MERCADO DE TRABALHO PARA O JOVEM CONTEMPORÂNEO

  • 1

Debate-se muito, correntemente, que o mercado de trabalho para o jovem contemporâneo é um problema que vem sendo enfrentado no Brasil, pois para muitos Jovens de 18 a 24 anos é um desafio com enormes dificuldades, seja por insegurança; competitividade, ou até mesmo por não terem adquirido uma boa preparação acadêmica apropriada para ingressarem neste mercado bastante disputado. Por que existe a insegurança do Jovem na busca pelo seu Primeiro emprego? Os Jovens foram preparados para este momento?

Nota-se que muitos dos jovens se sentem inseguros ao saírem de sua residência familiar para vivenciar uma experiência nunca vista antes, pelo fato de muitos terem encontrado dificuldades emocionais para reagir a sua primeira entrevista de emprego ou desempenhar a função em seu novo ambiente de trabalho, também existem tribulações por conta das poucas ofertas e da alta quantidade de candidatos qualificados. O índice atual de Jovens de 18 a 24 anos que estão desempregados é de 29,7%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, grande parte não teve um aprendizado acadêmico qualificado que o prepara para esse momento. Como exemplo disso, tem-se Jovens que ficam extremamente nervosos em sua primeira entrevista de emprego, ou aqueles que conseguem até ingressar em seu primeiro emprego, porém apresentam diversas falhas, tais como; não são pontuais; não se vestem adequadamente; não sabem atender bem um Cliente, e estão despreparados para participarem de uma reunião, pois não foram preparados para falar publicamente.

Em virtude dos fatos mencionados, é necessário que haja implantação de Cursos técnicos qualificados pelo MEC, (Ministério da Educação), nas Escolas, para os Jovens que concluírem o ensino médio estejam preparados afim de enfrentar o Mercado de trabalho, Dessa forma, gerando mais empregos a Jovens e ocasionando em uma diminuição em massa do índice de desemprego, pois os Jovens são o futuro de uma sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá. Tudo bem, FireWall?
    Bom, seu texto está coerentemente desenvolvido, existe progressão textual e é uma temática extremamente pertinente à contemporaneidade, todavia é perceptível alguns erros gramaticais relacionados à pontuação, conectivos e alguns pontos em classificações verbais. Veja de forma ordenada:
    #. “”Mercado de trabalho(,) Dessa forma”: neste caso necessita-se de um ponto seguido, caso contrário a informação se torna cansativa;
    #. “Nota-se que muitos dos jovens se sentem inseguros ao saírem de sua residência familiar para vivenciar uma experiência nunca vista antes,( pelo fato de muitos terem)”: neste caso poderia-se usar uma frase conectiva, veja: ‘ uma vez que’ […], assim dando mais formalidade ao texto.
    #. “Além disso, grande parte não teve um aprendizado acadêmico qualificado que ( o prepara) para esse momento.”: nesta oração, o verbo “preparar” deveria estar conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo, já que que o verbo anterior “ter” está, também, no pretérito só que imperfeito.

    Obs: Também sou aprendiz e estou aqui apenas repassando o que sei.

    • 1
  2. Opa! Boa redação, você desenvolve bem o texto, porém vamos ressaltar alguns pontos:
    1. Na sua introdução, você fez duas perguntas e respondeu elas ao longo do texto, foi bacana. Porém suas respostas foram com poucas consistências, é bom evitar as perguntas, uma vez que se você observar as redações nota 1000, poucas seguem esse modelo, e você pode se perder no seu repertório.

    2. Precariedade de repertório sociocultural, citações, alusões…

    Alguns desvios gramaticais, como por exemplo
    (Não sabem atender bem um Cliente) letra minúscula.
    (O mercado de trabalho, Dessa forma) cadê o ponto final?

    3. Não observei muito, o detalhamento de sua proposta de intervenção.
    Mas enfim, está boa e você pode tirar 1000!!!

    Comp1 160
    Comp2. 140
    Comp3 160
    Comp4. 140
    Comp5. 120
    Nota: 720.

    • 1
  3. NOTA; 800.
    No seu caso, melhoraria a forma de apresentar os dados. Somado a isso, reformularia sua introdução, principalmente nas frases finais. Também escolheria retirar as siglas e colocar somente o nome do Instituto ou Ministério. Mudaria também a conclusão. Será que as ações escolhidas melhorariam esse problema? Entretanto, é uma boa redação.

    Exemplo:
    Em primeira análise, nota-se que muitos dos jovens se sentem inseguros ao saírem de sua residência familiar para vivenciar uma experiência nunca vista antes, pelo fato de muitos terem encontrado dificuldades emocionais para reagir a sua primeira entrevista de emprego ou desempenhar a função em seu novo ambiente de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice atual de Jovens de 18 a 24 anos que estão desempregados é de 29,7%. Em síntese, existem tribulações por conta das poucas ofertas e da alta quantidade de candidatos qualificados, fazendo com que essa problemática seja cada vez mais agravada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.