Docente

O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NO BRASIL

  • 8

MINHA REDAÇÃO ENEM 2020 ACERTEI O TEMA RSRS, GRATO A TODOS..

==================================

Segundo Platão, o importante não é só viver, mas existir com regalia. Dessa maneira, na opinião do filósofo, a qualidade de vida é de suma estimação, de modo que supera a própria vida. Nesse contexto, o estigma associado às enfermidades  da mente no corpo social é uma problemática,  devido à negligência  governamental para atender pessoas doentes mentais e à falta de apoio dos pais ao virem seus filhos com essas mazelas e ignorarem.

 

Em primeiro plano, é importante destacar que o governo na robustez dos indivíduos. Nesse viés,  a Constituição Brasileira de 1988, assegura aos brasileiros  direito à vida e à saúde, mas essa garantia não é concedida, pois são inúmeros os povos acometidos de doenças psicológicas, na qual se tornam dependentes de antidepressivos para continuarem a viver e outras se suicidam. Destarte, os governantes da sociedade têm que impedirem esse quadro de mortes devido a consequências de enfermidades psiquiátricas, isso é inadmissível e precisa mudar com urgência no Brasil.

 

Além disso, urge apontar que a família não se preocupa com as doenças dos filhos e não levam a sério os sintomas que podem ser uma enfermidade da mente. Nesse sentido, conforme uma pesquisa publicada no “Portal Abrata” a família é de suma importância no tratamento dos filhos, pois eles têm uma dificuldade de procurar ajuda sozinha afirma o psicólogo Cláudio Ribeiro. Ademais, é nocivo que esse quadro de mortes no meio familiar por evidências de mazelas psíquicas permaneçam no paíz.

 

Logo, para exterminar com o estigma associado às doenças mentais, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Saúde, o qual é o responsável pelo bem-estar da população brasileira, deve criar um programa por nome “FORA DOENÇAS MENTAIS” e inserir junto aos programas do SUS (Sistema Único de Saúde, por meios de verbas do Governo Federal, com finalidade à atender todos os indivíduos com transtornos mentais. Assim, os cidadãos gozarão de seus direitos que lhes são garantidos, e, viverão com dignidade, saúde e bem-estar, como disse o matemático Platão.

Compartilhar

52 Correções

  1. Mdsssssss, Daniel! Muito boa sua redação, de verdade, parábens! Se você não fechar os 1000 vai chegar bem perto viu. Suas citações foram bem interessantes e longe do senso comum, foi bem legal que você citou Platão mas nada relacionado a alienação da caverna (uma coisa que eu acho que muitos fizeram kkkk)

    Parabéns, seu texto está M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e muito bem argumentado! Mais tarde vou postar o meu, pra ver a recepção do site kkkk =)

    • 9
  2. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Segundo Platão, o importante para o ser humano não é só viver, mas existir com regalia. Dessa maneira, na opinião do filósofo, a condição da vivência é de suma estimação, de modo que supera a própria existência. Nesse viés, o estigma das doenças da mente  impede a qualidade de vida de muitos indivíduos, na qual  é uma problemática causada devido à deficiência governamental na saúde a atender essa questão psicológica e à falta de apoio dos pais ao virem seus filhos com essas mazelas e ignorarem.

    OBS:
    ▪︎Excelente introdução.
    ▪︎Sem comentários.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Em primeiro plano, é indispensável ressaltar que a falta de apoio do Governo na robustez dos indivíduos, quanto às enfermidades psiquiátricas, não traz segurança. Não obstante, a Constituição Brasileira de 1988 assegura o direito à vida e à saúde, mas essa garantia é ignorada, pois os enfermos psiquiátricos não são atendidos quanto ao tratamento de suas moléstias. Ademais, é inadmissível que os governantes responsáveis pelo vigor da população não tomem providências quanto às consequências de pessoas que estão a ceifar suas vidas, enquanto outros precisam de remédios antidepressivos para continuarem a viver.

