A série Espelho Preto, conhecida popularmente como Black Mirror, retrata a influência da tecnologia para com a vida das pessoas. Análogo a ficção, é imprescindível expor a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet como um fator negativo para a utilização dos meios tecnológicos, que por consequência, resulta na alienação e na padronização.
A princípio, é importante evidenciar a alienação como principal fator para a problemática. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, quase 65% das pessoas com 10 anos ou mais utilizam a internet. A porcentagem em questão, além de evidenciar um dado, deixa em alerta para o poder da internet em influenciar a vida das pessoas, tendo em vista que, pela utilização desde a infância – processo onde o ser humano começa a se desenvolver intelectualmente – a má utilização das mídias, exposta por diversos conteúdos falsos, manipulados e corruptos, pode resultar para aquele que usa uma alienação, que por desfecho, tem grande impacto em sua vida pessoal e profissional.
Ademais, é importante salientar que a padronização em massa é outro fator, não menos relevante, para a manipulação dentro do espaço virtual. É notório que, no século XXI, após um longo processo de globalização e investimentos nos setores de comunicação e tecnologia, a sociedade passou a utilizar a internet quase que diariamente. Com a criação de aplicativos sociais, como Tik Tok, Instagram e Facebook, as pessoas passaram a ter uma comunidade virtual, criada para divulgação de fotos e vídeos. Com o desenvolvimento desses aplicativos, começaram a surgir o que hoje chamamos de “Digitais Influencers”, pessoas que trabalham compartilhando sua vida para seus seguidores – aqueles que a acompanham nas redes sociais -. Acontece que, pelo grande utilização dessas mídias, os usuários passaram a acompanhar diariamente esses profissionais e, por muitas das vezes, espelham suas vidas a dos influencers, comprando os mesmos produtos e roupas que eles usam e, tentando ter uma vida igual a deles. Inferente a isso, ao tentar seguir a mesma ideologia que o seu influencer preferido, as pessoas acabam entrando em um processo de padronização, onde abdicam de seus gostos e interesses pessoais, para seguir os de outra pessoa.
Logo, é de extrema importância o papel da escola e da família para combater a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Sabendo que a internet é usada desde a infância, é fundamental o desenvolvimento de um projeto que, em parceria com a família, eduque e instrua os jovens a utiliza-la de maneira saudável, ensinando-os a conferir a seriedade dos conteúdos que consumem e, não menos importante, conscientizando-os para entender os limites ao seguir alguém nas redes sociais.
Heloisam.studies
C1 : 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3: 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista.
C4: 80: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e
apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
C5: 160 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não
articulada com a discussão desenvolvida no texto. Faltou o AGENTE.
TOTAL: 720