Estudante

Mod ENEM- Os impactos do preconceito linguístico na sociedade brasileira.

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Segundo o físico alemão Albert Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito.”, por conseguinte, essa fala também se aplica aos vários impactos que esse pré-julgamento pode causar, principalmente em relação à fala. Isso ocorre em virtude de os falantes confundirem a função da gramática com a função da língua falada no Brasil e, assim, discriminam pessoas que, por questões culturais, utilizam diferentes dialetos. Dessa maneira, faz-se mister que os efeitos dessa problemática sejam colocados em pauta urgentemente.

Acerca dessa lógica, é preciso esclarecer a real função da gramática normativa para com a língua. Não é a língua, principalmente a falada, que deve se adequar à norma culta, e sim a norma culta que deve ser apenas um meio de descrição padronizada da língua. O professor de línguas Sírio Possenti exemplificou bem essa questão quando disse que não existem erros de português, e sim, inadequações da linguagem. Portanto, se torna incoerente uma parcela da população julgar, discriminar e excluir pessoas que não falam de acordo com a norma padrão, sendo até extremamente cruel constranger alguém apenas porque essa pessoa se expressa de maneira diferente.

Nesse tocante, é conveniente destacar que, de acordo com o artigo 216 da Constituição Federal, o poder público e a comunidade devem garantir a proteção do patrimônio nacional brasileiro, sendo ele material ou imaterial (no qual se encaixa a língua falada). Em contrapartida, não é isso que se observa na realidade, e sim, uma massa de pessoas atacando e inferiorizando, principalmente os nordestinos, devido ao sotaque singular, tanto dentro das redes sociais, como até mesmo em programas televisivos como novelas, que sempre retratam o nordestino como aquele personagem sem intelecto, de modos e de falas considerados errados.

Em suma, fica evidente o quão prejudicial é para alguém ser tratado de maneira diferente apenas porque possui cultura em sua fala, sendo então, necessária a tomada de certas medidas. Fica a cargo do Governo Federal a função de avaliar se as punições atuais contra crimes de preconceito são realmente eficientes, além de criar mecanismos de fiscalização, que proíbam a discriminação das pessoas por conta de seu dialeto, tanto em programas de televisão, como nas mídias sociais, através de programas nacionais de conscientização e fiscalização, com o fito de não normalizar esse tipo de ato. Paralelamente, a sociedade como um todo deve agir em prol do respeito as variações da fala, mediante a criação de perfis em redes sociais, que mostrem qual é o problema e ensinem a importância desses dialetos, para assim, mitigar os efeitos do preconceito linguístico dentro do convívio social brasileiro.

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6 Correções

  1. C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 180
    C5 – 200
    TOTAL : 980

    Redação excelente! Texto que consegue prender a atenção do corretor. Única coisa que reparei e que talvez possa tirar algum ponto é a repetição da palavra “língua” no primeiro parágrafo de desenvolvimento uma atrás da outra. Tese bem clara e guiada com argumentos bem consistentes. Proposta de intervenção bem elaborada e sem faltar nenhum elemento. Meus Parabéns!

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  2. Sua redação está ótima. Pelo visto, eu que preciso da sua correção huahuhauah Nota 1000. Ótima estruturação e articulação; proposta de intervenção atende a todos os requisitos; reperótio rico e bem utilizado; domínio da norma padrão. Seu ponto de vista ficou muito claro para mim! Continue assim.

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  3. Olá!!! Tudo bom?

    Sua introdução está cognoscível e concreta;
    Repertório de dar gosto e um encaixamento magistral;
    Apresentou uma argumentação muito boa;
    Sua escrita fluiu e isso provoca ao leitor um entendimento do seu ponto de vista;
    A conclusão está magistral, está de acordo com as normas;
    Proposta de intervenção boa.
    Domínio da norma padrão;
    Tese bem clara e estruturada;
    Não vi nenhum erros ortográfico, literalmente.

    Parabéns!!!

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  4. Olá, inicialmente eu devo dar meus parabéns a você como escritora, seu texto está muito bem encaixado, as ideias se conectam de forma clara e coerente, é prazeroso ler seu texto, ele apresentou fatos e posicionamentos que 99% de quem ler irá concordar com você, sua facilidade em escrever provavelmente é reflexo de muita prática e erro, você conseguiu de maneira esplêndida criar um modelo próprio que se encaixe com a maioria dos temas, assim você não precisa se preocupar qual será o tema da redação, você irá arrasar se continuar praticando e estudando cada vez mais. PS: eu não tenho capacidade de lhe dar nota, pois sou apenas um estudante de 3° ano, mas diria que já li redações nota 1000 e a sua é tão boa quanto.

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  5. Oi, tudo bem?
    INTRODUÇÃO:
    ✔ Tese clara e objetiva.
    ✔ Ótimo repertório e nítida relação com o tema proposto.
    DESENVOLVIMENTO:
    ✔ Apresentou uma argumentação, de fato, muito boa. Com um argumento concreto e, ao menos, uma crítica por desenvolvimento;
    ✔ Não falhou em nenhum ponto em cada desenvolvimento (1 e 2), usufruiu muito bem do seu repertório.
    CONCLUSÃO:
    ✔ Impecável, está de acordo com os 5 elementos (agente, ação, modo, descrição e finalidade);
    ✔ Proposta de intervenção válida.
    GERAL:
    ✔ Domínio da norma padrão;
    ✔ Deixou claro qual mensagem quer transmitir;
    ✔ Ausência de erros ortográficos.

    Parabéns sua redação está simplesmente perfeita, continue assim que você vai longe… ✨

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  6. Competência I: demonstrar domínio da norma padrão. Parabéns pela seleção vocabular e pelo domínio da norma padrão

    Competência II: compreender a proposta
    Parabéns pela introdução e apresentação da tese!

    Competência III: selecionar e relacionar argumentos
    Exelente organização textual com argumentos seguidos de repertórios pertinentes.

    Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    Uso diversificado de conectivos, muito bom.

    Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
    Parabéns pela proposta! Atende a todos os requisitos.

    C1: 200 C2: 200 C3: 200 C4: 200 C5: 200
    Total: 1000

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