Hodiernamente, uma grande problematica que vem a ganhar destaque é a perda do patrimônio histórico, em vista do histórico do país com incêndios e falta de investimentos na preservação das suas raízes histórico-culturais locais. Portanto se faz evidente a necessidade de analisar o problema pelas suas causas, consequências e soluções.
Convém ressaltar, a princípio, que atualmente estima-se que apenas uma pequena fração do passado do Brasil hoje é preservado através de registros escritos, de acordo com o Atlas da Língua, de todas as linguas indígenas 90% já foram extintas, com base nisso, podemos afirmar que a causa é o fato de que não está sendo dado o devido cuidado em registrar a vida nativa brasileira. Esse problema não se limita à vida indígena, mas também a urbana, hoje, parte da arte esculpida por mãos talentosas, ricas em história e cultura, se perdem em meio ao descaso e a falta de manutenção.
Além disso, com o advento do movimento Black Lives Matter ativistas da facção Antifa usaram como forma de protesto a destruição de estátuas e bens herdados do passado, desse fato pode-se concluir o descaso das gerações atuais para com o legado cultural, ao qual sua importância não é a de lembrar do mesmo, mas de não voltar a cometer os mesmo atos, parafreando Napoleão “aqueles que não sabem a própria história estão fadados a repetir a mesma”.
Em suma, é de extrema importância que o Governo Federal, em parceria com o Ministério Público, venha a frear a perda constante de bens históricos através de reformas regulares dos museus, bibliotecas e galerias; que registrem a história anterior a colonização Européia ao registrar as línguas indígenas, e que crie campanhas de valorização da história da nação com seminários e palestras. Ademais o Brasil deve reforçar a fiscalização a monumentos expostos a constantes vandalismos, expondos os mesmos a multas.
gustIniciante
Modelo ENEM: Medidas para preservar o patrimônio histórico e cultural do Brasil
Compartilhar
carloshrodrigues
parabens pela sua redação, sabe usar bem os conectivos.
tema muito interessante que pode cair no enem.
achei sua introdução bacana.
sabe argumentar bem nos desenvolvimentos….
so notei alguns erros de virgula e repetição de palavras..
e outra dica: organizar melhor os paragrafos.. e isso!!!
Maria Costa
Olá, tudo bem?!
Gostei da sua redação, o tema é interessante e possível vir a ser a temática da próxima redação do ENEM. Acredito que na Introdução você poderia tomar a temática a partir de uma alusão para contextualizar o tema. Os seus argumentos são bons, bem como a apresentação da sua problemática, muito interessante o fato de você inserir um ato atual em relação a derrubada de estauas nos EUA, isso enriquece a redação e a sua problematização a cerca da memória e, o descaso que temos com a nossa própria história. A sua proposta de intervenção está muito bem formulada.
Abraços
(Hodiernamente, uma grande problematica que vem a ganhar destaque é a perda do patrimônio histórico, em vista do histórico do país com incêndios e falta de investimentos na preservação das suas raízes histórico-culturais locais. Portanto se faz evidente a necessidade de analisar o problema pelas suas causas, consequências e soluções.) O PARAGRAFO DE INTRODUÇÃO FICOU BOM. PORÉM VI ALGUNS ERROS DE ORTOGRAFIA COMO EM “PROBLEMÁTICA” FALTOU UM ACENTO! E NOTEI REPETIÇÃO DE PALAVRAS.
(a fração do passado do Brasil hoje é preservado através de registros escritos, de acordo com o Atlas da Língua, de todas as linguas indígenas 90% já foram extintas, com base nisso, podemos afirmar que a causa é o fato de que não está sendo dado o devido cuidado em registrar a vida nativa brasileira. Esse problema não se limita à vida indígena, mas também a urbana, hoje, parte da arte esculpida por mãos talentosas, ricas em história e cultura, se perdem em meio ao descaso e a falta de manutenção.) MAIS UMA VEZ TEVE MUITA REPETIÇÃO DE PALAVRAS E ESSE PARAGRAFO TAMBÉM FICOU MUITO CONFUSO.
(Além disso, com o advento do movimento Black Lives Matter ativistas da facção Antifa usaram como forma de protesto a destruição de estátuas e bens herdados do passado, desse fato pode-se concluir o descaso das gerações atuais para com o legado cultural, ao qual sua importância não é a de lembrar do mesmo, mas de não voltar a cometer os mesmo atos, parafreando Napoleão “aqueles que não sabem a própria história estão fadados a repetir a mesma”). MUITOS ERROS DE ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO. REPETIÇÃO DE PALAVRA E PARAGRAFO CONFUSO.
(Em suma, é de extrema importância que o Governo Federal, em parceria com o Ministério Público, venha a frear a perda constante de bens históricos através de reformas regulares dos museus, bibliotecas e galerias; que registrem a história anterior a colonização Européia ao registrar as línguas indígenas, e que crie campanhas de valorização da história da nação com seminários e palestras. Ademais o Brasil deve reforçar a fiscalização a monumentos expostos a constantes vandalismos, expondos os mesmos a multas). ESSE PARAGRAFO FICOU BOM, APENAS DETALHE UM POUCO MAIS. TAMBÉM TEVE ERROS DE ORTOGRAFIA.
A SUA REDAÇÃO AO TODO FICOU BOA, APENAS ORGANIZE MELHOR OS PARÁGRAFOS QUE FICARAM CONFUSOS.
PARABÉNS!!!
Marialauraa
*Quando usar um conectivo depois do ponto,isole ela por vírgulas
Ex: .Portanto,/Outrossim,/Em suma,
*Portanto é conectivo de conclusão,não é bom colocar ele na introdução
*sua didática com palavras e os repertórios são bons,mas,organize suas ideias!!!
*Se o contexto do tema está retratando o Brasil,é o legal seria colocar como exemplos projetos nacionais é não de fora,isso prejudica nas competências.
Parabéns
aninha3
gostei muito da sua redação colocou bastante detalhe um lado atual suas colocações e um amplo repertorio de opiniões e fatos culturais acontecidos. No entanto houve bastante erro de acentuação -pode ser melhorando expor mas dados sobre sua pesquisa e um fato histórico conhecida -Parabéns sua redação estava ótima tenha bons estudos e sucesso
Mari Ane
Achei sua redação bastante interessante e rica em detalhes; isso mostra o seu amplo repertório cultural. No entanto, houve alguns erros de acentuação e falta de cordialidade entre os períodos – o que pode ser melhorado; Você expôs dados de pesquisas e uma citação de um figura histórica conhecida; fez, também, um paralelo com o atual movimento Black Lives Matter- o que, na minha opinião, foi uma excelente colocação. Parabéns, sua redação estava ótima… Bons estudos e sucesso!!!
Nota que daria: 780.