Iniciante

Moradores em situação de rua no Brasil contemporâneo

  • 0

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, no Brasil, a igualdade não ocorre, pois em pleno século XXI, pessoas são obstadas de usufruir dos direitos sociais, vivendo, portanto, em condições penúrias. Decerto, tal fator encontra-se adstrito à ineficiência das políticas públicas e colabora para segregação social.
Precipuamente, deve-se ressaltar que a inaplicabilidade das políticas publicas nobilitou a situação dos moradores de rua. Ademais, a Constituição de 1988 garante lazer a todo e qualquer indivíduo, porém, na prática, esse direito é contigente no Brasil hodierno.
Outrossim, o século XX ficou cunhado pelas transformações econômicas e coletivas, já que a Revolução Industrial foi imprescindível para concretização do sistema capitalista, o qual colaborou para estratificação e segregação social; pois estabeleceu o trabalho laborioso como meio crucial para subsistência. Esse período, portanto, foi importante para estabelecer uma ótica egocêntrica, a qual exclui aqueles que não se enquadram no método econômico.
Além disso, segundo Newton, um corpo tende a permanecer em seu estado até que uma força atue sobre ele. Dessa maneira, torna-se vitalício a aplicação de forças suficientes para combater a falta de moradia no Brasil contemporâneo. Tange, assim, ao Ministério da Previdência Social, junto ao Ministério da Economia, criar um auxílio mensal para a população que vive nas ruas e construir abrigos que possam garantir o direito ao lazer- previsto na Constituição de 1998- por meio dos recursos dos fundos municipais. Dessa forma, teremos no Brasil uma sociedade mais igualitária.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom, vamos lá
    INTRODUÇÃO: Começou bem por colocar uma citação coringa que se encaixa em qualquer tema. Porém, o uso de palavras “difíceis” deixa o texto prolixo e o torna mecânico demais, como se quisesse impressionar pelo o uso dessas palavras e não pela ideia que você quer passar. Outro ponto, é a quantidade de informações que a introdução tem, ficando até confuso e difícil de entender.
    DESENVOLVIMENTO: O primeiro desenvolvimento ficou muito curto e, por causa disso, você não se aprofundou no seu argumento, o que o deixou bem expositivo. O segundo desenvolvimento ficou bom porém, sugiro você a ser mais direta. Se na introdução você falou como D2 a segregação social, comece logo no primeiro período falando disso.
    CONCLUSÃO: A citação de Newton ficou sem nexo. A ação e os agentes foram bem apresentados porém sem muito detalhamento. Você perdeu a oportunidade de fazer um texto circuito, que é quando o último período do texto se liga a citação usada na introdução.
    Em suma, foi um texto mediano. Evite ser prolixa e não coloque informações em excesso, pois isso acaba fazendo com que não se aprofunda em nenhuma das ideias. Veja no que tem que tem melhorar e pratique bastante. Ainda há tempo para melhorar :)

    • 0
  2. Boa noite Alice.
    Bom, sua redação está boa, porém possui algumas falhas que comprometem seu texto.
    Farei uma análise por parágrafos e, ao fim, darei uma nota.
    INTRODUÇÃO:
    Sua introdução tem muita informação, e seus períodos estão muito curtos, esse excesso de informações somados ao vocabulário rebuscado e prolixo faz com que suas ideias fiquem muito bagunçadas. Também, tente se aprofundar mais em seus períodos para que você consegue concluir o raciocínio.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    Seu D1 está muito curto e isso fez com que você não conseguisse abordar todas suas ideias, mais uma vez pecou pelo excesso de i formações, tente colocar um repertório por parágrafo e argumentar em cima dele, isso deve ser feito, pois, a competência 2 não exige apenas repertório sócio-cultural, ela também exige produtividsde desse repertório.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    Seu D2 está bem melhor que o D1.
    Tome cuidado com a repetição de conectivos (Portanto).
    Em ambos os DESENVOLVIMENTOS faltaram tópico frasal -o que será abordado no parágrafo- e uma estrutura boa.
    Eu indico: TÓPICO FRASAL + COMPROVAÇÃO + ARGUMENTAÇÃO. Na comprovação vc usa um fato, e na argumentação vc disserta seu ponto de vista.
    CONCLUSÃO:
    A alusão de Newton ficou bem triste 😂.
    Na conclusão não adicione novas informações, você está concluindo o texto.
    Para uma competência 5 nota 200 precisamos: AGENTE (quem fazer?) AÇÃO (O que fazer?) MODO (como fazer?) FINALIDADE (Pra que fazer?) e DETALHAMENTO de um dos outros elementos.
    A sua não tem detalhamento e nem finalidade, portanto -80
    Visão geral:
    Sua redação está muito boa, se atente ao tamanhos dos parágrafos, tente sempre manter um momento de linhas parecidos, pois isso Demonstra planejamento textual. A sua introdução e a sua conclusão estão muito longas comparadas aos desenvolvimentos.
    NOTAS:
    C1-160 (Erros de vírgula)
    C2-120 (Pouco conhecimento da dissertação argumentativa e repertório pouco produtivo)
    C3-120 (Estrutura comprometida e fluxo de ideias comprometidos(
    C4-160 (pode ser que algum corretor te de 120: repetição de conectivos, fluxo de ideias confuso)
    C5-120 (já expliquei)
    Nota:680
    Está na média, cuidado com esses erros.
    Vou deixar aqui 3 links.
    O primeiro será minha redação, para, caso seja possível, você corrigir, o segundo será como argumentar e o terceiro é um quadro do “Me salva!” que te ajudará muito a melhorar em todas as redações, quadro muito dinâmico.
    https://psalm.escreveronline.com.br/perfil/matheushigo/minhas-redacoes/

    • 0
  3. Seu texto ficou realmente muito bem argumentado, o único problema foi realmente a estrutura, que deveria ter sido organizada melhor, com 4 ou 5 parágrafos ( enquanto o seu só teve 3, onde o 1 e o 2 ficaram MUITO maiores do que o 3 ) . Além disso, você colocou muitos conectivos que enriquece bastante o seu texto,

    • 0
  4. Olá, seu texto trouxe bastantes informações necessárias , só não se esqueça que um texto argumentativo dissertativo tem que ter introdução , desenvolvimento e conclusão, organize melhor sua tese a ser defendida no texto e organize direitinho as ideias . A proposta de intervenção ficou boa só organize melhor o lugar dela, são erros pequenos que podem ser superados, bjs e boa sorte 💓

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.