Desde a infância, as garotas são incentivadas a terem uma visão familiar envolvendo filhos, fazendo com que a mulher que decide não ser mãe, seja desvalorizada. Diante desse conceito, a Bíblia – livro sagrado dos cristãos- mostra essa realidade ao retratar a história de Ana, uma mulher que era estéril, e por esse motivo era rejeitada. Não diferente da realidade, as pressões sociais e o preconceito, são frutos da maternidade compulsória no Brasil, tornando-se uma dificuldade preocupante.
A vista disso, contempla-se a intensidade que é imposta sobre o corpo feminino a respeito da necessidade de procriar. Com isso, a escola torna-se uma grande influenciadora no fator da reprodução obrigatória, pois em matérias como biologia, são decretados assuntos que incentivam tal conceito, com a obrigatoriedade de se seguir o ciclo: nascer, crescer e reproduzir. Todavia, essa demonstração torna-se desrespeitosa ao concluir-se que o corpo da mulher é comandado por seus desejos e caso a fertilização não seja um deles, a sociedade deve respeitar.
Outrossim, é evidente que há uma exclusão social sobre as mulheres que não geram filhos, tanto por vontade própria, quanto por alguma enfermidade. Ademais, a revista “Veja” realizou uma pesquisa que refletiu sobre os resultados de que, cerca de 60% das mulheres que não engravidam durante a idade juvenil/adulta sofrem algum tipo de preconceito. Sob essa visão, constata-se uma preocupação social e educacional para com as vítimas, pois tal situação não é intervida atualmente, podendo resultar até mesmo em doenças mentais ou isolamento social, que por sua vez, são prejudiciais à saúde da vítima.
Logo, é concluinte que a população necessita redefinir a forma com que se é respeitada as mulheres. Com esse conceito, conclui-se que é dever do Ministério da Saúde juntamente com a Mídia – Órgãos responsáveis pela saúde e influência social -, respectivamente, promover educação social a respeito da maternidade compulsória no Brasil, por meio de cartazes e anúncios publicitários, com a intenção de concientizar a sociedade e prevenir que preconceitos resultantes da problemática sejam mantidos.
Nanda900
Olá, tudo bem? Eu sou iniciante aqui, então talvez fique uma correção não tão boa, mas vou tentar te ajudar com alguns erros que eu encontrei.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 100 pontos
Encontrei algumas repetições exageradas no seu texto. Isso deixa sua redação redundante e é péssimo para quem ler. Busque variar seu vocabulário para ter uma nota melhor e chegar no Enem arrasando!
Também tem erros de pontuação ( Não vou abordar muito isso porque também cometo esses erros).
Além disso, existe uma informalidade recorrente em várias partes da a redação. Isso não obedece a estrutura de um texto dissertativo e pode te prejudicar em sua nota final. Indico treino para isso não continuar acontecendo.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. 120 pontos
Você compreende a estrutura do texto dissertativo, no entanto, comete muitos erros nos desenvolvimentos dos seus parágrafos. Vou falar de cada um deles:
A sua introdução aborda bem o tema e isso é muito bom! Você usa a bíblia para desenvolver seu parágrafo e ficou excelente. Ainda você coloca a maternidade compulsória como um problema, também muito bom. Entretanto, acho que faltou uma finalização melhor para sua tese. Exemplo: Isso também se reflete na realidade uma vez que as pressões sociais e o preconceito são consequências da maternidade compulsória no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
( Fica um fim de tese melhor e você deixa claro que vai desenvolver ela nos próximos parágrafos).
Segundo parágrafo traz dados e é melhor desenvolvido. Só acho que o “Ademais” precisa se substituído para ficar melhor o texto.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Você trouxe informações adicionais boas e soube usá-las. No entanto, acho que poderia trazer mais argumentos e se aprofundar melhor neles. Assim esteticamente sua redação ficaria melhor.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 180 pontos
Sua redação tem coerência e coesão. Você conseguiu usar bem os conectivos, apesar de cometer alguns erros.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 140 pontos.
Sua intervenção tem os pontos necessários, mas tem algumas coisas que podem ser melhoradas. Também fiquei incomodada com o uso sem necessidade da palavra conclusão.
O início pode ser melhorado. Exemplo: Logo, é necessário medidas para resolver o impasse. ( Fica melhor assim).
A seguir você fala que o Ministério da Saúde precisa se unir com a Mídia para resolver o problema. Acho que poderia ter se aprofundado mais na intervenção.
Exemplo: O Ministério da Saúde em conjunto com a Mídia ( proposta). Com o objetivo ( aprofunde sua ideia) a fim de frear a maternidade compulsória. Pronto! Proposta finalizada obedecendo todos os pontos exigidos nessa competência e seguindo esse ponto você já terá uma nota final melhor.
Nota final: 700 pontos ( Só corrigir sua redação como são corrigidas às minhas)
Gostei do seu texto! Resolvendo esses problemas tenho certeza que irá tirar uma nota bem alta. Boa sorte!
Cristiiina
adorei o tema da sua redação.
gostei bastante dos seus desenvolvimentos, cuidados apenas com a repetição de palavras e procure usar sinônimos.
sua conclusão esta legal mas a parte ” juntamente com a mídia” achei um pouco desconexo você poderia ter usado “em conjunto com a mídia” .
Milly4038
Olá, boa noite!
Vou analisar sua redação (Não sou especialista, mas tenho alguns conhecimentos).
Sua introdução está coerente.
Os desenvolvimentos também e isso é ótimo!!
Sua redação tem lógica e está ligada!
Introdução “Não diferente…” troque por outro, por exemplo, “Não obstante a realidade”
Conclusão – “juntamente com a Mídia…” juntamente e a mesma coisa de com, troque por “juntamente ao”
C1 = 160 pontos.
C2 = 160 pontos.
C3 = 200 pontos.
C4 = 180 pontos.
C5 = 160 (falta o detalhamento, adicione e conseguirá os 200 pontos).
total = 860 pontos. (Quase 900, veja no que pode melhorar).
Parabéns!!!!
Continue assim, não pare, você vai longe!!!
Assinado: Vitória.