Doutor

Mas não quero me meter com gente louca, Alice observou. — Oh! É inevitável, disse o Gato, somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca

  • 0

NAO E MODELO ENEM

A redaçao e modelo PAS/UnB, gostaria que apresentassem os erros, incoerencias, dessem opiniao sobre a argumentaçao e etc,sem nota (caso conheça o PAS e saiba como funciona a nota, eu aceito).Obrigada!

Atualmente, a medicina vem se desenvolvendo rapidamente, tanto em seus tratamentos para doenças antes incuráveis, quanto em diagnósticos. A sociedade se apresenta doente mentalmente, e tal adversidade ocasiona diagnósticos precoces e frequentes problemas psíquicos. A maior parte da população, seja brasileira ou mundial, apresenta algum distúrbio da psique, determinada formalmente por uma investigação medica. Tal exagero de determinaçoes de problemas psicológicos e
é um problema a ser resolvido.

Na serie ‘’The Handmaid’s Tale’’ é apresentado ao publico óbices que levam a mulheres serem exploradas para a geração de crianças. A exploração diária faz com que uma das personagens, chamada Ofwarren, se deprima e comece a apresentar um índice de instabilidade mental. Como a personagem, diversos cidadãos por suas adversidades diárias, abusos e agressões, acabam por adquirir uma aflição cognitiva, como o transtorno de ansiedade generalizada, que é uma das doenças que mais são diagnosticadas em jovens e adolescentes.

Alem disso, a excessividade de diagnósticos psicológicos é um problema a ressaltar. Tais devem ser analisados criteriosamente, para assim prescrever tratamentos para aquele que realmente precisa. Todos os indivíduos existentes possuem seus problemas, assim como a vida determina, seja em relação a aparência,emprego,família e etc, não sendo esse motivo para trata-lós como ‘’anormais’’. Um exemplo de ‘’falso’’ diagnóstico é apresentado na série ‘’Euphoria’’, em que a personagem Jules e internada pela mãe por se assumir transexual e não se agradar com o próprio corpo.

De acordo com os fatos ressaltados,é perceptível que nem todos são ‘’loucos’’ ou possuem psicopatia, mas que tendem a isso por conta dos grandes problemas sociais ou são vítimas de diagnósticos adiantados e pobres em detalhes. Dessa maneira, é preciso que a sociedade se mobilize e se disponha a não levar tudo como ‘’transtorno’’, deixando de tratar pequenas coisas como motivos de internação, tratamento e para uso de remédios.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, colega. Tudo bem? Espero que sim. :)
    Eu não conheço o modelo da UnB, mas vou tentar ajudar do modo que você citou, espero que seja de ajuda. :) Copiei e colei a sua redação aqui abaixo. Vou colocando anotações minhas em [LETRA MAIÚSCULA] para destacar. Não estou vendo opção aqui de colocar em negrito ou de mudar a cor.
    ——————————————————————

    Atualmente, a medicina vem se desenvolvendo rapidamente, tanto em seus tratamentos para doenças antes incuráveis, quanto em diagnósticos. A sociedade se apresenta doente mentalmente, [NÃO GENERALIZAR. ESTÁ DIZENDO QUE A SOCIEDADE INTEIRA ESTÁ DOENTE MENTALMENTE, O QUE NÃO É VERDADE. PREFIRA DIZER “UMA GRANDE PARTE DA SOCIEDADE” OU “MUITAS PESSOAS” A GENERALIZAR] e tal adversidade ocasiona diagnósticos precoces e frequentes problemas psíquicos. [FALTOU UM POUCO DE COESÃO E DE COERÊNCIA. O FATO DE VOCÊ CITAR QUE A MEDICINA ESTÁ SE DESENVOLVENDO RAPIDAMENTE – INCLUSIVE EM DIAGNÓSTICOS – E SOBRE AS DOENÇAS MENTAIS OCASIONAREM DIAGNÓSTICOS PRECOCES. ALÉM DISSO, “DIAGNÓSTICO PRECOCE” NÃO É ALGO RUIM, É ALGO BOM. NÃO TEM COERÊNCIA VOCÊ CITAR QUE UMA ADVERSIDADE PROVOCA ALGO BOM. POR EXEMPLO: ALGUÉM COM CÂNCER OU COM ALZHEIMER… O IDEAL É QUE ELAS TENHAM UM DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA QUE, ASSIM, O TRATAMENTO SEJA FEITO DESDE O INÍCIO DA DOENÇA. DIAGNÓSTICO PRECOCE É ANTECIPADO, NÃO QUER DIZER QUE ESTEJA ERRADO. VALE CITAR TAMBÉM QUE VOCÊ NÃO PODE DIZER QUE A ADVERSIDADE (DOENÇA MENTAL) OCASIONA “FREQUENTES PROBLEMAS PSÍQUICOS”, POIS O PROBLEMA PSÍQUICO JÁ É A PRÓPRIA ADVERSIDADE QUE CITOU NO TEXTO]. A maior parte da população, seja brasileira, [NÃO MISTURA “OU” COM “SEJA”] SEJA mundial, apresenta algum distúrbio da psique, determinada formalmente por uma investigação medica [MÉDICA]. Tal exagero de determinaçoes [DETERMINAÇÕES] de problemas psicológicos é um problema a ser resolvido.

