Os desafios atuais das grandes cidades brasileiras indicam que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade se tornam essenciais para o debate do conforto de melhoria de vida. Nisso, pode ser inserida a discussão da supervalorização do carro – móvel danoso à mobilidade e a não valorização de outros meios de transporte prejudiciais à vida sem qualidade.
Em primeira análise, vale ressaltar a ideologia da supremacia do transporte individual como criadora de sérios problemas de mobilidade nas grandes cidades brasileiras. Nessa conjuntura, corroboram as ideias de Karl Marx de que o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Assim, a política de Estado de valorização do automóvel tem estimulado a indústria automobilística e a aquisição do carro próprio, com legitimidade social, com o fim de universalizar o acesso ao uso de automóvel. Logo, como propulsor de status, o consumo desse bem tem aumentado a frota de automóvel e gerado um excesso de veículos nos centros urbanos, o que prejudica a mobilidade urbana e o bem-estar de vida das pessoas.
Por conseguinte, a não valorização de outros meios de transporte também embaraça a comodidade vital. Nesse contexto, o dramaturgo George Bernard Shaw diz que “É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”. Nessa ótica, não valorizar meios de transporte alternativos é ir contra a necessidade de mudanças e isso causa prejuízo à mobilidade e à qualidade de vida da população. Dessa forma, não priorizar meios de transporte mundialmente utilizados em grandes cidades, como patinete, bicicleta, bondes e trens é prejudicar a peculiaridade orgânica da população como um todo.
Portanto, urge buscar solução para os desafios atuais das grandes cidades brasileiras com ações ousadas e coordenadas dos setores público e privado. Para tanto, o Governo Federal – responsável pelo planejamento da locomoção humana nos ambientes urbanos – deve implantar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, com o fim de proporcionar acesso universal à cidade, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável. Isso deve ser feito por meio de financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas ao transporte público coletivo, ao transporte não motorizado, à elaboração de planos de mobilidade urbana municipais e metropolitanos. Dessa maneira, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade podem ser viabilizadas rápido e sem desperdício.
roger_aju
*corrigida de acordo com os critérios ENEM
GERAL:
– Seus parágrafos de desenvolvimento são muito bem estruturados.
– Você conseguiu articular bem os parágrafos, finalizando-os de forma bem feita.
– Você escreve bem e usa a pontuação corretamente.
– Bom repertório de elementos coesivos.
1° PARÁGRAFO:
– A última frase ficou confusa.
– Senti falta do repertório. Alguma série, filme, filósofo, etc. para relacionar com o tema. Ao citar apenas a realidade das cidades, não foi suficiente.
– Gostei que você colocou seus dois argumentos na introdução.
2° PARÁGRAFO:
– Gostei da citação de Marx, os raciocínios dele combinam com o seu argumento, porém, achei que não exatamente a parte dos lucros em detrimento dos valores.
– Foi bom você ter colocado seu argumento logo no início do parágrafo, mas poderia ter colocado outra oração para explicá-lo melhor.
– Como um todo, gostei desse parágrafo.
3° PARÁGRAFO:
– Mais uma vez achei que faltou explicar melhor seu argumento.
– Muito boa citação, e o modo que você a relacionou com sua opinião.
4° PARÁGRAFO:
– Sua intervenção teve muito bem os 4 elementos, com exceção do detalhamento. Achei vago. É necessário que você explique melhor como vai ser essa essa política, para deixar seu projeto mais real.
– Para reforçar o agente, é bom que você cite também um Ministério, por exemplo, pois só o Governo Federal, não especifica tanto quem de lá vai fazer a ação.
– Apesar disso, achei uma conclusão bem feita e estruturada. Você não fez períodos muito longos, e articulou bem as ideias.
Comp. I: 200
Comp. II: 160
Comp. III: 120
Comp. IV: 200
Comp. V: 120
Total: 800
BONS ESTUDOSS!!!