Iniciante

Modelo ENEM -Leitura e formacao do cidadão

  • 1

Consoante ao Ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela : “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Para complementar, vale lembrar que o ensino é trasmitido pela leitura. Assim, infere-se que por meio dela, há formas de construir ou destruir nações. Hodiernamente, a assertiva é valida, pois é pela falta de investimento da leitura e educação escolar que países têm fracassado e entrado em crises.
Em primeiro plano, no âmbito estrutural, afirmou o Matemático, Pitágoras : ” Eduquem as crianças para que não seja necessário castigar os velhos”. Nesse viés, o castigo não é literalmente físico, podendo simbolizar a perda de autonomia ou a capacidade de pensar e desenvolver ideias. Pois, sem a educação – promovida pela leitura de bons conteúdos – os indivíduos serão cada vez mais alienados ao que ocorre em sua volta. Ademais, conforme a CBL (Câmara Brasileira de Livros), por ano os brasileiros leêm em média 1,8 livros. Isso, enquanto países considerados desenvolvidos leêm 5 à 7 livros por ano. Essa é a prova de que o castigo pela ausência da leitura – como agente transformados do cidadão – existe até hoje como forá previsto por Pitágoras.
Por outro prisma, é válido ressaltar que a ausência de investimentos na literatura acadêmica, promove uma sociedade não leitora – em sua maioria. Nesse sentido, o usuário do Gmail, Laura Muller fez uma pesquisa com 3000 pessoas e inferiu que cerca de 60 % dos homens nao leêm e mais de 50% das mulheres também nao leêm regularmente. Soma se a isso, a afirmativa de Immanuel Kant : “O homem é aquilo que a educação faz dele”, ratificando que quanto maior o hábito de leitura e estudo entre os cidadãos, proporcionalmente melhor será a qualidade de vida da sociedade em questão.
Logo, para sanar os percalços quanto à falta de investimentos na leitura para a formação do cidadão, O MEC (Ministério da Educação e Cultura) deve criar projetos para incentivar a leitura em escolar públicas – como atividades extracurriculares- por intermédio de verbas governamentais, as quais irão financiar livros com uma linguagem bem acessível de acordo com a faixa etária. Esse projeto deve propôr que os estudantes leiam ao menos um livro por mês, com a finalidade de instruir e estimular a criatividade dos leitores. Desse modo, a sociedade inserida na proposta crescerá com boa base e capacidade de desenvolver-se em todas as áreas da vida.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa tarde! Parabéns pela redação, vou listar alguns pontos que me chamaram a atenção.
    Na C1: 180 percebi alguns erros de inversão sintática, ortografia e uso inadequado da vírgula
    C2:160 fez bons usos dos repertórios, domínio da estrutura dissertativa argumentativa
    C3: 160 argumentação, projeto de texto e marca de autoria
    C4: 200 usos de conetivos e repetição de palavra
    C5: 200 propostas de intervenção
    Comentários:
    Introdução: ficou muito boa, porém é preciso corrigir alguns erros ortográficos e do uso da vírgula.
    Desenvolvimento: faltou o tópico frasal no segundo parágrafo, cuidado com a citação que for usar o correto seria: “Eduquem as crianças e não será necessário castigar aos homens.” Você poderia ter explorado a falta de incentivo da leitura nas escolas e nas residências. Eu senti uma carência de argumentação no terceiro parágrafo.
    Conclusão: contém os 5 elementos básico (agente, meio/modo, detalhamento e finalidade)
    Parabéns pela redação 😊

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.