    OBS:
    ▪︎Repetição de (quanto): quanto às enfermidades, quanto ao tratamento e quanto às consequências. Evite repetições, isso afeta a competência 4, evite mais ainda, muito próximo.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Além disso, urge apontar que os responsáveis pela segurança de seus filhos não levam a sério essa doença e desconhecem os sintômas dos indivíduos. Sob esta perspectiva, de acordo com uma pesquisa publicada no portal “Abrata”, a família é peça principal no tratamento de doenças psicológicas dos seus filhos, e, conforme o grau da doença, a pessoa tem muita resistência a buscar ajuda sozinha, afirma o psicólogo Cláudio Ribeiro. Destarte, nota-se que muitos cidadãos estão doentes psicologicamente, devido à negligência dos pais, por não levar os filhos ao profissional de saúde, enfim é nocivo que esse quadro continue a existir no meio do povo do país.

    OBS:
    ▪︎(sintômas) o correto é (sintomas).
    ▪︎Erro de concordância em (dos pais, por não levar os filhos). Acredito que seja (dos pais, por não levarem os filhos).

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Logo, para exterminar com o estigma das doenças mentais, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Saúde, o qual é responsável pelo bem-estar da sociedade, deve criar um programa, por nome “DOENÇAS MENTAIS NUNCA MAIS” e inserir junto aos programas do Sistema Único de Saúde (SUS) de apoio às vítimas doentes psicologicamente, por meio da disponibilização de recursos do Governo Federal, com o intuito de  tratarem essas mazelas. Assim, será admissível reduzir as mortes de pessoas doentes mentais, e,  eles gozarão e viverão com privilégio como disse o matemático Platão.

    OBS:
    ▪︎Poderia ter incluído alguns profissionais nesse programa, isso detalharia ainda mais sua solução.
    ▪︎Acredito que não tenha vírgula depois de (doentes mentais).
    ▪︎Acredito, também, que tenha uma vírgula depois de (privilégio).

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 180
    TOTAL: 920

    Parabéns, excelente redação. Qualquer coisa estou à disposição.

    • 7
  3. Sua redação deu um murro na minha, vou postar aqui depois. Sua argumentação está ótima e achei interessante que você optou por usar 5 parágrafos em vez de 4. Espero que você atinja a nota máxima! Vou procurar aprender com a sua redação para melhorar as minhas próximas.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    Se eu fosse o corretor te daria essa nota. Boa sorte!

    • 1
  4. Simplesmente incrível, Gostei do modo como abordou os temas, como se desenvolveu, usou Platão como repertorio, Ficou bem claro seu ponto de vista, a estrutura do seu texto ficou perfeito, Acredito que só alguns erros, mas claro nada que impeça de chegar nos 900 ou mais, Gostei muito mesmo, parabéns.

    • 0
  5. Parabéns pela redação!!!!!!!! Vc é muito bom espero que se dê muito bem.
    Adorei a redação, os argumentos, repertório, tudo completo.
    porem
    Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    Parabéns, quem me dera chegar perto dessa nota! Fugiu do comum e arrasou, a nota pode ser até maior dependendo do humor do corretor kkkk

    • 0
  6. Simplesmente incrível, Gostei do modo como abordou os temas, como se desenvolveu, usou Platão como repertorio, Ficou bem claro seu ponto de vista, a estrutura do seu texto ficou perfeito, Acredito que só alguns erros, mas claro nada que impeça de chegar nos 900 ou mais, Gostei muito mesmo, parabéns.

    • 0
  7. Há poucos desvios da norma culta da língua portuguesa. O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa. O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.
    Notas:
    Competência 1: 160;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 960.

    • 0
  8. Olá Daniel, segue a minha correção.

    Um ponto importante na sua redação: Senti que você está um tanto preso numa linguagem falada, opte por abusar mais da linguagem formal, tente aplicar sinônimos poucos conhecidos, vai enriquecer seu texto.

    Na introdução, iniciou com repertório e soube ligar ao tema, ficou muito bom! Só precisa melhorar na apresentação do problema, use um conectivo e especifique ser um problema no Brasil e pode poupar linhas só apresentando as teses e deixando para explicá-las no desenvolvimento.

