Na série televisiva “Grey’s Anatomy” é retratado um sistema de saúde eficiente em diversos âmbitos: apresenta alto investimento no tratamento de doenças que acometem a população, atendimento de excelência e conduta humanitária. Fora das telas, essa percepção existe apenas no imaginário coletivo, uma vez que a globalização propiciou a busca incessante pela acumulação de capital, a qual adentrou a ideia de compra da saúde conforme sobressaiu seu princípio de direito universal. Ademais, é preciso entender a saúde como objeto lucrativo, bem como o processo de desumanização da medicina.
Sob esse viés, nota-se que a lógica capitalista promove a venda contraditória de uma vida saudável, pois a indústria gera um problema para comercializar a solução. Nesse sentido, através dos versos “Corrida para vender cigarro, cigarro para vender remédio”, a banda Engenheiros do Hawaii denuncia a forma como as grandes corporações ditam o produto mais atraente com o intuito de manipular o consumo e ofertar a resolução da consequência vindoura, obtendo lucro em ambas as situações. Logo, para movimentar a indústria farmacêutica, o indivíduo é coagido a comprar o que é determinado pelo sistema, o qual, intencionalmente, é responsável pela dívida de várias enfermidades visando mercadorizar a saúde.
Por conseguinte, as instituições de cuidado são direcionadas às classes dominantes, ao passo que oferecem tratamento inadequado às que possuem pouco poder aquisitivo. À vista disso, no ensaio “Como morrem os pobres”, o autor George Orwell conta a sua trajetória em um hospital de Londres, o qual, inserido numa conjuntura elitista, assistia de modo cauteloso os pacientes ricos e relegava os pobres a procedimentos precarizados, já que a dignidade era definida pelo valor que se podia pagar. Desse modo, a medicina tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos – movida por interesses em detrimento da humanização.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar a mercantilização da saúde. Destarte, o Ministério da Educação deve criar projetos instrutivos que, por meio de campanhas na comunidade, exigem alertar a população acerca da influência da indústria dominante e a manipulação da mídia no consumo, orientando a participação política e social nas discussões propostas pela iniciativa, bem como questionando a conduta mercantilista da medicina, a qual promoverá eventos públicos com profissionais da saúde e ativistas que denunciem a ação midiática, a fim de estimular a cidadania e o conhecimento. Assim, o sistema de saúde moderno poderá se aproximar do ideário proposto pela série Grey’s Anatomy.
Mercantilização da Saúde
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Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução:
Bom repertório
Tese explicita, os dois argumentos ficaram um pouco difícil de detectar, mas no fim consegui.
Boa introdução, bem organizada.
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1° parágrafo: .
Bom uso do conectivo “Sob esse viés”
Bom repertório.
Seu argumento ficou meio confuso. Na introdução você deixa explicito que vai falar sobre a saúde como objeto lucrativo, isso está claro no seu argumento, mas falta se aprofundar mais.
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2° parágrafo:
Repertório muito bom e legitimado.
Seu argumento é muito bom, parabéns. No entanto faltou desenvolver mais, você coloca seu repertório e explica o que ele representa e depois já termina o parágrafo com um pequeno período argumentativo. Vou dar uma dica: transcreva para a folha de papel se sobrar muitas linhas argumente até dar o tanto adequado.
MUITO cuidado com uso de palavras difíceis e rebuscadas, o corretor não tem tempo de ficar procurando significados e pode deixar de entender todo um período por causa de uma palavra. Tente usar sempre uma linguagem acessível, pois você não sabe o nível “intelectual” do seu corretor.
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Conclusão:
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: correto
Detalhamento: correto
Efeito: correto
Que conclusão impecável, vou até salvar pra me inspirar.
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (achei menos que 2 erros, mas eu sou ruim nessa área então pode ter mais, por isso botei essa nota, consulte um professor)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (Muito boa sua argumentação, mas poderia ter explorado mais, deixado mais claro pro corretor e convencer do seu ponto de vista, cuidado para não parecer que está apenas expondo fatos)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
NOTA FINAL: 920
Você escreve muito bem, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem no meu instagram de estudos que é: study.anav, avisando que postou, porque aqui as mensagens são muito ruins😊. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Se você puder me dar a melhor correção, pois da muito trabalho corrigir assim com detalhes eu ficarei muito grata 😊 .
ESPERO TER AJUDADO!
jheniffer0407
Oi! Tudo bem?
Não sei se teu objetivo é uma redação para o ENEM, mas usarei os critérios dele pra correção, blz?
Segue:
C1: 160 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 200 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 160 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 200 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 200 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 920.
Ademais, eu amei tua redação! É meu objetivo de redação, HAUSHUAAHSU. Meus parabéns!