Nesses últimos dias o que tem tomado a atenção do Brasil e do mundo chama-se:”COVID-19″. Esse vírus foi descoberto a pouco tempo, mas já se expandiu tanto na mídia quanto pela sociedade. Mas o que é realmente esse vírus ?
Bem, o COVID-19 para alguns pode ser como uma gripe normal, mas para Idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma) pode ser mortal. O vírus traz alguns sintomas da gripe, porém para os indivíduos que fazem parte do grupo de risco, ele pode apresentar sintomas maiores, como a pneumonia.
A maioria dos países em todo o mundo estão de quarentena, e o objetivo é o mesmo: “impedir o agravamento e a expansão do vírus”. Cientistas correm contra o tempo para encontrar uma vacina que possa combater o vírus, e enquanto isso, cidadãos permanecem em casa para garantir sua própria segurança.
Se você liga a televisão o assunto é o mesmo:”COVID-19″, então você vai para internet e a primeira notícia é:”COVID-19″. Parece até que não tem para onde correr, não é mesmo? Mas o que está prejudicando a população é todo esse excesso de informações, que muitas das vezes são “FAKE NEWS” e a acaba gerando medo e até ansiedade.
De certa forma a mídia está tirando proveito da situação para ganhar audiência. Várias notícias falsas já foram desmascaradas. E embora os governos estejam tentando acalmar a população, a mídia tenta implantar o “pânico”, o que leva a várias pessoas a entrar em desespero por falta de informações verdadeiras e confiáveis.
Minha dica para você que está lendo essas informações é:”Procure informações confiáveis que possuem fontes seguras, mas não tenha muito excesso de informações, veja a penas o necessário para se manter informado. Procure relaxar e manter a calma, procure bons livros, filmes, algo que venha lhe causar entretenimento”. E lembre-se:”Não se pode confiar em tudo que a internet propaga”.
EnriqueJanoário
Olá Rana.
Parabéns pelo texto! Espero te ajudar com as minhas observações.
Não sei se está cursando o ensino médio e está treinado para o ENEM ou algum vestibular. Vou fazer meus apontamentos baseados nos critérios para essas redações.
Redações para essas provas são dissertativas argumentativas, na qual se desenvolve uma ideia e defende-a diante de um problema social. A sua redação não é dissertativa, mas sim expositiva, apresentando a situação do país com o coronavírus. Se essa redação fosse para alguma dessas provas ela reprovaria por não atender esse critério, mas não vou considerar isso.
Seu título faz um questionamento que você não responde no texto. O título precisa anunciar o que vem no texto.
Seu texto está longo sem necessidade, ele pode ser mais enxuto e direto.
Fiquei confuso com seus últimos parágrafos. No penúltimo você critica a mídia , mas no seguinte você pede para se informarem, sem definir os critérios para escolher veículos confiáveis.
Na sua conclusão intervenção você usa “minha dica”. Em dissertação-argumentativa não se usa primeira pessoa, o discurso é sempre impessoal. No entanto sua proposta de ação é boa . Vou dar uma nota só para você quantificar a sua redação.
Introdução = 200
Desenvolvimento 1 = 100
Desenvolvimento 2= 100
Desenvolvimento 3=150
Norma-culta = 200
Total =750
Mirtes
Boa Noite! O conteúdo de sua redação está coerente, você aborda de forma clara e sucinta.
Apenas, na parte que você escreve: “A maioria dos países em todo o mundo estão de quarentena”, basta escrever : A maioria dos países estão de quarentena, a colocação em todo o mundo deixa esta etapa em sua escrita redundante, veja, ao citar países já entendemos que faz parte do mundo, não tem como ser de outra forma. E em “veja a penas o necessário “, o apenas ficou a escrita do a separado do restante da palavra, não sei se foi erro de digitação ou na ortografia. Mas, no restante gostei de sua redação. Parabéns!
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever.
Vamos a redação:
Como sua produção textual é um convite ao debate eu acho muito importante esse tipo de menção aqui no site, visto que boa parte das redações estão este teor e muitos estão propagando inverdades sobre o assunto. É válido, também sempre atentarmos que o excesso que informações não é bom, e filtros de compreensão devem ser utilizados por cada um. Para o bem-estar e segurança de todos. (NÃO ENCONTREI ERROS ORTOGRÁFICOS EM SUA NOTIFICAÇÃO/MENSAGEM)