-Após uma pesquisa realizada pela concessionária Artemis sobre o uso de alcool no volante, foi constatado num aumento de 5% na quantidade de motoristas que fazem o uso de bebidas alcoolicas antes de dirigir, dentro do período de 2017-18. Com base nesses dados, inúmeros debates se realizaram com o intuito de formular medidas para combater a embriaguez ao volante, resultando na chamada “Lei Seca”, que visa apreender motoristas bêbados no volante, mas ainda assim, é recorrente a quantidades de pessoas embriagadas no trânsito.
-Primeiramente, deve-se ressaltar que o ato de beber antes de dirigir é oriunda de um sentimento de impunidade, onde diversas pessoas pensam que um “Copinho” de cerveja não traz grandes maleficios, seja para si, ou para terceiros, e que a embriaguez ao volante apenas se restringe aos sintomas mais visíveis da redução das atividades cognitivas.Para além disso, a adicção contribui bastante para essas estatísticas, tendo em vista que indivíduos alcoolatras possuem uma capacidade de discernimento menor, em relação à percepção dos malefícios do alcool no transito.
-E como resultado, os casos de acidente no transito se tornam recorrentes, onde a falta de impunidade, resultada da ausência de ações mais ostensivas por parte do poder público em cumprir a Lei Seca, tornam o ambiente propício para as estatísticas desanimadoras apresentadas pela Artemis.
-Portanto, com o intuito de tornar as vias públicas mais seguras, é necessário que o poder público, materializado pelo Ministério da Segurança Pública, em parceria com Estados e Municípios, aumentem a quantidade de “Blitz” nas vias públicas, aumentando também o efetivo policial para essas ações, e além disso, devem ser promulgadas ações mais duras contra os motoristas alcoolizados, como a suspenção definitiva na carteira de habilitação, prisões, e também a apreensão do veículo, com o intuito de inferir grandes prejuízos ao infrator, e fazê-lo a corigir suas ações no futuro.
beatrizana2
Olá, Felipe! É notório que você tem bastante propriedade sobre o assunto, discorrendo muito bem. Entretanto, uma redação tem toda uma estrutura e você não seguiu. Sugiro que você estude um pouco mais, para assim, você conseguir organizar mais suas ideias no texto. Dicas:
Abuse dos conectivos;
Deixe claros suas teses;
Na conclusão, evidencie: agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.
Bons estudos!!
Choclet
Oi, boa tarde, vou tentar corrigir sua redação ^^
– Introdução: bom repertório, eu só deixaria a tese (seus argumentos) mais evidentes.
– D1: faltou usar algum repertório.
– D2: faltou desenvolvimento e chamar mais atenção para as consequências do problema.
– Conclusão: boa proposta de intervenção, porém faltou colocar o meio/modo. Além disso, você construiu um parágrafo de período único, é melhor evitar isso e dividi-lo em frases, para ficar mais organizado.
– Geral: Tente colocar mais conectivos para ligar as frases e os parágrafos e citar pelo menos mais uma área do conhecimento, que não precisa necessariamente um dado de imã pesquisa (apesar de sempre ser bom colocar), pode ser uma música, livro, frase de filósofo, filme ou até série. Por exemplo, acho que a série “Bojack Horseman” se encaixaria bem no tema.
~ Boa sorte, a prática leva a perfeição.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
A introdução da redação é dividida em três partes:
CONTEXTUALIZAÇÃO
TEMA
TESE
Você não apresentou a sua tese, não adiantou os argumentos que serão defendidos ao longo do texto, e isso precisa ser feito.
Nos desenvolvimentos é adequado que você insira algum repertório sociocultural para contextualizar o tema da redação, pode ser um filme, livro, filósofo, etc.
Deve-se aplicar alguma outra área do conhecimento.
Destaque para o desenvolvimento 2: não há argumentação suficiente, nada que comprove sua opinião.
Nos parágrafos de desenvolvimento você deve explicar por que o problema ocorre, qual a causa, quem atinge, por acontece, quais as consequências. Culpe algo ou alguém e argumento em cima disso.
Na conclusão, a proposta de intervenção está completa, porém o parágrafo não é coeso, há 1 só período e isso fica confuso.
Obs: revise o uso da vírgula, as competências do ENEM e o tipo textual dissertativo argumentativo. É sempre legal dar uma revisada.
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 200
720
brenno_1822
O ponto mais critico da tua redaçao creio que tenha sido o segundo desenvolvimento, esta muito minimalista sem aprofundamentos. Recomendo que utilize de forma mais expansiva todos os paragrafos da tua redaçao, principalmente o D1 e o D2 que sao o nucleo da tua redaçao. Mas em questao de argumentaçao, opniao, e entendimento do tema achei otimo