MODELO FUVEST – Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo (2011)

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Título: Individualismo versus Benevolência

No mito de Anel de Giges de obra “A República” de Platão, um pastor encontrou um anel que o tornava invisível e utilizou-o em privilégio próprio. Analogamente, o filósofo faz o questionamento de como seriam as atitudes de um ser humano se não pudesse ser visto, se teria atitudes caridosas ou deploráveis.  Nesse contexto, pensamentos altruístas não são ilusões, apesar de raros, mas em breve poderão florescer novamente na mentalidade das pessoas da contemporaneidade.

Precipuamente, de acordo com a teoria do bom selvagem de Jean-Jacques Rousseau, a sociedade corrompe o homem, tornando individualista e hostil. Nesse ínterim, o homem tem pensamentos voltados apenas para si e torna-se cada vez menos empático e solidário. Devido a isso, pensamentos altruístas estão em declínio no mundo hodierno, mas esse quadro tende a reverter-se, pois todo homem nasce bom, logo, a bondade nunca cessará.

Não obstante, a falta do altruísmo e de pensamentos a longo prazo não devem ser generalizadas, visto que ainda existem e podem reviver novamente. Dessa forma, Malala Yousafzai, ativista que lutou pelo direito das mulheres ao estudo, e Nelson Mandela, que liderou movimentos contra a segregação racial e o apartheid, são exemplos de indivíduos que lutaram pelos seus povos e direitos, pensando não apenas em si, mas em toda uma sociedade. Assim sendo, atitudes benevolentes demonstram que, apesar de atípico, a solidariedade e a empatia persistirão no interior de cada ser.

Constata-se, portanto, que pensamentos a longo prazo permanecerão na sociedade hodierna, independentemente das dificuldades para a perpetuação do altruísmo na intelectualidade da sociedade. De súbito, um homem próximo da complacência se tornará espiritualmente mais sábio e sagaz.

 

Agradeço imensamente se alguém puder corrigir e atribuir nota :D

Nota de 0 a 50 (Modelo FUVEST) – Critérios de avaliação:

  1. Tipo de texto e abordagem do tema

Considera-se aqui se o seu texto se configura como uma dissertação e se atende ao tema proposto. No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do seu texto, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.

  1. Estrutura

Aqui é avaliado se você compôs um texto que segue a mesma abordagem do começo ao fim, se os parágrafos cumprem  as  funções de introduzir, desenvolver e concluir, se internamente os parágrafos têm progressão e se tudo está conectado dentro de uma lógica de sentido.

  1. Expressão

Considera-se nesse item o domínio do padrão culto da língua e a clareza na expressão das ideias. Foram examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês ou frases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos.

 

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1 Correção

  1. Hello, Natalha ! tudo bem?

    * Primeiramente quero te parabenizar pela redação, está muito bem escrita.
    Irei corrigir mediante os meus conhecimentos sobre tal modelo de redação, juntamente com os critérios cobrados. Espero te ajudar … vamos lá.

    Sua redação possui:
    – CONECTIVOS DIVERSIFICADOS.
    – ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE.
    – POSSUI REPRESENTATIVIDADE E COESÃO COM OS REPERTÓRIOS USADOS EM RELAÇÃO AO TEMA PROPOSTO.
    – PARÁGRAFOS ESTRUTURADOS.
    – PODER DE ARGUMENTAÇÃO QUE DEFENDE O (S) PONTO (S) DE VISTA: NÍVEL BOM / ÓTIMO.

    ———–Correção mediante os critérios avaliadores———–

    * Tipo de texto e abordagem do tema
    Considera-se aqui se o seu texto se configura como uma dissertação e se atende ao tema proposto. No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do seu texto, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.

    CORREÇÃO: A escritora da produção presente, se encaixa em ambos as avaliação ou regras obtidas nas competências, um nível de ótima organização das ideias, bem como a utilização de estruturas progressivamente indicadas como: (TÓPICO FRASAL + FUNDAMENTAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS+ CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO), OK!

    * Estrutura
    Aqui é avaliado se você compôs um texto que segue a mesma abordagem do começo ao fim, se os parágrafos cumprem as funções de introduzir, desenvolver e concluir, se internamente os parágrafos têm progressão e se tudo está conectado dentro de uma lógica de sentido.

    CORREÇÃO:. A REDAÇÃO EXPOSTA, APRESENTA EM SEUS PARÁGRAFOS UMA SEQUÊNCIA LÓGICA DE IDEIAS, TRAZENDO EM AMPLO CONTEXTO A INTERPRETAÇÃO PRECISA DO TEMA OU PONTO DE VISTA DA ESCRITORA. OK!

    * Expressão
    Considera-se nesse item o domínio do padrão culto da língua e a clareza na expressão das ideias. Foram examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês ou frases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos.

    CORREÇÃO:. NA PRODUÇÃO ACIMA, EXISTEM POUCOS OU POUQUÍSSIMOS ERROS DE PONTUAÇÃO, MAS NADA MUITO ALARMANTE. A AUTORA DEMOSTRA UM BOM DOMÍNIO DAS REGRAS GRAMATICAIS, ALÉM DE EXPOR EM SEUS PARÁGRAFOS, PALAVRAS COM ALTO PODER REPRESENTATIVO . OK!

    ——–> Como nota eu te daria 40 PONTOS, mas sei que vc tem potencial de avançar ainda mais.

    ESPERO TER AJUDADO, TE DESEJO SUCESSO (^_~)/

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