Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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O direito ao transporte é configurado como um direito fundamental. A mobilidade urbana, portanto, representa, de acordo com a Carta Magna nacional, uma conquista cidadã. Todavia, é notável a diferença entre a expressão formal e o contexto real: neste, as garantias defendidas pelas normas democráticas não se viabilizam no cotidiano dos brasileiros. Nesse sentido, são necessárias medidas que busquem a resolução dessa problemática.
Primeiramente, nota-se a obrigação em se elencar os danos ambientais causados por esse cenário. A poluição provocada pelo trânsito é, conforme dados científicos, uma das maiores. O tráfego lento e a alta utilização de veículos de passeio para poucos passageiros revela uma das principais características desse problema. Desse modo, concorda-se com a precisão de, através da redistribuição desses pontos de alerta, resolver o conflito.
Além disso, a questão da mobilidade urbana é resultado e resulta de um mal planejamento urbano. O êxodo crescente em direção aos grandes centros durante o século XX configuraram, por meio do descaso de governos, na calamitosa situação atual. Assim, nota-se que o ir e vir perpassa por questões também sociais, as quais se relacionam, por exemplo, ao se analisar preços de passagens, distância entre os principais fluxos rodoviários – os quais, para grande maioria, se faz na distribuição periferia-centro – e na superlotação de transportes coletivos, entre outros.
Fica claro, portanto, que a mobilidade urbana no Brasil contemporâneo é uma questão que envolve tanto fatores político-econômico-sociais como questões relacionadas à causa ambiental. Assim, cabe aos governos estaduais junto à iniciativa privada e OSCIPS a tentativa de redução da poluição rodoviária e da superlotação desses trechos, por meio, respectivamente, do incentivo à utilização de transportes públicos e de ciclovias – as quais devem ser construídas em maior número-, mediante a diminuição do preço das passagens e do aumento da frota, por exemplo. Desse modo, espera-se que o direito fundamental ao transporte se faça presente também no contexto real.