    EX: Segundo Platão, o importante não é só viver, mas existir com regalia. Dessa maneira, de acordo com o filósofo, a qualidade de vida é de suma estimação, de modo que supera a própria vida. Nesse contexto, ao analisar o estigma associado às enfermidades da mente no corpo social, vê-se que ainda é um problema a ser combatido em território brasileiro, uma vez que a negligência governamental e a falta de apoio familiar impulsionam esse revés. Dessa forma, é necessário ações para reverter esse quadro.

    Nos desenvolvimentos, usa os conectivos para iniciar, perfeito! Dá pra ver que tem uma estrutura para argumentar (Tópico frasal + repertório + argumentação e consequência), tem boas ideias, mas pode melhorar ao usufruir da linguagem formal, assim dará mais força a sua argumentação. Tente melhorar a apresentação do repertório, comece com um conectivo vai ajudar.

    EX:
    Em primeiro plano, é importante destacar que o governo na robustez dos indivíduos. Nesse viés, conforme a Constituição Brasileira de 1988, é dever do Estado assegurar os direito à vida e à saúde dos cidadãos, mas essa garantia não é concedida, pois grande parcela da população brasileira padece com doenças psicológicas, na qual se tornam dependentes de antidepressivos para continuarem a viver e, em outros casos, se suicidam. Destarte, o Governo possui papel forte e deve trabalhar para que ocorra diminuição dos quadro de mortes devido a consequências de enfermidades psiquiátricas no Brasil.

    Além disso, urge apontar que a falta de apoio familiar corrobora para o crescimento desse óbice. Nesse sentido, conforme uma pesquisa publicada no “Portal Abrata”, a família é de suma importância no tratamento dos filhos, pois eles sofrem com dificuldades em procurar ajuda, prejudicando cada vez mais a própria saúde, afirma o psicólogo Cláudio Ribeiro. Nessa perspectiva, é notório que a ausência de ajuda no meio familiar dificulte a resolução do quadro, o que faz que o estigma perante tal dença permaneça no país.

    Conclusão: Iniciou bem, tente não repetir governo federal, ele já está atuando na figura do Ministério que você citar.

    EX: Logo, para exterminar com o estigma associado às doenças mentais, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Saúde, o qual é o responsável pelo bem-estar da população brasileira, deve criar um programa por nome “FORA DOENÇAS MENTAIS” em parceria com o SUS, por meios de verbas, com finalidade à atender todos os indivíduos com transtornos mentais. Assim, os cidadãos gozarão de seus direitos que lhes são garantidos e viverão com dignidade, saúde e bem-estar, como disse o matemático Platão.

    • 0
  9. Simplesmente incrível, Gostei do modo como abordou os temas, como se desenvolveu, usou Platão como repertorio, Ficou bem claro seu ponto de vista, a estrutura do seu texto ficou perfeito, Acredito que só alguns erros, mas claro nada que impeça de chegar nos 900 ou mais, Gostei muito mesmo, parabéns.

    • 0
  10. Simplesmente incrível, Gostei do modo como abordou os temas, como se desenvolveu, usou Platão como repertorio, Ficou bem claro seu ponto de vista, a estrutura do seu texto ficou perfeito, Acredito que só alguns erros, mas claro nada que impeça de chegar nos 900 ou mais, Gostei muito mesmo, parabéns.

    • 0
  11. Muito bom!!
    sou super a favor de começar a introdução com um repertório sociocultural,pois demonstra dominio no tema,é um metodo super eficiente,costumo fazer assim também além do projeto de texto maravilhoso,PARABÉNS!!!
    Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 190 PONTOS.

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 170.

    Total 940

    • 0
  12. Na conclusão você poderia inserir profissionais em escolas também, visto que, as crianças aprendem a maior parte dessas coisas em escolas… Gostei muito da sua citação a Platão na introdução e desenvolvimento.
    Competência 1: 200;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 160.
    Total: 960.

    • 0
  13. Maravilhosaaa a sua Redação
    Com certeza 1000 pontos essa redação merece
    A forma inteligente e inovadora de se expressar é com certeza um marco, na questão da prova do Enem com certeza não há como não gostarem de sua Redação .

    esta de parabéns gostaria de um professor/a assim .
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💖

    • 0
  14. amei sua argumentação, parabéns viu! todo sucesso do mundo p você.
    mas senti a falta de algum dado científico que pudesse validar a sua opinião. achei interessante de como vc começou bem, já usando um repertório sociocultural que acabou relacionando bem com o tema. ela apresentou diversos argumentos e conhecimentos de várias áreas. o único desvio ocorreu na questão gramatical. palavras como a qual, sintomas, levarem apresentaram-se de forma equivocada ao longo do texto.

