Manipulação do usuário pelo controle de dados na internet

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde essa se padroniza pela ausência de conflitos. Contudo, ao observar a realidade, nota-se que que o exposto de More apresenta um equívoco, uma vez que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet coíbe a conclusão do plano do autor. Dessa maneira, em razão do silenciamento midiático e de uma lacuna escolar, emerge uma triste realidade, que necessita de urgente atenção.

Primordialmente, faz-se importante citar o negligenciamento midiático como sendo um fator fomentador do problema. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse viés, percebe-se que a mídia, geralmente, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, colabora com a propagação do problema, já que a omissão dos meios comunicativos acerca da manipulação das ações do usuário pela coletagem de dados na internet impede a sociedade de ter conhecimento sobre esse tema, dificultando a erradicação dessa problemática.

Ademais, a questão encontra forma de expansão na base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna no âmbito escolar. No que tange à manipulação do comportamento do usuário na esfera digital, verifica-se uma latente influência dessa causa, pois a escola tem falhado com o seu dever de prevenir e reverter o problema, visto que não tem trazido esse conteúdos às salas de aula.

Portanto, a fim de mitigar os efeitos desse fato, medidas devem existir. Para isso, urge que o Tribunal de Contas da União libere capital que, por intermédio do MEC, será convertido na realização de palestras com a presença de especialistas em publicidade digital, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado, objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

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3 Correções

  1. Competência l (200): Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. Nesse sentido, você quase não cometeu desvios, demonstrando ótimo domínio da língua portuguesa. Parabéns!
    – concordância: esses conteúdos
    – Para deixar o vocabulário do seu texto mais sofisticado, evite o gerundismo.

    Competência ll (200):Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Apresentou uma ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e levantou a tese a ser defendida. Ótimo!
    – Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção a Thomas More, Kant e Pierre Bourdieu – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Muito bem!
    – Observação: Retome a tese no início da conclusão. A tese é seu posicionamento crítico sobre o tema e deve ser elaborada na introdução e retomada na conclusão. Apenas após isso, inicie a intervenção.

    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação a solução, síntese da idéias ou conseqüência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
    – Aprofunde a justificativa da tese 2, pois está pouco argumentativa. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.

    Competência lV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – Desenvolvimento 1: Construa períodos sempre curtos. Estes, se longos, prejudicam a fluidez, a coesão e a estética do texto. Estes três pontos são imprescindíveis a um ótimo texto.
    – O elemento coesivo “onde” foi usado de maneira inadequada. Substitua por “a qual se padroniza”
    – Evite clichês como “medidas devem existir”, pois se o texto é dissertativo-argumentativo, entende-se que há um problema a ser debatido e, consequentemente, medidas serão sempre imprescindíveis. Logo, trata-se de uma obviedade, um jargão, que empobrece seu texto. Nesse caso, faça retomada de tese.

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
    Para isso, urge que o Tribunal de Contas da União (AGENTE) libere capital (AÇÃO) que, por intermédio do MEC (MODO/MEIO), será convertido na realização de palestras com a presença de especialistas em publicidade digital, bem como entrevistas com a população. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado (DETALHAMENTO) , objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (FINALIDADE)

    Nota: 920

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  2. Oi Dani,
    Sua introdução foi muito boa, a tese ficou bem clara. Você se apropriou do uso de nexos, o que é muito bom.
    Os parágrafos estão muito organizados.
    A colega ali em cima apontou certo o uso do pronome “onde” de forma errada. Ele só pode ser usado quando se indica lugares *físicos*. Ali, poderia mudar para o pronome: “em que”.

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  3. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, ali no primeiro período você faz uso do advérbio ”onde” que se refere a lugar, então o uso está impróprio. O segundo período foi iniciado por conjunção adversativa e isso não se aplica a regra ditada.
    Fez bom uso dos conectivos!
    Sua tese ficou bem clara e coesa ao decorrer do texto!
    A conclusão deveria ter sido mais detalhada e eu aconselharia a fazer um fechamento em cada parágrafo.
    Bom texto!

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