Maternidade compulsória no Brasil

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Desde a infância, as garotas são incentivadas a terem uma visão familiar envolvendo filhos, fazendo com que a mulher que decide não ser mãe, seja desvalorizada. Diante desse conceito, a Bíblia – livro sagrado dos cristãos- mostra essa realidade ao retratar a história de Ana, uma mulher que era estéril, e por esse motivo era rejeitada. Não diferente da realidade, as pressões sociais e o preconceito, são frutos da maternidade compulsória no Brasil, tornando-se uma dificuldade preocupante.

A vista disso, contempla-se a intensidade que é imposta sobre o corpo feminino a respeito da necessidade de procriar. Com isso, a escola torna-se uma grande influenciadora no fator da reprodução obrigatória, pois em matérias como biologia, são decretados assuntos que incentivam tal conceito, com a obrigatoriedade de se seguir o ciclo: nascer, crescer e reproduzir. Todavia, essa demonstração torna-se desrespeitosa ao concluir-se que o corpo da mulher é comandado por seus desejos e caso a fertilização não seja um deles, a sociedade deve respeitar.

Outrossim, é evidente que há uma exclusão social sobre as mulheres que não geram filhos, tanto por vontade própria, quanto por alguma enfermidade. Ademais, a revista “Veja” realizou uma pesquisa que refletiu sobre os resultados de que, cerca de 60% das mulheres que não engravidam durante a idade juvenil/adulta sofrem algum tipo de preconceito. Sob essa visão, constata-se uma preocupação social e educacional para com as vítimas, pois tal situação não é intervida atualmente, podendo resultar até mesmo em doenças mentais ou isolamento social, que por sua vez, são prejudiciais à saúde da vítima.

Logo, é concluinte que a população necessita redefinir a forma com que se é respeitada as mulheres. Com esse conceito, conclui-se que é dever do Ministério da Saúde juntamente com a Mídia – Órgãos responsáveis pela saúde e influência social -, respectivamente, promover educação social a respeito da maternidade compulsória no Brasil, por meio de cartazes e anúncios publicitários, com a intenção de concientizar a sociedade e prevenir que preconceitos resultantes da problemática sejam mantidos.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem? Eu sou iniciante aqui, então talvez fique uma correção não tão boa, mas vou tentar te ajudar com alguns erros que eu encontrei.

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 100 pontos

    Encontrei algumas repetições exageradas no seu texto. Isso deixa sua redação redundante e é péssimo para quem ler. Busque variar seu vocabulário para ter uma nota melhor e chegar no Enem arrasando!
    Também tem erros de pontuação ( Não vou abordar muito isso porque também cometo esses erros).
    Além disso, existe uma informalidade recorrente em várias partes da a redação. Isso não obedece a estrutura de um texto dissertativo e pode te prejudicar em sua nota final. Indico treino para isso não continuar acontecendo.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 120 pontos

    Você compreende a estrutura do texto dissertativo, no entanto, comete muitos erros nos desenvolvimentos dos seus parágrafos. Vou falar de cada um deles:
    A sua introdução aborda bem o tema e isso é muito bom! Você usa a bíblia para desenvolver seu parágrafo e ficou excelente. Ainda você coloca a maternidade compulsória como um problema, também muito bom. Entretanto, acho que faltou uma finalização melhor para sua tese. Exemplo: Isso também se reflete na realidade uma vez que as pressões sociais e o preconceito são consequências da maternidade compulsória no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
    ( Fica um fim de tese melhor e você deixa claro que vai desenvolver ela nos próximos parágrafos).
    Segundo parágrafo traz dados e é melhor desenvolvido. Só acho que o “Ademais” precisa se substituído para ficar melhor o texto.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160

    Você trouxe informações adicionais boas e soube usá-las. No entanto, acho que poderia trazer mais argumentos e se aprofundar melhor neles. Assim esteticamente sua redação ficaria melhor.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 180 pontos

    Sua redação tem coerência e coesão. Você conseguiu usar bem os conectivos, apesar de cometer alguns erros.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 140 pontos.

    Sua intervenção tem os pontos necessários, mas tem algumas coisas que podem ser melhoradas. Também fiquei incomodada com o uso sem necessidade da palavra conclusão.
    O início pode ser melhorado. Exemplo: Logo, é necessário medidas para resolver o impasse. ( Fica melhor assim).
    A seguir você fala que o Ministério da Saúde precisa se unir com a Mídia para resolver o problema. Acho que poderia ter se aprofundado mais na intervenção.
    Exemplo: O Ministério da Saúde em conjunto com a Mídia ( proposta). Com o objetivo ( aprofunde sua ideia) a fim de frear a maternidade compulsória. Pronto! Proposta finalizada obedecendo todos os pontos exigidos nessa competência e seguindo esse ponto você já terá uma nota final melhor.

    Nota final: 700 pontos ( Só corrigir sua redação como são corrigidas às minhas)

    Gostei do seu texto! Resolvendo esses problemas tenho certeza que irá tirar uma nota bem alta. Boa sorte!

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  2. adorei o tema da sua redação.
    gostei bastante dos seus desenvolvimentos, cuidados apenas com a repetição de palavras e procure usar sinônimos.
    sua conclusão esta legal mas a parte ” juntamente com a mídia” achei um pouco desconexo você poderia ter usado “em conjunto com a mídia” .

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  3. Olá, boa noite!
    Vou analisar sua redação (Não sou especialista, mas tenho alguns conhecimentos).
    Sua introdução está coerente.
    Os desenvolvimentos também e isso é ótimo!!
    Sua redação tem lógica e está ligada!
    Introdução “Não diferente…” troque por outro, por exemplo, “Não obstante a realidade”
    Conclusão – “juntamente com a Mídia…” juntamente e a mesma coisa de com, troque por “juntamente ao”

    C1 = 160 pontos.
    C2 = 160 pontos.
    C3 = 200 pontos.
    C4 = 180 pontos.
    C5 = 160 (falta o detalhamento, adicione e conseguirá os 200 pontos).

    total = 860 pontos. (Quase 900, veja no que pode melhorar).

    Parabéns!!!!
    Continue assim, não pare, você vai longe!!!

    Assinado: Vitória.

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