    • 0
  15. Competência 1: 180;
    Competência 2: 190;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 980

    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    • 0
  16. Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 180 PONTOS. pois apresenta fatos, informações e opiniões de modo contundente e bem articulado

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 160. (esse modo de “disponibilização de recursos do governo” tá mais pra condição, mas vá lá, um corretor de bom humor dá 200 aqui kkkkk)

    Total 920

    • 0
  17. QUE REDAÇÃO INCRIVEL!!!!!
    estou encantada com a sua facilidade de realizar uma redação sem ser cansativo (falo isso porque as minhas ficam kakakakk)
    mas sério, está impecável
    meus parabéns, continue assim que ira longe!!

    • 0
  18. Bem estruturada, argumentos muito bons, proposta de intervenção ok. Redação a cima da média! Porém, pude observar alguns desvios da norma padrão e o uso inadequado de algumas pontuações. Na parte da introdução, queria ressaltar o uso do filósofo Platão, foi simplesmente brilhante. Também gostaria de ressaltar o ótimo uso de conectivos. Parabéns, ótimo texto continue assim!

    • 0
  19. mano, eu to em choque KKKKJ sério, que redação mais… tenho nem palavras. Um dia a gente alcança esse nível, por enquanto sigo admirando essa redação ainda em meu nível iniciante, que justamente por isso não tenho nem moral para a corrigir, mas com meu conhecimento eu achei impecável, li os outros comentários e achei interessante os pontos que essas pessoas levaram em consideração, mas sério, ficou muito boa.*chef kiss*

    • 0
  20. Parabéns pela redação!!!!!!!! Vc me ajuda muito e espero que se dê muito bem.
    Adorei a redação, os argumentos, repertório, tudo completo.
    Só percebi um desvio da norma culta e isso pode prejudicar se n me engano na competência 1
    Mas parabéns mesmo, e continue assim!!
    Desenvolvimento e conclusão estão completos.Competência 1: 160;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 960.

    • 0
  21. que introdução perfeita!
    amei a forma como citou Platão e desenvolveu os argumentos ao longo do texto. sou nova nisso mas creio que sua redação está de 900 p mais,
    parabens!
    apenas atentar à alguns desvios da norma padrão mas muito bem estruturada e argumentada, com ótimo uso de palavras e argumentos que fogem do senso comum.
    940
    (por ai)

    • 0
  22. Cara, parabéns. Sua redação está incrível, e estaria pra mim na média dos 850 pra mais.
    Eu sou nova aqui, e eu estou aprendendo com a redação de todos. Espero chegar até o nível de vocês conforme os dias kkkk. Escrita, pontuação, e desenvolvimento assim é a minha meta de redação kkkk.
    Parabéns de verdade, continue assim!!

    • 0
  23. Parabéns, que redação linda . Merece 900 pontos
    competência 1 160
    competência2 160
    competência3 200
    competência4 160
    competência5 200
    Melhore nesses pontos e vai chegar aos 1000. Você escreve muitos bem! Tem pensamentos lógicos e uma boa conclusão. Só se atente alguns erros de coesão gramatical.

    • 0
  24. Redação maravilhosa muito bem pontuada, organizada e bem elaborada Concerteza vale 1000 pontos de tao perfeita.
    Sua redação estar super satisfatória e facil de entender oque voce fala abordando criticas construtivas continue assim e teras otimas notas.
    Provavelmente ficará entre 920 e 960; alguns erros de pontuação travam a leitura e podem deixar o corretor mal humorado, aí passa desatento quanto aos operadores argumentativos

    • 0
  25. muito boa, muito bom o uso de seus argumentos e sua conclusão. Mas apresenta poucos erros, tenta pensar um pouco mais nas palavras certas para usar em cada parte do texto, como ali você acabou se confundindo o uso das palavras “doentes psicológicos” e “doentes mentais”, estes são dois termos que simbolizam a mesma ideia, mas usando diferentes termos podem confundir o leitor