    Na serie [SÉRIE] ‘’The Handmaid’s Tale’’, [VÍRGULA, ADJ. ADVERBIAL ANTECIPADO A PARTIR DE 3 PALAVRAS] é apresentado ao publico [PÚBLICO] óbices que levam a [REGÊNCIA DO VERBO LEVAR. COLOQUE: (…) LEVAM MULHERES A SEREM (…)] mulheres serem exploradas para a geração de crianças. A exploração diária faz com que uma das personagens, chamada Ofwarren, se deprima e comece a apresentar um índice de instabilidade mental. Como a personagem, diversos cidadãos, [VÍRGULA] por suas adversidades diárias, abusos e agressões, acabam por adquirir [PREFIRA FORMA DIRETA: ADQUIREM] uma aflição cognitiva, como o transtorno de ansiedade generalizada, que é uma das doenças que mais são diagnosticadas em jovens e [EM] adolescentes. [PARALELISMO. SE COLOCAR “EM” PARA “JOVENS”, COLOQUE TAMBÉM “EM” ANTES DE “ADOLESCENTES]. [OBSERVAÇÃO: FEZ UM EXCELENTE TRABALHO DE ALUSÃO COM A SÉRIE, PARABÉNS! =D].

    Alem [ALÉM] disso, a excessividade de diagnósticos psicológicos é um problema a ressaltar. Tais devem ser analisados criteriosamente, para assim [(…) CRITERIOSAMENTE PARA, ASSIM, (…) O “ASSIM”, ADVÉRBIO DE MODO, QUE DEVE SER POSTO ENTRE VÍRGULAS. LEMBRANDO QUE AS VÍRGULAS SÃO FACULTATIVAS DO “ASSIM”, POIS ELE ESTÁ EM APENAS UMA PALAVRA. A OBRIGATORIEDADE É PARA A PARTIR DE 3 PALAVRAS. MESMO ASSIM, É RECOMENDADO COLOCAR AS VÍRGULAS.] prescrever tratamentos para aquele que realmente precisa. Todos os indivíduos existentes [TIRE A PALAVRA EXISTENTE, POIS TODOS OS INDIVÍDUOS QUE ESTÃO VIVOS SÃO “EXISTENTES”. BUSQUE SER SIMPLES E O MAIS OBJETIVA POSSÍVEL] possuem seus problemas, assim como a vida determina, [A VIDA NÃO DETERMINADA NADA, SÃO CONSEQUÊNCIAS DE NOSSAS AÇÕES. DE QUALQUER MODO, ISSO É SER SUBJETIVA E TRANSMITIR OPINIÃO NO TEXTO. EVITE ISSO. SEJA O MAIS OBJETIVA POSSÍVEL] seja em relação a aparência,emprego,família e etc, [NÃO COLOQUE “E” ANTES DE “ETC”. “ETC” É FINALIZADO COM UM PONTO FINAL. POR EXEMPLO, SE QUISESSE COLOCAR O “ETC”, SERIA: (…) FAMÍLIA ETC., NÃO SENDO ESSE MOTIVO (…)
    DE QUALQUER MODO, NÃO COLOQUE “ETC” EM SUAS REDAÇÕES, É MUITO INFORMAL. PREFIRA USAR “ENTRE OUTROS”] não sendo esse motivo [SE REFERIU-SE A “PROBLEMAS”, COLOQUE NO PLURAL: ESSES MOTIVOS SUFICIENTES] para trata-lós [TRATÁ-LOS] como ‘’anormais’’. Um exemplo de ‘’falso’’ diagnóstico é apresentado na série ‘’Euphoria’’, em que [A QUAL] a personagem Jules e [É] internada pela mãe por [PELO FATO DAQUELA (AQUELA, JULES) TER SE ASSUMIDO TANSEXUAL] se assumir transexual [AMBÍGUO. EU ENTENDI QUE FOI A JULES QUE SE ASSUMIU. CONTUDO, FICA AMBÍGUO. VOCÊ PODE SE PERGUNTAR: QUEM SE ASSUMIU TRANS? A MÃE OU A FILHA?] e não se agradar com o próprio corpo.

    De acordo com os fatos ressaltados,é perceptível que nem todos são ‘’loucos’’ ou possuem psicopatia, mas que tendem a isso por conta dos grandes problemas sociais ou são vítimas de diagnósticos adiantados e pobres em detalhes [DIAGNÓSTICOS ERRÔNEOS, NÃO PRECOCES]. Dessa maneira, [MUITO BEM! ESTÁ USANDO MUITO BEM OS RECURSOS COESIVOS, PARABÉNS!] é preciso que a sociedade se mobilize e se disponha a não levar tudo como ‘’transtorno’’, deixando de tratar pequenas coisas como motivos de internação, [DE] tratamento e [DE] uso de remédios [PARALELISMO].

    VOCÊ ESTÁ INDO MUITO BEM, PARABÉNS! CONTINUE PRATICANDO, VOCÊ VAI LONGE!
    NÃO SE ESQUEÇA DE BUSCAR SEMPRE SER OBJETIVA E O MAIS CLARA POSSÍVEL NAS SUAS REDAÇÕES. FRASES CURTAS E OBJETIVAS. PARABÉNS PELO CORRETO USO DOS TERMOS COESIVOS. QUERO VER MAIS REDAÇÕES SUAS POR AQUI, XD. ABRAÇO GRANDE, ESPERO TER AJUDADO.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.