O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, narra a história da cachorra Baleia, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas no Sertão, vive uma relação recíproca de verdadeira amizade e companheirismo com seu dono Fabiano e sua família. Contudo, no Brasil hodierno, a realidade da maioria dos bichos diverge totalmente da de Baleia, visto que são agredidos e abandonados , diante das tremendas dificuldades em combater os maus-tratos aos animais. Essa terrível situação ocorre tanto pela ineficácia das leis em punir os agressores, quanto pelo sentimento de superioridade do ser-humano, que só pensa em si próprio, o que atravanca o já precário desenvolvimento social do país.
Segundo a Declaração Universal do Direito dos Animais, todo animal deve ser respeitado e cuidado. Porém, essa garantia e vilipendiada, ja que milhares bichos são maltratados e agredidos, enquanto os responsaveis por tais barbaridades não são punidos de forma eficaz, pois as penas aplicadas pela justiça são muito brandas: reclusão de apenas três anos, ou uma multa, paga com o criminoso em liberdade, para continuar distribuindo violência contra seres inocentes e indefesos . Desse modo, a ineficiência das leis perpetua o cenário de maus-tratos à medida que garante a esses agressores a certeza de impunidade, o que causa um verdadeiro massacre animal todos os anos.
Ademais, o livro a Revolução dos Bichos, de George Orwell retrata a exploração e maus-tratos praticados pelo dono de uma fazenda contra seus animais. Nesse contexto, o ser humano realiza ações cruéis contra os bichos, simplesmente para satisfazer suas ambições e lucros, a exemplo de empresas de cosméticos , que utilizam cobaias vivas, submetidas a testes com produtos tóxicos que prejudicam sua saúde e podem levá -las à morte. Logo, o bem-estar e a vida de animais são prejudicados pela ideia errônea de superioridade nutrida pelo homem, que acha que pode manipular e destruir todas as demais formas de vida desde que isso o beneficie.
Destarte, é necessário que o Estado puna de forma eficaz indivíduos que cometam crimes contra os animais, por meio do Poder Legislativo, que deve formular leis que tornem esse tipo de crime inafiançável, além de aumentar o tempo de reclusão por esse delito, com o objetivo de combater os maus-tratos, e respeitar os bichos, e evitar que sejam dizimados aos milhares. Cabe ainda a essa instituição de poder incentivar o não uso de cobaias vivas, através de incentivos fiscais, com o objetivo de alcançar uma sociedade que ame os animais, como Baleia era amada por Fabiano.
bicodeviuva
👉 Essa introdução é PERFEITA com todas as letras soletradas !!! Um arraso, real. Eu corrigia muito texto, e ultimamente nem tanto. Acho que é a melhor introdução que já vi por ae …
👉 Ótimo desenvolvimentos. Desenvolveu 2 argumentos em torno de um ponto de vista. Além disso gostei muito das citações legitimadoras/repertório sócio cultural. George Orwell realmente foi bem pensando para o tema em questão. Sem falar que o livro tem uma ótima narrativa e pode ser bem reconhecida pela própria banca.
👉Sua intervenção é ótima. Apresenta 1 proposta meio que dividida em duas partes. (Aqui eu vou dar um ponto de vista meu sobre como os corretores da plataforma corrigem as minhas intervenções). Para tanto, eu vejo uma falta de detalhamento na na segunda parte, coisa que acontece muito quando somos muito objetivos. Por outro lado, tamanha objetividade deixa o período muito bom. Sem detalhamento, mas deixa.
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim!
Bom…
Eu gostei bastante da sua introdução
Seu desenvolvimento 1 tem alguns erros de acentuação, mas deu para entender e seu argumento bem como relacionar com o tema. Além disso, seu repertório teve relação com seu argumento e você soube contextualizá-lo bem.
Seu desenvolvimento 2 está ótimo. Você apresentou um bom repertório que também coube no seu argumento.
Sua conclusão ficou muito boa também. Você soube apresentar de forma concreta o AGENTE, o MEIO/MODO, a AÇÃO, a FINALIDADE e o DETALHAMENTO.
Você usou bem os conectivos.
E é isso.
Parabéns, gostei bastante do seu texto.
Continue praticando.
Espero ter ajudado.