    Nota: 900

    • 0
  26. Estou impressionada ,sua redação está incrível demais. Os argumentos foram bem colocados e as citações usadas foram coerentes ao assunto abordado.
    Não sou tão boa em redação, e estou apaixonada pela forma que trilhou a sua,espero um dia chegar neste nível.
    Pretendo tirar uma das melhores notas e essa é terceira redação que li sua, me deixou mais entusiasmada para estudar.
    Sinceramente não sei nem como elogiar,ficou ótimo!
    Meus parabéns.

    • 0
  27. de fato é uma redação muito bem estruturada e organizada. sua introdução começou com uma citação impecável de Platão, sua tese contém dois pontos de vista onde são perceptíveis.
    pelo fato da sua tese conter dois argumentos, você conseguiu trabalhar no desenvolvimento e no desenvolvimento 2.
    sua proposta de intervenção também foi muito assídua, muito bem diagnosticada. notei agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento.
    o que me preocupou foram alguns erros de gramática, podendo comprometer o valor da C1, entretanto, é um texto muito bem elaborado e que pode ajudar muitas pessoas! parabéns!

    • 0
  28. Gostei muito da sua redação, também sonho em cursar medicina estou estudando muito para realizar esse sonho, creio que com muita fé em Deus, determinação, dedicação e esforço vamos chegar lá. Quero ser uma pediatra salvar vida de pequenos seres (criança).

    • 0
  29. Parabéns pela redação!!!!!!!! Vc me ajuda muito e espero que se dê muito bem.
    Adorei a redação, os argumentos, repertório, tudo completo……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 0
  30. Nossa Daniel, amei demais sua redação, eu sou péssima em redação, mas predendo fica boa assim igual você rsrs ☺️ meus parabéns 👏👏 👏 ficou muito boa a sua redação, eu pesso ajuda também para conseguir fazer uma boa redação, que puder me ajudar, eu agradeço 🙏❤️ porque sou muito ruim para fazer redação 😂

    • 0
  31. Em minha opinião, acredito que eu tenha encontrado algims defeitos em sua redação…
    Que seria a desproporção desigual entre os parágrafo.
    Cada um deles tem ser propositalmente de mesma estrutura se tratando do tamanho entre entras.
    O outro é que algumas palavras de repetem mais de 3 vezes e isso de certa forma, mesmo que seja pouco mais é retirado ponto por isso.

    • 0
  32. Meus parabéns pela redação! Teve poucos erros nela de forma geral.
    C1: 160
    C2: 200 (Repertório social, bastante, produtivo!)
    C3: 180 (Algumas falhas coesivas, como o “e”, na penúltima linha, pode provocar perda de em outras competências pela falta de “fluência” na redação.)
    C4: 200 (Recursos coesivos usados de forma adequada e sem exageros ou ausências.)
    C5: 180 (Estou com um pé atrás sobre o seu “modo”.)

    • 0
  33. Tem total conhecimento da norma culta e contextualiza com outras áreas do conhecimento, redação muito bem escrita é interessante, apesar de ser um tema mais “fácil” de escrever, fugiu dos padrões e é isso que todo corretor quer.
    Nota: 1000
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    • 0
  34. Parabéns pela redação, você demonstro que consegue dominar o 4 parágrafos, porém, senti falta somente de um dado científico que validasse tua opinião. Alguns erros de ortografia (Creio que foi o teclado
    Competência 1- 160 pois apresenta alguns desvios gramaticais;
    Competência 2- 180 aqui vai depender de qual relevância aos pontos soltos da sua redação o corretor vai dar – esse “precisa mudar” não me parece um bom desfecho de argumento;
    Competência 3- 200 pois apresenta fatos, informações e opiniões de modo contundente e bem articulado;
    Competência 4 – 200 sa de forma excelente os conectivos de ligação.
    total: 740

    • 0
  35. Parabéns pela redação. Ela apresentou diversos argumentos e conhecimentos de várias áreas. O único desvio ocorreu na questão gramatical. Palavras como a qual, sintomas, levarem apresentaram-se de forma equivocada ao longo do texto. Todavia, o autor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.

