Docente

Moradores de rua no Brasil, uma questão social

  • 2

No dia 23 de julho de 2016, o programa televisivo Conexão Repórter exibiu a reportagem sobre o crescimento de forma exagerada de números de cidadãos que não tem residência fixa e suas principais dificuldades enfrentadas no dia a dia. Neste programa relata que o desemprego, as drogas e a invisibilidade social cooperam em direção à problemática de pessoas irem morar nas vielas. Dessa forma, no Brasil a questão social de indivíduos em situação de rua  é devido tanto à deficitária governamental quanto ao domicílio desses peregrinos e à falta de emprego.

Em primeiro lugar, é indispensável ressaltar que a falta de apoio do Governo na robustez dos indivíduos quanto à questão em situação de gente sem habitação não é válida. Não obstante, a Constituição Brasileira de 1988 no Art. 6º assegura o direito à moradia, mas essa garantia é ignorada, pois os povos que não têm residência não são atendidos quanto à garantia de possuir sua própria casa. Ademais, os governantes responsáveis para cuidar dessa situação do direito a teto abnegam quando não colocam programas com destino a resolver essa situação e isso precisa mudar.

Em segundo plano, urge apontar que a falta de desemprego no meio do corpo social leva muitas pessoas terem como único caminho morar na rua. Sob esta perspectiva,  a Revolução Industrial, acontecida inicialmente na Inglaterra, transformou totalmente o costume de vida e cultura das sociedades. Neste viés, muitos indivíduos que moravam em fazendas como agricultor foram atraídos às grandes metrópoles. Destarte, na humanidade atual, a ação do Estado é se excluir dos problemas sociais, em suma, a reação é a ampliação da exclusão de moradores sem residência.

Logo, para resolver a questão social dos moradores de rua no Brasil, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) deve passar verbas, com recursos de disponibilização por parte do Governo Federal, para criação do programa “PROJETO CASA LAZER” com o intuito de investirem nestes cidadãos brasilienses que moram nas ruas, por meio de construções de abrigos com lazer, casas individuais, de modo a auxiliar na educação e saúde, como também lhes encaminhar ao mercado de trabalho. Afinal, será admissível reduzir a quantidade de pessoas sem casas e abrigos. Assim, os brasilianos poderão ter a fiança dos seus direitos que são garantidos e viverão com privilégio cabido no país.

Compartilhar

6 Correções

  1. vc usa a “fórmula” da redação do ENEM muito bem, tem inicio, meio e fim seu texto, vc usou repertório e tudo mais, vi um leve erro de português mas creio eu que vc não perderia ponto por 1 único só que eu vi ,e sua conclusão vc usou os 5 agentes tbm e não estava dentro do senso comum. Sua nota seria “980”

    • 1
  2. Amei seu texto.
    Muito bem colocado rico em palavras em argumentos,mas em relação a introdução tente focar em apenas 2 problemas ta bom?!
    Sua estrutura está ótima adorei o uso de um dos artigos da constituição . Sua redação está ótima,gostei muito alguns erros na escrita,porém pode ter sido culpa do corretor adorei sua redação continue assim.

    • 1
  3. As ideias para argumentar tava ótimo, fez uma comparação perfeita .A introdução teve como o principal papel que foi incentivar o leitor a se motivar com a leitura e continuar a diante ,mas acho q um pouco menos de palavras complicadas faria uma grande diferença , não acabar com elas mas deixar menos delas , assim o texto ficatia menos complexo.

    • 0
  4. vc usa a “fórmula” da redação do ENEM muito bem, tem inicio, meio e fim seu texto, vc usou repertório e tudo mais, vi um leve erro de português mas creio eu que vc não perderia ponto por 1 único só que eu vi ,e sua conclusão vc usou os 5 agentes tbm e não estava dentro do senso comum. Sua nota seria “980”

    • 0
  5. Sua redação é bem escrita , porém a alguns erro de português.
    Sua nota seria 960, perderia ponto na primeira competência apenas.
    É isso. Se treinar um pouco mais acredito que chegue próximo ou ao mil.
    llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    • 0
  6. Olá! Vou corrigir sua redação por competência e por fim com a nota final!
    .
    C1: No 1° parágrafo você utilizou “Neste programa”, no 3° parágrafo “Sob esta perspectiva”, “Neste viés”, e o uso de palavras “esta”, “neste” dizem respeito a algo que ainda irá ser dito na redação, algo futuro, como você remete essas palavras para algo do passado, anterior a suas palavras utilize “nesse”, “essa”. /// Cuidado com a ausência da vírgula nessa situação “Não obstante, a Constituição Brasileira de 1988 no Art. 6º assegura o direito à moradia…” isole o termo do artigo 6°. NOTA: 160 PONTOS
    .
    C2: Ótimas visões de mundo utilizadas, gostei bastante. NOTA: 200 PONTOS
    .
    C3: Estrutura perfeita, sua argumentação está bem clara e precisa, entretanto no 3°parágrafo você coloca “Em segundo plano, urge apontar que a falta de desemprego no meio do corpo social” acho que você não quis colocar “falta de desemprego”, talvez o “aumento do desemprego”, preste atenção, isso quebra a sua coerência na redação. NOTA: 180 PONTOS.
    .
    C4: Muito bom o uso de conectivos diferentes e a diversidade de palavras no seu vocabulário. NOTA: 200 PONTOS.
    .
    C5: Na conclusão modelo ENEM é utilizado duas propostas de intervenção. Na sua redação observei apenas uma, porém bem completa, a qual responde todas as perguntas, porém ela está um pouco confusa na organização. Na conclusão você escreve duas propostas respondendo as seguintes perguntas: quem deve fazer / o que deve fazer / como deve fazer (detalhado) / o intuito da ação. Você escreveu uma proposta respondendo todas essas perguntas, mas ficou confuso, pois você coloca o agente, depois o que ele vai fazer, o intuito e depois como fazer, se tivesse organizado melhor a nota seria máxima. Além disso, eu acho que faltou detalhar essa única proposta ainda mais, colocando como o Estado faria para oferecer cursos e trabalho para esse moradores, já que você aborda essa temática do desemprego no seu segundo argumento. NOTA: 140 PONTOS
    .
    NOTA FINAL: 880 PONTOS
    .
    Considerações finais: Redação muito boa, você escreve super bem, treinando um pouco mais e com as dicas certas a sua nota aumentará muito! Até mais!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.