Doutor

Morbidez

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Entre as décadas de 30 e 60, até os dias hodiernos, o Brasil vem passando por um intenso processo de urbanização e êxodo rural, fomentando o inchaço e morbidez das cidades. Nesse contexto, a repulsa da sociedade em usufruir dos transportes coletivos e a falta de ciclovias que incentivem uso de bicicletas, contribui para a existência de uma grande problema, a mobilidade urbana. Todavia, deve-se discutir os fatores supracitados para promover mudanças no cenário da nação.

Deve-se destacar, primeiramente, que a repulsa ao serviços de modais de transporte coletivos, como ônibus e trens, é um agravante da problemática. Isso porque os interesses capitalista, que visam o lucro, e a má qualidade desses serviços colaboram para que a população não utilizem desses transportes oferecidos por empresas privadas em parceria do Estado. Desse modo, tal cenário é inconcebível em um país o qual a constituição garante o direito de ir e vir, uma vez que o Estado deveria ser atuante na promoção igualitária  de serviços de locomoção, seguros e de qualidade.

Ademais, o pequeno número de ciclovias distribuídas pelo país é outro fator a se considerar. Isso se deve ao  fato de que na maioria das cidades brasileiras não há vias exclusivas para os ciclistas que garantem sua locomoção com segurança e que ofereçam um suporte atrativo ao uso das bicicletas. Por essa perspectiva , segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentre as 100 municipalidades brasileiras, apenas 14 contam com ciclovias públicas adequadas, o que dificulta um rotina com bicicletas e cria fatores de distanciamento social desse meio de locomoção.

Diante dos supracitados, portanto, urge dos governantes a promoção de medidas que para promovam a mobilidade urbana. Cabe ao governo federal, por meio de projetos de leis, diminuir o IPVA dos transportes coletivos pagos pelas industrias que os ofertem, uma vez que se comprometam com o investimento de seu capital na melhoria desses transportes, além de visar um diminuição dos custos de operação. Além disso, o Estado deve promover projetos quem ampliem infraestrutura viária do municípios, que vise a construção de ciclovias por todo os país, incentivando o uso de bicicletas e de novos adeptos a essas. Dessa forma, será possível garantir o direito de ir e vir a todos e promover mais mobilidade urbana.

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10 Correções

  1. Em sua redação não achei erros ortográficos, teve bom domínio do assunto.
    Contudo, precisa-as olhar a estrutura do seu texto, existe parágrafos desalinhados, fique atento à isto.
    Eventualmente senti uma falta de conectivos, que poderiam dar um efeito melhor no texto.
    Todavia, sua redação, fora esses pequenos detalhes, foi muito interessante, e instigante ao leitor.

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  2. Bem… boa redação poucos erros. Mas essa frase não faz sentido “o Estado deve promover projetos de infraestrutura que visem a construção de ciclovias por todo os país” detalhamento da intervenção, eu não sei o que vc quis dizer, mas o Estado não construir ciclovias para todo o país (por essa frase vc perde ponto por Coerência). Além dos erros de Português .
    Pequenos erros que podem ser corrigidos.

    • 1
  3. Olá, boa noite.
    Avalio sua redação como ótima, foi muito bem projetada e desenvolvida, mostrando argumentos de autoridade e bom embasamento teórico. Devo também elogiar a estética do texto, parece muito bem estruturada. Talvez, seria bom utilizar termos conectivos entre o segundo parágrafo e o terceiro.

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  4. Muito boa redação, não encontrei erros de português, portanto meus parabéns. Vejo que você está no caminho certo. Somente troca esse final, no último paragrafo “urge dos governantes a promoção de medidas” que para” promovam a mobilidade urbana” .
    Ficaria assim: urge a necessidade da promoção de medidas pelos governantes que promovam a mobilidade urbana.