    C1: 160
    C2: 200
    c3: 200
    c4: 200
    c5: 200

    • 0
  36. C1: 160 (espero que alguns erros aí sejam de digitação, mas encontrei 12 erros/falhas estruturais) – muitos na Introdução! Começou nervoso, né?
    C2: 200 (abordagem completa, 3 partes, repertório legitimado e produtivo – o “Claúdio” tá fora kkkk mas corretor nenhum vai verificar isso se você já cumpriu os 200 no primeiro argumento)
    C3: 180 (aqui vai depender de qual relevância aos pontos soltos da sua redação o corretor vai dar – esse “precisa mudar” não me parece um bom desfecho de argumento)
    C4: 200 (Presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos, ausentes
    repetições e sem inadequação)
    C5: 180 (esse modo de “disponibilização de recursos do governo” tá mais pra condição, mas vá lá, um corretor de bom humor dá 200 aqui kkkkk)

    Nota- 940

    • 0
  37. Ótima redação,citando filósofos e destacando a importância de se ter uma visibilidade as pessoas com doenças mentais que sao isoladas e consideradas inaptos pela sociedade com certeza chegaria quase aos mil pontos!
    1- 200
    2-200
    3-180
    4-200
    5-200
    980 pontos!.
    Tendo só um delizes na gramatica mais ai isso vai se melhorando. Comecei agora no site só estou dando mimha opinião espero que ajude!

    • 0
  38. Parabéns, seguindo os critérios de avaliação.

    Há poucos desvios da norma culta da língua portuguesa. O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa. O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.
    Notas:
    Competência 1: 110;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Nota: 910

    • 0
  39. Se o cara é um mito? Sim, ele é. Escreve bem demais. Foi um excelente texto. Poucos desvios ortográficos, mesmo diante de uma prova tão cansativa. Ademais, demonstra um repertório sociocultural produtivo, um vocabulário surreal, demonstra domínio excelente da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, apresentando fatos e opiniões contundentes, além de ser super eficiente no uso dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e apresentar uma boa intervenção articulada à discussão proposta. Sua nota para mim é entre 920-960, pois depende do corretor.

    C1- 160, pois apresenta alguns desvios gramaticais;
    C2- 200, pois demonstra domínio excelente da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com pelo menos um repertório produtivo;
    C3- 200, pois apresenta fatos, informações e opiniões de modo contundente e bem articulado;
    C4- 200, usa de forma excelente os conectivos de ligação;
    C5- 160/200, pois tem uma boa proposta, mas pra mim faltou alguns detalhamentos para concluir com excelência.

    • 0
  40. O aluno demonstra total conhecimento de outras áreas, ademais possui vocabulário muito rico.
    A ideia de começar a introdução com alusão histórica ou citação e o modelo de redação que mais me sinto segura em fazer, o texto demonstra que o escritor soube organizar ideias e apresentar um texto muito coerente

    • 0
  41. Gostei muito da sua redação! Começou muito bem já usando um repertório sociocultural que relacionou bem com o tema. Sua tese também ficou bem clara e gostei do projeto de texto, visto que no D1 usou a primeira causa da tese e, no D2, a segunda causa da tese. Além do mais, a conclusão apresenta as 5 exigências. Parabéns e sucesso!!!!

    • 0
  42. C1: 160 (espero que alguns erros aí sejam de digitação, mas encontrei 12 erros/falhas estruturais) – muitos na Introdução! Começou nervoso, né?
    C2: 200 (abordagem completa, 3 partes, repertório legitimado e produtivo – o “Claúdio” tá fora kkkk mas corretor nenhum vai verificar isso se você já cumpriu os 200 no primeiro argumento)
    C3: 160/200 (aqui vai depender de qual relevância aos pontos soltos da sua redação o corretor vai dar – esse “precisa mudar” não me parece um bom desfecho de argumento)
    C4: 200 (Presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos, ausentes
    repetições e sem inadequação)
    C5: 160/200 (esse modo de “disponibilização de recursos do governo” tá mais pra condição, mas vá lá, um corretor de bom humor dá 200 aqui kkkkk)

