No século XVIII, com a primeira Revolução Industrial, a forma como muitos trabalhos eram feitos, principalmente nas fabricas, mudou radicalmente, com a produção mais ágil, em maior quantidade e com menos mão de obra. No hodierno, estamos próximos da quarta Revolução industrial e cada vez mais, os serviços estão mais mecanizados, entretanto o desemprego está cada vez maior e a tendência é esse fator piorar ainda mais, dessa forma torna-se possível notar também o aumento do número de empregos informais e a necessidade de maiores especializações para a contratação em um emprego formal.
Primeiramente, com o avanço da tecnologia, cada vez mais ela é implementada, não apenas no uso pessoal, mas também em locais de trabalho, afim de facilitar e otimizar o tempo de serviço, entretanto sua implementação em algumas áreas, intensifica o desemprego estrutural, assim pode ser observado o exemplo da Revolução Verde, que com os maiores níveis de mecanização do campo, houve uma diminuição dos empregos formais e o aumento do desemprego, em consequência disso, de 2012 a 2019, ouve uma diminuição de quase dois milhões de vagas de emprego nessa área.
Outrossim, com a diminuição das vagas de emprego formal, torna-se necessário cada vez mais formações acadêmicas e especializações para facilitar a busca por empregos, visto que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sessenta e cinco por cento das pessoas desempregadas, não tem ensino superior. Entretanto, com a mecanização do trabalho, ter feito cursos e especializações na área de tecnologia, também contribui para a empregabilidade, considerando que dessa forma, o indivíduo terá mais facilidade em se adaptar ao uso de maquinas e de novas tecnologias.
Portanto, para a chegada da quarta Revolução industrial, é preciso que algumas medidas sejam tomadas, afim de minimizar os efeitos negativos da mesma. Com isso, faz-se necessário o Governo Federal disponibilize verbas para o investimento em instituições de ensino profissionalizantes e devem ser feitas ações público-privadas, visando a criação de novos postos de trabalho. Cabe também as ONGs promoverem cursos pré-vestibulares de forma gratuita, para facilitar o acesso de pessoas mais pobres ao ensino superior, para assim, tentar facilitar a integração no mercado de trabalho.
Pauloh_fp
INTRODUÇÃO: Boa introdução, entretanto, destaco dois pontos. Primeiramente, você utilizou a vírgula de maneira equivocada algumas vezes, principalmente, ao usar os conectivos. Eu trocaria também a palavra hodierno por contemporaneidade ou atualidade, ficaria mais claro. Ademais,
D1: apesar de ter um pré argumento muito bom, senti um pouco de dificuldade sua em colocá-lo no texto…tente dividir em mais períodos, um só fica muito corrido e meio incoerente. Ah! e o correto seria “a fim”, que significa com o intuito de.
D2: semelhante ao D1, a divisão dos períodos dificultou a compreensão textual, além disso, você se contradiz um pouquinho com o “entretanto”. É difícil achar por emprego pela demanda de especializações mas fazer cursos ajuda na empregabilidade? Um pouquinho confuso.
CONCLUSÃO: conclusão boa! Porém, o “a fim” novamente e a falta de crase em “às ONGs” prejudicaram um pouco. Tente incluir mais um período de retomada de tese e conclusão à sua redação, ficara ainda melhor!
No mais, boa redação, acho que conseguiria uns 700 pontos. Parabéns e bons estudos!
Emanuel B
Obs: Sou novato.
Gostei bastante do seu texto. Porém, senti que deveria modificar seus repertórios, faltou mais detalhamento, por exemplo :(houve uma diminuição dos empregos formais e o aumento do desemprego, em consequência disso, de 2012 a 2019, ouve uma diminuição de quase dois milhões de vagas de emprego nessa área.) , donde saiu essa informação?
Também vi que houve erros na gramática, isso decairia bastante sua nota no C1.
(Sou aprnas um novato, então não preste muita atenção kkkk)
matheusjss.16
ANTES DE TUDO: Os textos são redigidos primeiro, também sou novato.
(C1) fábricas;
(C1) ‘… , cada vez mais,’
(C1) diversifique o: “cada vez mais”
(C4) diversifique os conectivos. (entretanto)
(C1) ” houve e não ouve”
(C1) têm, visto que concorda com pessoas, que está no plural.
(C4) a fim de, separado;
(C5) ambas as teses estão com apenas 3 elementos.
(C3) procure aprofundar o que seus repertórios destacam.
C1 – 80;
C2- 200;
C3 – 160;
C4 – 120;
C5 – 120;
————–
680
seu texto apresenta desvios de gramática, recomendo o canal ” Português com Letícia”, além disso, baixe a cartilha do Lucas Felpi e leia as redações para ter um bom norte de estruturas textuais.