Entre as décadas de 30 e 60, até os dias hodiernos, o Brasil vem passando por um intenso processo de urbanização e êxodo rural, fomentando o inchaço e morbidez das cidades. Nesse contexto, a repulsa da sociedade em usufruir dos transportes coletivos e a falta de ciclovias que incentivem uso de bicicletas, contribui para a existência de uma grande problema, a mobilidade urbana. Todavia, deve-se discutir os fatores supracitados para promover mudanças no cenário da nação.
Deve-se destacar, primeiramente, que a repulsa ao serviços de modais de transporte coletivos, como ônibus e trens, é um agravante da problemática. Isso porque os interesses capitalista, que visam o lucro, e a má qualidade desses serviços colaboram para que a população não utilizem desses transportes oferecidos por empresas privadas em parceria do Estado. Desse modo, tal cenário é inconcebível em um país o qual a constituição garante o direito de ir e vir, uma vez que o Estado deveria ser atuante na promoção igualitária de serviços de locomoção, seguros e de qualidade.
Ademais, o pequeno número de ciclovias distribuídas pelo país é outro fator a se considerar. Isso se deve ao fato de que na maioria das cidades brasileiras não há vias exclusivas para os ciclistas que garantem sua locomoção com segurança e que ofereçam um suporte atrativo ao uso das bicicletas. Por essa perspectiva , segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentre as 100 municipalidades brasileiras, apenas 14 contam com ciclovias públicas adequadas, o que dificulta um rotina com bicicletas e cria fatores de distanciamento social desse meio de locomoção.
Diante dos supracitados, portanto, urge dos governantes a promoção de medidas que para promovam a mobilidade urbana. Cabe ao governo federal, por meio de projetos de leis, diminuir o IPVA dos transportes coletivos pagos pelas industrias que os ofertem, uma vez que se comprometam com o investimento de seu capital na melhoria desses transportes, além de visar um diminuição dos custos de operação. Além disso, o Estado deve promover projetos quem ampliem infraestrutura viária do municípios, que vise a construção de ciclovias por todo os país, incentivando o uso de bicicletas e de novos adeptos a essas. Dessa forma, será possível garantir o direito de ir e vir a todos e promover mais mobilidade urbana.
Annynha_2760
Em sua redação não achei erros ortográficos, teve bom domínio do assunto.
Contudo, precisa-as olhar a estrutura do seu texto, existe parágrafos desalinhados, fique atento à isto.
Eventualmente senti uma falta de conectivos, que poderiam dar um efeito melhor no texto.
Todavia, sua redação, fora esses pequenos detalhes, foi muito interessante, e instigante ao leitor.
Jffgg
Bem… boa redação poucos erros. Mas essa frase não faz sentido “o Estado deve promover projetos de infraestrutura que visem a construção de ciclovias por todo os país” detalhamento da intervenção, eu não sei o que vc quis dizer, mas o Estado não construir ciclovias para todo o país (por essa frase vc perde ponto por Coerência). Além dos erros de Português .
Pequenos erros que podem ser corrigidos.
Loxsbuddy
Olá, boa noite.
Avalio sua redação como ótima, foi muito bem projetada e desenvolvida, mostrando argumentos de autoridade e bom embasamento teórico. Devo também elogiar a estética do texto, parece muito bem estruturada. Talvez, seria bom utilizar termos conectivos entre o segundo parágrafo e o terceiro.
Paulobr88
Muito boa redação, não encontrei erros de português, portanto meus parabéns. Vejo que você está no caminho certo. Somente troca esse final, no último paragrafo “urge dos governantes a promoção de medidas” que para” promovam a mobilidade urbana” .
Ficaria assim: urge a necessidade da promoção de medidas pelos governantes que promovam a mobilidade urbana.
mariana neres
A redação foi muito bem projetada e desenvolvida,com posicionamentos, embasamento teórico e argumentos de autoridade. Todavia, deve-se estar mais atento no uso da pontuação ( segundo período do terceiro parágrafo a vírgula deveria ser utilizada por conta que é um período muito extenso) e na concordância de alguns períodos(por ex: em “interesses capitalista”, no segundo parágrafo,não houve concordância entre as palavras).
No segundo parágrafo, a argumentação deveria ser mais aprofundada, fato que tornou o parágrafo um pouco expositivo.
Além disso, no ultimo período do primeiro parágrafo houve quebra de paralelismo, deveria ser : de locomoção,de seguros…
Por fim, faltou um dos 5 elementos na primeira proposta de intervenção, o ‘para que’.