    Provavelmente ficará entre 920 e 960; alguns erros de pontuação travam a leitura e podem deixar o corretor mal humorado, aí passa desatento quanto aos operadores argumentativos, por exemplo, e dá 160 no C4; vamos ver se acertei a nota kkkk

    • 0
  43. Parabéns sua redação está bem argumentada No entanto tem palavras que poderia ser cortadas pois não haveria necessidade delas, suas citações ótimas
    Alguns erros de ortografia (Creio que foi o teclado)
    Para mim no mínimo você tira uns 820 ou mais!
    Continua firme e forte que o 1000 está bem próximo não vou avaliar citando as competências para evitar erros..

    • 0
  44. sua redação está bem argumentada e escreveu conforme o tema. parabens!!
    tenho certeza que esse ano você consegue uma nota máxima dessa redação. Senti um pouco de erros mas isso pe completamente normal, mesmo assim você consegue ultrapassar ouns 800 pontos.
    A introdução e os desenvolvimentos ficou bem claro, a consluão está perfeita.

    • 0
  45. Competências:
    Competência 1: 160 pontos (não sei se alguns erros foram de digitação)
    Competência 2: 200 pontos
    Competência 3: 200 pontos
    Competência 4: 200 pontos
    Competência 5: 160 pontos
    Nota final: 920 pontos

    Parabéns, quem me dera chegar perto dessa nota! Fugiu do comum e arrasou, a nota pode ser até maior dependendo do humor do corretor kkkk

    • 0
  46. Muito boa sua redação, ta de parabéns
    torço para que chegue aos 1000 pontos
    todas as competências estão mais do que ok, esta tudo muito claro. Introdução perfeita, você mostrou que domina muito bem essa área e que ousado em colocar 5 parágrafos kkkk
    parabéns pela redação, arrasou…. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    • 0
  47. Caraca!! Tudo que a banca pede na cara deles kkk
    Adorei, repertório diverso, coeso, diferenciado. Proposta de intervenção completa e marca de autoria nata.
    Senti falta somente de um dado científico que validasse tua opinião, lembrando que o enem permite o uso de até dois dados dos textos motivadores, parafraseados, claro
    acredito que passe dos 900 tranquilo

    • 0
  48. Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 190 PONTOS.

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 170.

    Total 940

    • 0
  49. Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 180 PONTOS.

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 160.

    Total 920

    • 0
  50. Parabéns pela redação!!!!!!!! Vc me ajuda muito e espero que se dê muito bem.
    Adorei a redação, os argumentos, repertório, tudo completo.
    Só percebi um desvio da norma culta e isso pode prejudicar se n me engano na competência 1
    Mas parabéns mesmo, e continue assim!!
    Desenvolvimento e conclusão estão completos.

    • 0
  51. C1: 160 (espero que alguns erros aí sejam de digitação, mas encontrei 12 erros/falhas estruturais) – muitos na Introdução! Começou nervoso, né?
    C2: 200 (abordagem completa, 3 partes, repertório legitimado e produtivo – o “Claúdio” tá fora kkkk mas corretor nenhum vai verificar isso se você já cumpriu os 200 no primeiro argumento)
    C3: 160/200 (aqui vai depender de qual relevância aos pontos soltos da sua redação o corretor vai dar – esse “precisa mudar” não me parece um bom desfecho de argumento)
    C4: 200 (Presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos, ausentes
    repetições e sem inadequação)
    C5: 160/200 (esse modo de “disponibilização de recursos do governo” tá mais pra condição, mas vá lá, um corretor de bom humor dá 200 aqui kkkkk)

    Provavelmente ficará entre 920 e 960; alguns erros de pontuação travam a leitura e podem deixar o corretor mal humorado, aí passa desatento quanto aos operadores argumentativos, por exemplo, e dá 160 no C4; vamos ver se acertei a nota kkkk

    Sucesso, mano; parabéns por ter ajudado tanta gente em 2020!

    • 0
  52. Há poucos desvios da norma culta da língua portuguesa. O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa. O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.
    Notas:
    Competência 1: 160;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 960.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.