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2 Correções

  1. Parágrafo 1
    * Cuidado com a vírgula! Tiraria a vírgula depois do REPRESENTA pois deu uma pausa excessiva.
    * A palavra NESTE, foi usada para retomada de algo já dito, mas ficou um pouco abrangente a sua colocação. Me pergunto, NESTE o que? Neste direito? Seria interessante ver outra forma de retomada.
    * Além disso, a retomada NESTE, está muito próxima a retomada da próxima frase: “NESTE SENTIDO” – talvez seja interessante usar outro conectivo.
    Parágrafo 2
    * Por acreditar que já seja o parágrafo primeiro do seu desenvolvimento, ao ler tive a impressão de que começou a abordar outro tema desconexo ao tema inicial. Acredito ser interessante tentar abordar na sua introdução (mais ou menos) o que será abordado no seu D1 e D2 (desenvolvimentos) = Assim, não dá a sensação que você está fugindo do assunto/ ou do nada entrou em outro assunto. É importante que os parágrafos se conectem entre si. Seria interessante mencionar por exemplo, ao final de sua introdução (Parágrafo 1), os DANOS AMBIENTAIS da mobilidade urbana – assim, o tema abordado no próxima parágrafo 2 já não seria surpresa (pois você já terá preparado o seu leitor sobre os possíveis assuntos a serem tratados na introdução).
    * “…através da redistribuição desses pontos de alerta…” – O que vocês quis dizer com REDISTRIBUIÇÃO? Seria, de alguma forma, conscientização? Conscientizar mais as pessoas sobre esse problema? Essa frase não ficou tão clara.
    Parágrafo 3
    * “…a questão da mobilidade urbana é resultado e resulta de um mal planejamento urbano” – as palavras RESULTADO E RESULTA tem praticamente o mesmo significado, e não trouxe sentido diferente a frase. Se você teve a intenção de usar essas palavras para designar TEMPO/ PERÍODO, ou seja, dizendo que a mobilidade urbana resultou, e ainda resulta um mal planejamento, talvez seria interessante dar mais ênfase utilizando advérbio temporal (AINDA resulta, e HOJE AINDA resulta, FOI e É resultado de um mal planejamento..)
    Parágrafo 4
    *”O êxodo crescente em direção aos grandes centros durante o século XX configuraram, por meio do descaso de governos, na calamitosa situação atual. – Ao citar DESCASO DE GOVERNO, seria interessante retomar que o DESCASO É NO SENTIDO DO MAL PLANEJAMENTO DA MOBILIDADE URBANA. Apesar de talvez parecer “óbvio” não é tão óbvio assim, pois existem muitos descasos do governo (infelizmente :/ ). Só especificar QUAL descaso do governo, pra não ficar tão geral.
    * “Assim, nota-se que o ir e vir perpassa por questões também sociais, …”- com certeza, ótimo mencionar QUESTÕES SOCIAIS, super coerente com o que vem dizendo até agora, mas o que as QUESTÕES SOCIAIS que você citou (por ex: a poluição do trânsito/ tráfego lento / alta utilização de veículos de passeio para poucos passageiros, tem haver com a continuação …”as quais se relacionam, por exemplo, ao se analisar preços de passagens, distância entre os principais fluxos rodoviários – os quais, para grande maioria, se faz na distribuição periferia-centro – e na superlotação de transportes coletivos, entre outros.”? Acredito que esse parágrafo ficou muito confuso e um pouco desconexo do veio falando. Qual foi o intuito de relacionar o preço de passagem, a distância, superlotação, etc? Foi trazer a tona algumas consequências do mal planejamento urbano? = tentaria talvez abordar de maneira mais simples para que não haja dúvida sobre o entendimento da frase = não dá a sensação que a coerência tá indo embora. =Eu tentaria conectar mais as frases entre si, linkando uma coisa na outra. Por mais que pra você, ai internamente faça sentido, pra quem está lendo ás vezes o “óbvio” acaba ficando não tão claro.
    Parágrafo 5
    * “Fica claro, portanto, que a mobilidade urbana no Brasil contemporâneo é uma questão que envolve tanto fatores político-econômico-sociais como questões relacionadas à causa ambiental.”- Os fatores político-econômico-sociais da mobilidade urbana no Brasil só estão no contexto CONTEMPORÂNEO? Tive essa impressão ao ler. Talvez, por “má interpretação”, algum corretor pode até designar essa afirmação como incoerência, uma vez que no próprio texto, (no parágrafo 4), você tenta contextualizar o ÊXODO RURAL, que não é algo contemporâneo no Brasil (e nem no mundo), para argumentar sobre o problema da mobilidade urbana. Nesse caso então, eu colocaria que algo parecido com ” “Fica claro, portanto, que a mobilidade urbana no Brasil JÁ FOI E AINDA É, uma questão que envolve tanto fatores político-econômico-sociais como questões relacionadas à causa ambiental.”
    * “…cabe aos governos estaduais junto à iniciativa privada e OSCIPS a tentativa de…” = Ao colocar uma sigla pela primeira vez no texto, deve estender o significado da mesma: “… iniciativa privada e OSCIPS (Organização da sociedade civil de interesse público), a tentativa de…”.
    * Se sua redação for para ENEM, na sua PI (Proposta de Intervenção), precisa conter os 5 elementos da 5ª competência:
    Agente(s): (ator social) – Quem vai resolver o problema?
    Ação / Ações: O que será feito para solucionar o problema?
    Meio / Modo: Como a ação ou as ações serão resolvidas? Através do que? Por meio de?
    Efeito / Finalidade: Para que? (Evitando finalidade ampla, e fazer finalidade + específica)
    Detalhamento: Exemplificação (Pode ser exemplificação da finalidade, da ação, do meio/modo)
    Agente: “…governos estaduais junto à iniciativa privada e OSCIPS…”
    Ação: “…tentativa de redução da poluição rodoviária e da superlotação desses trechos…”
    Meio/ Modo: “…por meio, respectivamente, do incentivo à utilização de transportes públicos e de ciclovias…”
    Detalhamento: “…– as quais devem ser construídas em maior número-, mediante a diminuição do preço das passagens e do aumento da frota, por exemplo.”
    Finalidade: “…Desse modo, espera-se que o direito fundamental ao transporte se faça presente também no contexto real.”
    *A sua proposta de intervenção está COMPLETA, apesar da sua finalidade estar um pouco ampla/ genérica (cuidado com isso, tente ser mais específica).
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200
    Nota final: 760
    *Espero que tenha conseguido entender todos os pontos a serem analisados aqui, e que todas as questões não sirvam para te desencorajar, e sim o contrário. Continue se aperfeiçoando, e parabéns pelo bom trabalho :)
    Beijoos

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  2. Sua redação está excelente, parabéns. Mas vocês poderia ter desenvolvido um pouco mais o D1, quiçá trazer um argumento específico ou de autoridade.
    Já na conclusão você usou a sigla OSCIPS, mas o que ela significa?
    De resto, não tenho mais nada a comentar.
    C1: 200
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    Nota: 960

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