Movimento antivacina no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988, prevê a todo o cidadão o direito à habitação, emprego e à saúde.No Brasil, entretanto, a falta de mobilização da sociedade permitiu o agravamento do número de casos  de sarampo no país.Nesse sentido, convém analisarmos causa, consequência e possível solução para essa problemática.

Inicialmente, no século XX, o cientista Oswaldo Cruz criou a vacina contra a varíola.No entanto, na cidade  do Rio de Janeiro a população revoltou-se  com a sua aplicação obrigatória.Análogo a isso, atualmente existe um movimento antivacina, devido a uma onda de boatos que circulam nas redes sociais que a imunização causa mal a saúde das pessoas.Ademais, é inaceitável que a sociedade dê atenção a tais notícias sem respaldo científico.

Além disso, doenças que estavam erradicadas no Brasil estão de volta por exemplo, os casos de sarampo, rubéola, entre outras.À vista disso, é que o país perdeu o certificado o qual possuía por ter erradicado essas doenças, segundo o portal de notícias G1.Haja vista, é inadmissível que os gestores nada façam para controlar essa situação.

Portanto, para que as prescrições constitucionais não fiquem apenas na teoria, é necessário uma ação mais organizada do Estado.Assim, o Governo Federal deve criar, por meio do Ministério da Saúde, uma cartilha para esclarecer a sociedade a importância da vacinação com a finalidade de manter a prevenção contra o sarampo entre outras.Espera-se, com isso, que as pessoas percebam como é importante  a erradicação desses casos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.

    • 0
  2. analisarmos- 1 pessoa plural
    Uso de linguagem informal como: boatos
    Proposta pouco detalhada.
    Você não demostrou na introdução sobre o que o texto iria abordar nos desenvolvimentos e não demostrou qual o tema da redação.
    Além disso na minha opinião você não tratou muito sobre o tema, como a volta de doenças erradicadas teria relação com o movimento antivacina.
    Espero ter ajudado! Continue treinado que você vai conseguir a nota mil! Boa sorte!

    • 0
  3. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Traços marcantes de informalidade e erros gramáticos.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 160.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160. Proposta boa. Entretanto, poderia destrinchá-la e melhorá-la.
    [800]
    Parabéns!!!
    Até a próxima.😁

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.