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  5. A redação foi muito bem projetada e desenvolvida,com posicionamentos, embasamento teórico e argumentos de autoridade. Todavia, deve-se estar mais atento no uso da pontuação ( segundo período do terceiro parágrafo a vírgula deveria ser utilizada por conta que é um período muito extenso) e na concordância de alguns períodos(por ex: em “interesses capitalista”, no segundo parágrafo,não houve concordância entre as palavras).
    No segundo parágrafo, a argumentação deveria ser mais aprofundada, fato que tornou o parágrafo um pouco expositivo.
    Além disso, no ultimo período do primeiro parágrafo houve quebra de paralelismo, deveria ser : de locomoção,de seguros…
    Por fim, faltou um dos 5 elementos na primeira proposta de intervenção, o ‘para que’.
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 940

    • 1
  6. Na introdução voce botou como um problema a ”mobilidade urbana”, porem nao especificou qual é realmente o problema.
    Os argumentos foram bem explicados e comprovados.
    Na conclusão busque especificar mais o orgão responsável pela intervenção, falar apenas ”governo federal” ou ‘os governantes” é muito amplo e mostra uma certa falta de repertório

    • 1
  7. Analise geral
    redação mediana
    fique atento a estética da redação, os parágrafos estão em tamanhos desiguais, principalmente o segundo desenvolvimento relacionado ao primeiro desenvolvimento e a conclusão. lembre se de usar conectivos e palavras chaves para melhor compreensão e para enriquecer a sua redação, aprofunde mais na argumentação. Lembre se usar usar o agente interventor e o modo e detalhamento na proposta de intervenção.
    vc está indo muito bem, só precisa se aperfeiçoar mais
    dica: tente ligar a introdução e a conclusão para formar um texto circuito os corretores adoram
    espero ter ajudado
    nota geral=800
    corrija a minha de volta, por favor

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  8. Meus parabéns! Ótima redação. No entanto, apresenta alguns erros, que por conta de sua experiência e familiaridade com a redação, podem ser facilmente consertados. Para início de conversa, seu texto apresenta muitos erros na concordância nomial de número. Vou deixar aqui os trechos e os erros entre aspas para que você os observe:
    “Deve-se destacar, primeiramente, que a repulsa “ao ” serviços de modais de transporte coletivos, “
    ” Isso porque os interesses “capitalista”, que visam o lucro, e a má qualidade desses serviços colaboram para que a população não “utilizem”desses transportes.”
    “Além disso, o Estado deve promover projetos “quem” ampliem infraestrutura viária do municípios,..”
    “dificulta ” um” rotina com bicicletas e cria fatores de distanciamento social desse meio de locomoção.”
    Também observei muitos vícios erros de concordância nominal, como no trecho:
    “Nesse contexto, a repulsa da sociedade em usufruir dos transportes coletivos e a falta de ciclovias que incentivem uso de bicicletas, “contribui” para a existência de “uma”grande problema, a mobilidade urbana. “
    Houve vícios de linguagem nos trechos:
    “Desse modo, tal cenário é inconcebível em um país: o” qual a constituição garante o direito de ir e vir,..”
    “não há vias exclusivas para os ciclistas que “garantem” sua locomoção com segurança e que ofereçam um suporte atrativo ao uso das bicicletas”
    “100 “municipalidades” brasileiras, apenas 14 contam “
    “pelas industrias que os “ofertem”, uma vez que se comprometam…”
    Dica: Te oriento a fazer uma autorevisão em seu texto, e observe bem o tem para que não o tangencie parcialmente ,com aconteceu, visto que falou muito sobre ciclovias e pouco sobre mobilidade urbana. Mas a princípio seu texto está bom com uma liguagem bastante clara. Só faltou uma argumentação mais aprofundada em relação a mobilidade urbana.
    NOTA POR COMPETÊNCIA:
    I = 140 “pelos erros de português citados”
    II = 160 “pelo pequeno tangencialmento”
    III = 170 “faltou um pouco mais de embasamento teórico e profundidade argumentativa”
    IV = 180 “houve uso de conectivos , mas faltou a concordância nominal,uma maior formalidade”
    V = 180 “proposta de intervenção boa mas poderia ser um pouco mais direta”
    Média final: 830
    Espero ter ajudado! 😊
    Corrige de volta de puder.

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