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Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro passo em relação ao crescente problema da mobilidade urbana na sociedade brasileira durante o século XXI. Dessa forma, a falta de planejamento urbano e o incentivo ao consumo pelas automobilísticas corroboram a problemática.

Diante desse cenário, é evidente que a urbanização ocorrida no Brasil no século XX aconteceu sem planejamento urbano. Nos Estados Unidos, potência econômica global, a urbanização ocorreu lenta e progressivamente, o que tornou os espaços urbanos mais organizados e acessíveis. De forma contrária, no Brasil, o processo se deu de forma acelerada e sem planejamento, fato que fez os locais urbanos se tornarem uma aglomeração concentrada, não só de pessoas mas também de veículos, prejudicando a mobilidade nas cidades e dificultando o ir e vir dos cidadãos.

Outrossim, o incentivo ao consumo pelas automobilísticas também é um fator que contribui para que a mobilidade urbana brasileira seja dificultada. Nesse sentido, Juscelino Kubitchesk, presidente do Brasil nos anos 1950, ofereceu grandes ofertas para a atração de indústrias automotivas e investiu na industrialização com o lema “50 anos em 5”. Consequentemente, as automobilísticas não só se fixaram no país, como também investem em propagandas para atrair a atenção do público comprador no atual século XXI. Desse modo, devido ao grande poder coercitivo das empresas vendedoras de veículos as pessoas com condições financeiras suficientes preferem adquirir seus próprios transportes, o que aumenta o número de veículos nas cidades e agrava o impasse da mobilidade.

Portanto, o Governo Federal deve investir em mobilidade urbana, por meio de melhorias na qualidade dos espaços públicos, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, a fim de reverter a consequência da falta de planejamento urbano. Ademais, a mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, deve criar campanhas de incentivo ao uso de transporte coletivo, por meio de compartilhamento de posts nas redes sociais, com o intuito de evitar que as pessoas comprem carros apenas por influência das automobilísticas. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.

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4 Correções

  1. – Olá. Tudo bem? Seu texto é muito bom, mas possui erros relacionados ao corpo textual para uma boa nota no Enem.

    – Veja bem, para se construir um bom texto argumentativo é preciso escrever de forma convicta, da mesma forma que jornalistas e escritores dissertam sobre seus respectivos temas. Isso não significa que sejam necessárias a utilização de palavras rebuscadas, mas que o texto deve demonstrar o mesmo grau de autoria e profundidade. Diante disso, pense em uma redação como um artigo científico, no qual tudo deve ser explicado e conceituado.

    – Vamos ao seu texto para exemplificar essa ideia:

    – Comentários sobre a introdução:

    “Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro passo em relação ao crescente problema da mobilidade urbana na sociedade brasileira durante o século XXI.”

    Por que? Você não explicou sobre a mobilidade urbana. Parece que tem uma parte faltando em sua introdução. Em um texto argumentativo tudo deve ser explicado, conceituado ou exemplificado, nada deve ficar “subentendido”. Lembre-se que a redação é um texto escrito para todos os tipos de leitores, não somente àqueles que possuem o conhecimento prévio sobre a temática ou acesso ao texto de apoio. Conceituar, exemplificar e explicar são ferramentas para a clareza textual.

    – Veja como a conceituação deixa o texto melhor:

    – Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é pertinente observar que o pensamento defendido pelo escritor aplica-se perfeitamente para a temática da mobilidade urbana brasileira, na qual o inchaço urbano desordenado e a histórica ineficiência governamental dificulta a circulação coletiva. Assim, em concordância com o pensador inglês, é preciso dar o primeiro passo em relação ao crescente problema da mobilidade urbana na sociedade brasileira durante o século XXI…

    – Veja, agora parece completo e coeso. Tudo está relacionado com a fala do pensador e coerente com os argumentos trabalhados no texto. Notou a diferença?

    – No entanto, observa-se, também, que você possui o conhecimento sobre a estrutura trabalhada no ENEM, pois sua tese é clara e direta.

    – Comentários sobre o desenvolvimento:

    Diante desse cenário, é evidente que a urbanização ocorrida no Brasil no século XX aconteceu sem planejamento urbano. Nos Estados Unidos, potência econômica global, a urbanização ocorreu lenta e progressivamente, o que tornou os espaços urbanos mais organizados e acessíveis. De forma contrária, no Brasil, o processo se deu de forma acelerada e sem planejamento, fato que fez os locais urbanos se tornarem uma aglomeração concentrada, não só de pessoas mas também de veículos, prejudicando a mobilidade nas cidades e dificultando o ir e vir dos cidadãos.

    – Excelente. Argumento claro com explicação e conceituação. Muito Bom : ) Vamos para o próximo:

    “Outrossim, o incentivo ao consumo pelas automobilísticas também é um fator que contribui para que a mobilidade urbana brasileira seja dificultada. Nesse sentido, Juscelino Kubitchesk, presidente do Brasil nos anos 1950, ofereceu grandes ofertas para a atração de indústrias automotivas e investiu na industrialização com o lema “50 anos em 5”. Consequentemente, as automobilísticas não só se fixaram no país, como também investem em propagandas para atrair a atenção do público comprador no atual século XXI. Desse modo, devido ao grande poder coercitivo das empresas vendedoras de veículos as pessoas com condições financeiras suficientes preferem adquirir seus próprios transportes, o que aumenta o número de veículos nas cidades e agrava o impasse da mobilidade.”

    – Esse é melhor que o primeiro. Muito bem trabalhado e aprofundado. Como eu disse: Conceitue, explique…

    – Comentários sobre a conclusão:

    Boa conclusão. Possui todos os 5 itens cobrados na conclusão. Nota 200.

    Competência 1 = 160
    Competência 2 = 200
    Competência 3 = 200
    Competência 4 = 200
    Competência 5 = 200

    Nota final: 960. : ) Mas creio que um corretor rigoroso possa te dar 880/840 por aí. Por isso, continue estudando.

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  2. 1° parágrafo: apresenta repertório me chamou atenção a citação do do escritor Oscar Wilde. Apesenta argumento 1 e argumento 2. Apresenta 3 períodos. Podemos observar conectivos. Muito bem

    2° parágrafo: desenvolve o argumento apresentado na introdução, apresenta o segundo repertorio. Podemos observar conectivos se referindo ao parágrafo anterior

    3° parágrafo: desenvolve o segundo argumento apresenta o terceiro repertorio argumentação muito boa

    4° parágrafo: uma ótima conclusão com uma proposta de intervenção
    parabéns

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  3. 1°parágrafo: traz um repertório; traz o tema; apresenta a tese: apresenta os dois argumentos; além dos conectivos.
    2° parágrafo: traz o argumento e desenvolve; apresenta o repertório; traz os conectivos; cuidados com as repetições de algumas palavras, use sinônimos.
    3° parágrafo: traz o argumento e desenvolve; apresenta o repertório; traz os conectivos; parabéns pela argumentação.
    4° parágrafo: apresenta todos elementos da proposta de intervenção.
    Parabéns pelo texto!

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  4. Excelente redação, oque me chamou mais atenção foi a retomada do escritor Oscar Wilde, você o citou logo na introdução e fez o desfecho final citando novamente o nome dele, ficou maravilhoso. Notei que encaixou muito bem os conectivos também, tem tudo para produzir mais e mais boas redações.

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