase no lugar da vírgula)

    Segundo parágrafo de desenvolvimento:
    “desafio a ser sanado com urgência, citando o filósofo Jurgen habermas, …” (iniciar nova frase no lugar da vírgula)
    Colocar letra maiúscula no sobrenome do filósofo; além disso, o primeiro nome é Jürgen, mas suponho que você não receberia desconto de nota por não utilizar esse acento, já que ele não pertence mais à gramática portuguesa.

    “a linguagem é uma verdadeira forma de ação, e * quando não falamos sobre o assunto, *assim* não agimos da maneira correta”
    Vírgula no lugar errado:
    a linguagem é uma verdadeira forma de ação e, quando não falamos sobre o assunto, …
    Apagar “assim”
    … e, quando não falamos sobre o assunto, não agimos da maneira correta.
    Novamente, evitar o uso de conjugações verbais na pessoa NÓS.
    Ex: a linguagem é uma verdadeira forma de ação e, quando um assunto não é discutido, não se age da maneira correta em relação a ele.

    “da maneira correta, * nesse sentido * a de perceber a intrínseca relação com o problema”
    Iniciar nova frase.
    Vírgula depois de “nesse sentido”
    “a de perceber” => há de se perceber

    “com o problema, dessa forma é inadmissível”
    Trocar vírgula por ponto final e letra maiúscula.
    Vírgula depois de “Dessa forma”
    com o problema. Dessa forma, é inadmissível…

    Conclusão:
    “Infere-se * portanto, …”(faltou uma vírgula)

    “a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo preconceito enfrentado pelas mulheres”
    Isso é da competência 3: coerência. O preconceito enfrenta problemas? Ficou incoerente.
    …a necessidade de combater os problemas decorrentes do preconceito sofrido pelas mulheres …
    Com essa alteração, será necessário manter o paralelismo depois:
    “Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas problemas decorrentes DO preconceito sofrido pelas mulheres e DO pensamento atrasado de que * não passa de um mero dever dela.”
    *Faltou alguma coisa aqui. O que não passa de um mero dever dela?

    “dever dela, para isso é necessário”
    Iniciar nova frase.
    Vírgula depois de “Para isso”.
    dever dela. Para isso, é necessário

    estado => Estado
    Letra maiúscula ao se referir ao Estado brasileiro (o país).

    “conscientizar a população.desse modo, ” (letra maiúscula no começo de frase)

    Minha avaliação (lembrando que eu sou apenas uma estudante, não uma corretora oficial).
    C1) 120/200
    Sugiro prestar mais atenção aos detalhes ortográficos, revisar o texto antes de entregar.

    C2) 120/200
    O tema é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
    Você falou muito sobre o preconceito, que é um desafio. Porém, você parece ter esquecido do restante do tema. Não houve citação do “trabalho de cuidado”, muito menos da “invisibilidade”. Isso é comum quando a frase temática é longa, mas você precisa focar na especificidade do tema.

    C3) 160/200

    C4) 160/200

    C5) 160/200

    Nota final: 720/1000
    Parabéns!
    Continue escrevendo e aprendendo, você tem talento :-)

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