Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao transporte e ao bem estar social. Entretanto, o problema da mobilidade urbana interfere diretamente no direito de ir e vir dos que residem nas cidades brasileiras. Tal problemática é referente tanto à falta de medidas estruturais nas estradas nacionais, quanto à carência da educação de trânsito por parte da população. Diante disso, se torna fundamental a discussão de tais realidades, a fim do cumprimento dos direitos previstos aos cidadãos.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a problemática da mobilidade urbana deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que se refere à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é o responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, estradas em todo o território se encontram em estado de quase intrafegabilidade. Tal problemática gera altos índices de acidentes automobilísticos e engarrafamentos nas áreas urbanas. Desse modo faz-se necessária a intervenção estatal de forma urgente.
Ademais, é necessário pontuar a falta de educação no trânsito como um dos promotores da problemática. Segundo dados do IBGE, mais de 50% da violência de trânsito é causada pela falta de educação no tráfego, gerando acidentes, discussões e diversos empecilhos. Partindo desse pressuposto, é importante salientar que tal realidade está intimamente ligada à falta de medidas públicas de conscientização aos cidadãos e também a flexibilização de leis de trânsito, que garantem muitas vezes a impunidade aos infratores. É notório que tal problema contribui para a perpetuação dessa realidade.
Assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. Das quais, por meio de investimentos promovidos pelo Tribunal de Contas da União, o capital necessário será encaminhado para o Departamento Nacional de Trânsito, onde investimentos de infraestrutura serão realizados a partir de reformas estruturais nas estradas. Uma parte da verba será direcionada às autoescolas, para que as mesmas tenham autonomia para prover uma melhor educação. Outra medida possível é a criação e modernização de novas ferrovias, onde terá o objetivo de substituir em grande parte o tráfego de caminhões nas estradas, causando assim a diminuição da quantidade de veículos de grande porte nas cidades, diminuindo os engarrafamentos. Com tais medidas faz-se possível que o direito individual de ir e vir seja cumprido com maior efetividade.
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Não sou uma especialista em correção, mas vamos ao que interessa a introdução tem repertorio sociocultural você mostrou encaminhamento argumentativo.
No desenvolvimento do primeiro parágrafo você deveria ter usado um conectivo.
No desenvolvimento do segundo parágrafo tem repertorio sociocultural.
A conclusão tem o agente, meio modo,ação e detalhamento.
Cintia dos santos dias
Bom dia
O direito de qualquer cidadão de ir vir e o bem estar é dever do estado sim e no Brasil ocorre sim é por lei.
Faltou argumento que comprove que no Brasil o cidadão não tem esse direito
Faltou argumentação
Você menciona duas vezes sobre o tráfego de trânsito.
Declaração Universal dos Direitos Humanos “garante a todos os indivíduos o direito ao transporte e ao bem estar social.
Segundo Thomas Hobbes ” o estado é o responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil”
Mas vamos praticar você pode melhorar muito estamos aqui para isso para aprender…
Mirelli
Citações em redação pode ser indireta ou direta, Citação direta é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras do autor, portando, usa aspas. … Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.
Competência 1: 160
Competência 2: 120 (mostrou entendimento mediano com o texto dissertativo argumentativo)
Competência 3: 120
Competência 4: 160 (Essa competência exige pelo menos 2 conectivos no parágrafo, você usou certo, e nessa também cobra o uso EXCESSIVO de palavras repetidas, pode usar a mesma palavra até duas vezes, que não descontam pontos)
Competência 5: 200
agente/açao/ modo/meio/finalidade e detalhamento
Luciano Santos
1- Pará fazer uma citação é necessário o uso das aspas
Declaração Universal dos Direitos Humanos “garante a todos os indivíduos o direito ao transporte e ao bem estar social.
Segundo Thomas Hobbes ” o estado é o responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil”
2- apresente mais fatos que comprove seus argumentos.
3- argumento repetitivo
Precipuamente, é fulcral pontuar que a problemática da mobilidade urbana deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que se refere à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é o responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, estradas em todo o território se encontram em estado de quase intrafegabilidade. Tal problemática gera altos índices de acidentes automobilísticos e engarrafamentos nas áreas urbanas. Desse modo faz-se necessária a intervenção estatal de forma urgente.
Aqui vc fala duas vezes da atuação do governo, Use mais sinônimos.