Estudante

Moradia: um direito de todos

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Durante a primeira Revolucão Industrial, no século XVIII, a área urbana da Inglaterra, na qual a classe operária habitava, era constituída por moradias precárias. No Brasil, tal situação faz-se presente principalmente nas grandes cidades.  Nesse sentido, a má gestão governamental e as desigualdades existentes, favorecem a prevalência dessa problemática.                                             Inicialmente, vale resaltar o descaso governamental frente aos problemas habitacionais existentes. Ainda que ao artigo 6 da Constituição Federal brasileira de 1988 elenque que a moradia é um direito social, na prática, este não é cumprido, visto que as residências em situação irregular na periferia das metrópoles são uma realidade crescente. Logo, a ausência de ações governamentais que promovamo acesso à habitação em condições dignas, representam uma violação a esse direito, assegurado constitucionalmente.                                         Ademais, as desigualdades socioeconômicas existentes no Brasil são outro fator agravante. Em seu livro A Revolução dos Bichos, George Orwell demonstra, por meio da narrativa que, embora os animais trabalhassem arduamente e na mesma fazenda, o resultado desse esforço beneficiava poucos deles. De modo análogo, a ausência de equidade na distribuição de renda entre a população brasileira, carrega como consequência a privação de uma parcela desta no que refere-se o direito à moradia.                                             Assim, faz-se necessária a adoção de medidas para solucionar esse problema. Cabe ao Governo de cada estado, criar um projeto cuja função é a de investir, a partir de verba pública, na construção de conjuntos  habitacionais destinados às pessoas com um menor poder aquisitivo, a fim de mitigar a deficiência habitacional existente nas grandes cidades brasileiras.

 

 

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7 Correções

  1. C1: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de
    convenções da escrita ( sugiro que se atente à ortografia das palavras, ao uso da vírgula e à regência).
    C2: 120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma

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  2. C1: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de
    convenções da escrita ( sugiro que se atente à ortografia das palavras, ao uso da vírgula e à regência).
    C2: 120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
    organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    C4: 160 – Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto.
    C5: 120 – Proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana. ( em sua proposta houve a falta de detalhamento e a falta de clareza ao apontar o modo com o uso da locução “a partir de”, ao invés dela use “através de/da” ou “por meio de/da”).
    Nota: 680

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  3. Sua intro está boa, tem contextualização+problematização+tese (que ficou bem clara), contudo, você poderia ter explorado mais a sua problematização, ficou um pouco vaga.
    Você usou bons repertórios socioculturais!
    A sua redação apresenta alguns erros gramaticais, como de regência no terceiro parágrafo (no que se refere AO direito à moradia..) por exemplo, procure revisar mais atentamente os períodos antes de finalizar o texto.
    Você poderia ter desenvolvido mais a sua argumentação, pois ficaram algumas lacunas. E a sua conclusão está com os elementos necessários, mas não está muito desenvolvida, ficou vaga e precisa de um detalhamento maior.

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  4. ”No Brasil, tal situação faz-se presente principalmente nas grandes cidades.” Como asim ? ter moradias piores é uma caracteristica da periferia, os imóveis centrais são sempre os mais caros e valorizados.
    ” Nesse sentido, a má gestão governamental e as desigualdades existentes” que desigualdades ? deixe claro.
    ” este não é cumprido, visto que as residências em situação irregular na periferia das metrópoles são uma realidade crescente. ” Não era nas grandes cidades ?
    ”A Revolução dos Bichos, George Orwell demonstra, por meio da narrativa que, embora os animais trabalhassem arduamente e na mesma fazenda, o resultado desse esforço beneficiava poucos deles.” Leu mas não entendeu a obra, não misture conceitos marxistas com a obra de Owell, embora o escritor seja social democráta.
    ”, criar um projeto cuja função é a de investir, a partir de verba pública, na construção de conjuntos habitacionais destinados às pessoas com um menor poder aquisitivo” Como você quer solucionar problemas como desiguladade e falta de acesso à moradia causando mais desigualdade? quem vai pagar por essas moradias ? ”um projeto” como assim um projeto com o fim de investir ? não é essa a ”função” do Estado ? acho que ficou redundante nessa parte.

    Sinto que você esta tendo dificuldade para articular adequadamente seu repertório no texto, boa sorte.

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  5. Sua intro está boa, tem contextualização+problematização+tese (que ficou bem clara), contudo, você poderia ter explorado mais a sua problematização, ficou um pouco vaga.
    Você usou bons repertórios socioculturais!
    A sua redação apresenta alguns erros gramaticais, como de regência no terceiro parágrafo (no que se refere AO direito à moradia..) por exemplo, procure revisar mais atentamente os períodos antes de finalizar o texto.
    Você poderia ter desenvolvido mais a sua argumentação, pois ficaram algumas lacunas. E a sua conclusão está com os elementos necessários, mas não está muito desenvolvida, ficou vaga e precisa de um detalhamento maior. Acredito que ela valha uns 700/800.
    Sua redação no geral está boa, mas precisa melhorar alguns pontos. Parabéns, continue estudando.

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  6. C1: 160/ Você cometeu alguns erros gramaticais e repetições de palavras.
    C2: 200/ Você utilizou bons repertórios e soube compreender o tema.
    C3: 180/ Não tenho muito conhecimento para avaliar sobre essa competência, porém, seu texto está coerente e com as ideias bem relacionadas.
    C4: 180/ Fez bom uso dos conectivos, porém, poderia ter usado mais e encaixado melhor os parágrafos.
    C5: 160/ Proposta de intervenção ficou um pouco vaga e faltou uma frase de efeito para dar um toque final na redação.

    Nota: 880.

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  7. C1: 120/ Você cometeu alguns erros propriamente gramaticais, mas essa nota foi por causa da falta de revisão do seu texto ao coloca-lo aqui; sei que talvez não foi proposital, mas é bom você ficar atenta a cerca disso.
    C2: 160/ Eu sou um pouco leiga nessa competência, mas acho que você usou bons repertórios e soube fazer um bom desenvolvimento como um todo.
    C3: 160 / Outra competência que não tenho muita propriedade para avaliar, mas achei seu texto coerente e com um bom desenvolvimento de ideias.
    C4: 140/ Tecnicamente não existe essa nota para avaliação, mas na minha visão ela é a mais adequada pra essa competência.
    C5: 120/ Você fez uma boa conclusão, mas acho que em algum momento ela fica um pouco vaga, incompleta.

    Nota: 700

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