Iniciante

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet – Enem 2018

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a manipulação comportamental do usuário pelo controle de dados na internet da sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelas redes, quanto da influência de grupos que utilizam em benefício próprio as informações dos internautas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Em primeira análise, o advento da internet possibilitou o avanço das formas de comunicação e permitiu maior acesso à informação. No entanto, a ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelas redes se mostra um grande problema na sociedade brasileira. Conforme o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 65% das pessoas utilizam a internet; o uso exacerbado da mesma permite que ela atue nas decisões do homem por meio do sistema de controle de dados que é capaz de ter acesso as preferências dos internautas e, assim, moldar sua forma de pensar. Dessa forma, tem- se uma necessidade de amenizar esse intenso contato da máquina com o homem para que esse possa ter o controle de suas decisões e não se deixar ser levado pelas sugestões das redes.

Além disso, salienta- se a influência de grupos que utilizam em benefício próprio as informações dos usuários como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século xxi. Diante de tal contexto, a violação da privacidade pelo acesso de dados sem permissão dos mesmos vai em contraposição ao que Bauman disse e, como consequência, a sociedade entraria em profundo desequilíbrio. Com base nisso, o uso de informações virtuais é prejudicial à ordem social e, por conseguinte, torna- se contestável quando executado sem consentimento.

Portanto, pode- se concluir que medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar esta problemática. Cabe ao Ministério da Educação em conjunto com os professores investir em educação digital nas escolas, por meio da inclusão de disciplinas, as quais orientarão os alunos sobre as informações pessoais publicadas na internet a fim de mitigar a influência exercida pelos algoritmos. Como efeito social, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, será resolvida. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.

OBS: Está grande porque eu escrevi na folha de redação e passei para o bloco de notas, pois aqui não aceita fotos. Não irei mudar o repertório, pois já me adaptei a ele e consegui tirar uma nota boa com ele.

Se puder, tem como deixar nota e corrigir modelo Enem, por gentileza? Desde já eu agradeço!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:
    Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto,* o que se observa [1] na realidade contemporânea [2] é o oposto do que o autor prega, uma vez que a manipulação comportamental do usuário pelo controle de dados na internet da sociedade brasileira [3] apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da ilusão de liberdade de escolha [4] que [5] muitas vezes [6] é gerada pelas redes, [7] quanto da influência de grupos que utilizam em benefício próprio as informações dos internautas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim* do pleno funcionamento da sociedade.

    Obs.:
    * Você vai repetir esse conectivo em seguida;
    1 e 2 – Ausência de vírgula, pois trata-se de adj.adiverbial de três palavras;
    3 – Não precisa desse “da sociedade brasileira”.
    4, 5 e 6 – Ausência de vírgulas;
    7 – Equívoco de vírgula.

    Desenvolvimento 01:
    Em primeira análise, o advento da internet possibilitou o avanço das formas de comunicação e permitiu maior acesso à informação. No entanto,* a ilusão de liberdade de escolha que [1] muitas vezes [2] é gerada pelas redes se mostra um grande problema na sociedade brasileira. [3] Conforme o IBGE, [4] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 65% das pessoas utilizam a internet; o uso exacerbado da mesma [5] permite que ela atue nas decisões do homem por meio do sistema de controle de dados [6] que é capaz de ter acesso as [7] preferências dos internautas e, assim, moldar sua forma de pensar. Dessa forma, tem- se [8] uma necessidade de amenizar esse intenso contato da máquina com o homem para que esse possa ter o controle de suas decisões e não se deixar ser levado pelas sugestões das redes.

    Obs.:
    * Aqui está a repetição do conectivo que te falei;
    1 e 2 – Ausência de vírgulas;
    3 – Prestou atenção que tu repetiu esse trecho inteiro da introdução? Isso é repetição, tá perdendo na c4 atoa;
    4 – Equívoco de vírgula, abra e feche os parênteses em “(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, aconselho inverter a ordem, primeiro escrito por extenso, depois a sigla dentro do parênteses, aliás, nem precisava escrever por extenso, a sigla já é conhecida. Só desperdiçou linha;
    5 – Mesma não retoma a nada, ele serve para comparar. Então, aqui, é um erro;
    6 – Ausência de vírgula;
    7 – Ausência de crase;
    8 – Pra que esse espaçamento em?

    Desenvolvimento 02:
    Além disso, salienta- se [1] a influência de grupos que utilizam em benefício próprio as informações dos usuários como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século xxi.[2] Diante de tal contexto, a violação da privacidade pelo acesso de dados sem permissão dos mesmos [3] vai em contraposição ao que Bauman disse e, como consequência, a sociedade entraria [4] em profundo desequilíbrio. Com base nisso, o uso de informações virtuais é prejudicial à ordem social e, por conseguinte, torna- se [5] contestável quando executado sem consentimento.

    Obs.:
    1 – Nada de dar espaçamento no hífen;
    2 – XXI*;
    3 – Uso indevido da palavra “mesmo”;
    4 – entra* sempre será no tempo presente;
    5 – Nada de dar espaçamento no hífen.

    Conclusão:
    Portanto, pode- se concluir que medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar está problemática. Cabe ao Ministério da Educação [1] em conjunto com os professores [2] investir em educação digital nas escolas, por meio da inclusão de disciplinas, as quais orientarão os alunos sobre as informações pessoais publicadas na internet [3] a fim de* mitigar a influência exercida pelos algoritmos. Como efeito social, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, será resolvida. Assim, a sociedade perfeita, como relata a obra “Utopia” de Thomas More, será concretizada.

    Obs.:
    1 e 2 – Ausência de vírgulas, pois trata-se de aposto.
    3 – Ausência de vírgula, sempre antes de “a fim” usa-se vírgula. Ademais, é uma repetição.
    – Tem pouco detalhamento. Como será feito essa orientação? Que tipos de profissionais? Explique.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 200
    c3: 200
    c4: 160
    c5: 160
    Total: 840//

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.