Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde essa se padroniza pela ausência de conflitos. Contudo, ao observar a realidade, nota-se que que o exposto de More apresenta um equívoco, uma vez que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet coíbe a conclusão do plano do autor. Dessa maneira, em razão do silenciamento midiático e de uma lacuna escolar, emerge uma triste realidade, que necessita de urgente atenção.
Primordialmente, faz-se importante citar o negligenciamento midiático como sendo um fator fomentador do problema. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse viés, percebe-se que a mídia, geralmente, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, colabora com a propagação do problema, já que a omissão dos meios comunicativos acerca da manipulação das ações do usuário pela coletagem de dados na internet impede a sociedade de ter conhecimento sobre esse tema, dificultando a erradicação dessa problemática.
Ademais, a questão encontra forma de expansão na base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna no âmbito escolar. No que tange à manipulação do comportamento do usuário na esfera digital, verifica-se uma latente influência dessa causa, pois a escola tem falhado com o seu dever de prevenir e reverter o problema, visto que não tem trazido esse conteúdos às salas de aula.
Portanto, a fim de mitigar os efeitos desse fato, medidas devem existir. Para isso, urge que o Tribunal de Contas da União libere capital que, por intermédio do MEC, será convertido na realização de palestras com a presença de especialistas em publicidade digital, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado, objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Jobson
Competência l (200): Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. Nesse sentido, você quase não cometeu desvios, demonstrando ótimo domínio da língua portuguesa. Parabéns!
– concordância: esses conteúdos
– Para deixar o vocabulário do seu texto mais sofisticado, evite o gerundismo.
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Competência ll (200):Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Apresentou uma ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e levantou a tese a ser defendida. Ótimo!
– Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção a Thomas More, Kant e Pierre Bourdieu – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Muito bem!
– Observação: Retome a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Apenas após isso, inicie a intervenção.
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação a solução, síntese da idéias ou conseqüência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
– Aprofunde a justificativa da tese 2, pois está pouco argumentativa. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.
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Competência lV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Desenvolvimento 1: Construa períodos sempre curtos. Estes, se longos, prejudicam a fluidez, a coesão e a estética do texto. Estes três pontos são imprescindíveis a um ótimo texto.
– O elemento coesivo “onde” foi usado de maneira inadequada. Substitua por “a qual se padroniza”
– Evite clichês como “medidas devem existir”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto. Nesse caso, faça retomada de tese.
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
Para isso, urge que o Tribunal de Contas da União (AGENTE) libere capital (AÇÃO) que, por intermédio do MEC (MODO/MEIO), será convertido na realização de palestras com a presença de especialistas em publicidade digital, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado (DETALHAMENTO) , objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (FINALIDADE)
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Nota: 920
VitóriaPiloto
Oi Dani,
Sua introdução foi muito boa, a tese ficou bem clara. Você se apropriou do uso de nexos, o que é muito bom.
Os parágrafos estão muito organizados.
A colega ali em cima apontou certo o uso do pronome “onde” de forma errada. Ele só pode ser usado quando se indica lugares *físicos*. Ali, poderia mudar para o pronome: “em que”.
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Olá, tudo bem?
Primeiramente, ali no primeiro período você faz uso do advérbio ”onde” que se refere a lugar, então o uso está impróprio. O segundo período foi iniciado por conjunção adversativa e isso não se aplica a regra ditada.
Fez bom uso dos conectivos!
Sua tese ficou bem clara e coesa ao decorrer do texto!
A conclusão deveria ter sido mais detalhada e eu aconselharia a fazer um fechamento em cada parágrafo.
Bom texto!