C1: 120
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 160
NOTA: 940
bicodeviuva
Verdade, essa afirmação sobre o D2. Na hora que li me pareceu bem estruturado, mas lendo agora, algumas horas depois, é só uma afirmação gigante de 3 períodos e com um ínfima analise crítica no final.
Talvez dê a melhor correção para você. Não sei. Esperar até amanhã. Ou você ou a Thasmilly.
herculanobandeira
Na introdução voce botou como um problema a ”mobilidade urbana”, porem nao especificou qual é realmente o problema.
Os argumentos foram bem explicados e comprovados.
Na conclusão busque especificar mais o orgão responsável pela intervenção, falar apenas ”governo federal” ou ‘os governantes” é muito amplo e mostra uma certa falta de repertório
ThasmillyRebekaRodriguesMoraes
Analise geral
redação mediana
fique atento a estética da redação, os parágrafos estão em tamanhos desiguais, principalmente o segundo desenvolvimento relacionado ao primeiro desenvolvimento e a conclusão. lembre se de usar conectivos e palavras chaves para melhor compreensão e para enriquecer a sua redação, aprofunde mais na argumentação. Lembre se usar usar o agente interventor e o modo e detalhamento na proposta de intervenção.
vc está indo muito bem, só precisa se aperfeiçoar mais
dica: tente ligar a introdução e a conclusão para formar um texto circuito os corretores adoram
espero ter ajudado
nota geral=800
corrija a minha de volta, por favor
bicodeviuva
Ola minha cara amiga vestibulanda. Então, como pediu, retribui-lhe o favor de corrigir um redação.
Queria deixar apenas um toque para você, de alguém que tem um pouco mais de experiência (maior número de correções). Não usa esses termos ”redação mediana”. Já recebi mensagens, ainda no início das primeiras correções, de pessoas que se sentiam desmotivadas quando eu usava uma termo desse cunho nas correções.
Desde então tenho segurado algumas coisas, e tento sempre usar um linguajar, que embora tanto erros observados, presem pela continuidade de prática da escrita e não desmotivação.
Desde já agradeço. Talvez você ou a mariana neres ganhem a melhor correção. Esperar até amanhã. Vai que surgi correções melhores.
Gislâine Martins de Souza
Meus parabéns! Ótima redação. No entanto, apresenta alguns erros, que por conta de sua experiência e familiaridade com a redação, podem ser facilmente consertados. Para início de conversa, seu texto apresenta muitos erros na concordância nomial de número. Vou deixar aqui os trechos e os erros entre aspas para que você os observe:
“Deve-se destacar, primeiramente, que a repulsa “ao ” serviços de modais de transporte coletivos, “
” Isso porque os interesses “capitalista”, que visam o lucro, e a má qualidade desses serviços colaboram para que a população não “utilizem”desses transportes.”
“Além disso, o Estado deve promover projetos “quem” ampliem infraestrutura viária do municípios,..”
“dificulta ” um” rotina com bicicletas e cria fatores de distanciamento social desse meio de locomoção.”
Também observei muitos vícios erros de concordância nominal, como no trecho:
“Nesse contexto, a repulsa da sociedade em usufruir dos transportes coletivos e a falta de ciclovias que incentivem uso de bicicletas, “contribui” para a existência de “uma”grande problema, a mobilidade urbana. “
Houve vícios de linguagem nos trechos:
“Desse modo, tal cenário é inconcebível em um país: o” qual a constituição garante o direito de ir e vir,..”
“não há vias exclusivas para os ciclistas que “garantem” sua locomoção com segurança e que ofereçam um suporte atrativo ao uso das bicicletas”
“100 “municipalidades” brasileiras, apenas 14 contam “
“pelas industrias que os “ofertem”, uma vez que se comprometam…”
Dica: Te oriento a fazer uma autorevisão em seu texto, e observe bem o tem para que não o tangencie parcialmente ,com aconteceu, visto que falou muito sobre ciclovias e pouco sobre mobilidade urbana. Mas a princípio seu texto está bom com uma liguagem bastante clara. Só faltou uma argumentação mais aprofundada em relação a mobilidade urbana.
NOTA POR COMPETÊNCIA:
I = 140 “pelos erros de português citados”
II = 160 “pelo pequeno tangencialmento”
III = 170 “faltou um pouco mais de embasamento teórico e profundidade argumentativa”
IV = 180 “houve uso de conectivos , mas faltou a concordância nominal,uma maior formalidade”
V = 180 “proposta de intervenção boa mas poderia ser um pouco mais direta”
Média final: 830
Espero ter ajudado! 😊
Corrige de volta de puder.