Temas: lixo e poluição ambiental
Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim a reação a elas. Sob tal óptica, torna-se evidente que o Brasil diante do descarte irregular de lixo e poluição ambiental propende-se a respostas negativas, visto que vigora tratamentos de resíduos irresponsáveis, tendo como efeito consequências negativas nos mais diversificados nichos essenciais à existência, saudável, do ser humano. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura a fim de promover reações positivas defronte à problemática.
Em primeiro plano, é axiomático a contribuição da irresponsabilidade no descarte de lixo à perenização desse quadro deletério. Consoante às informações de Jean Paul Sartre, o homem é um ser livre e responsável por tudo o que faz. Destarte, fica claro que o atual contexto vai totalmente em “mão contrária” ao que é afirmado por Sartre, evidenciando que um país livre da degradação ambiental ainda não é, infelizmente, uma realidade brasileira.
Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação dos efeitos negativos que afetam diversas esferas importantes para a sociedade com a causa supracitada. De acordo com a Organização das Nações Unidas mais de 7 milhões de pessoas morrem, todos os anos, devido à poluição do ar. À luz dessa perspectiva, é inaceitável que um país que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo colabore com esta estatística que assola o planeta todo, sendo mister a implementação de ações a fim de mitigar esse imbróglio.
Depreende-se, portanto, a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Sustentável, a qual visará demonstrar aos alunos as práticas correlatas ao tratamento, correto, de seus próprios resíduos. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.
Nicoli
Oii, vim como pediu
Introdução
irregular de lixo e DA poluição (paralelismo)
existência, saudável, do ser humano (remova essas vírgulas)
Desenvolvimento 1
axiomático (????? Aconselho que substitua por algo mais claro, isso quer dizer o quê? Evite termos como destarte, imbróglio, ínterim, quiçá e outros, já vi que os corretores não gostam)
D2
Organização das Nações Unidas mais de 7 milhões (coloque vírgula depois de Unidas,)
…pessoas morrem, todos os anos, devido à poluição do ar. (Tire essas vírgulas, você seguiu a ordem de sujeito+verbo+tempo/modo, então não coloque vírgulas)
… maior bacia hidrográfica do mundo(qual? Exemplifique, bacia Amazonas, assim o corretor não terá que ficar no abstrato)
Proposta
Os cinco elementos estão um pouco confusos, vou ensinar um modelo que gosto, início o agente +ação. Meio+ detalhamento. Finalidade e fechamento cíclico. Apenas uma ação é válida desde que seja completa, então sugiro que simplifique, resolva só um problema.
Parabéns! Você argumentou e defendeu sua tese .
Se quiser que eu corrija uma próxima vez seu texto, avalie meu comentário como o melhor
ANGELMUSIC
HELLO. BOA NOITE !
Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar de forma imediata a sua tese.
* Usou correto os conectivos.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. Todos os agentes presentes….
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I : 180
# Competência II : 200
# Competência III: 180
#Competência IV: 200
# Competência V: 200
NOTA FINAL: 960
> CUIDADO SOMENTE COM O EXCESSO DE VIRGULAS MUITO PRÓXIMAS, ISSO TORNA A LEITURA UM POUCO CANSATIVA.
CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)
LetíciaAyla
Parabéns pela redação!
A introdução está ótima, você começou com a estratégia de abertura e logo em seguida trouxe a problematização e a tese. Nos desenvolvimentos você iniciou com tópico frasal do argumento, fez o embasamento do argumento e usou perfeitamente os conectivos. Além de fazer ótimas citações, trazer dados e explica- los. A sua conclusão também está ótima, você colocou em sua conclusão o agente, a ação, o modo, a finalidade, o detalhamento e ainda fez um um fechamento muito bom.