No filme “Matrix”, em um futuro distante, as máquinas criam uma espécie de realidade virtual onde os seres humanos vivem de acordo com o simulador ao passo em que os robôs se alimentam da energia produzida pelas células dos indivíduos. Fora da ficção, a manipulação comportamental é uma realidade no mundo virtual. Nesse âmbito, o problema se dá pela falta de regulação de sites e plataformas digitais e pela falta de informação no que diz respeito à internet. Logo, é fundamental a tomada de medidas que possam resolver a questão.
Em primeira análise, é válido salientar que a ausência de mecanismos moderadores das informações na internet dificulta a resolução do impasse. Nesse sentido, para ter o acesso a alguns conteúdos, muitas plataformas pedem aos usuários uma série de dados como e-mail, documentos e número de celular sem ao menos mostrar aos mesmos o destino de suas informações. Por consequência, o algoritmo deixado por essas pessoas acabam criando um perfil das mesmas, fazendo com que várias empresas possam rastrear esses perfis e “bombardear” esses indivíduos com informações e conteúdos personalizados. Em suma, é necessário mudar esse quadro.
Outrossim, o desconhecimento de alguns indivíduos no que tange à internet torna o problema persistente. Nessa perspectiva, na Alegoria da Caverna, o grande filósofo ateniense Platão fala de um mundo ilusório aonde três indivíduos vivem em uma caverna escura desde o nascimento e tudo que eles conhecem é baseado em sobras projetadas pela “brecha” que há na caverna. O mito da caverna faz uma alusão à ignorância de uma parte da população quanto ao uso de suas informações na internet, fazendo com que esses indivíduos sejam facilmente manipulados. Destarte, é fundamental liquidar a problemática.
Portanto, para resolver a situação, o Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, por meio de verbas governamentais, deverá aprimorar a fiscalização dos setores virtuais, criando um setor da tecnologia da informação, visando à proteção dos dados dos usuários. Dessa forma, a sociedade se distanciará cada vez mais da “Matrix”.
Flavio Fraga
Redação muito boa, organizada bem bastante informações e detalhes bons, ótimo repertório, porém algumas palavras estrangeiras como internet e sites devem vir entre parênteses. porque não são palavras da língua portuguesa e outra em vez de aonde o certo seria onde porque é um lugar fixo, use aonde só quando você quiser se referir a algo que está em movimento. sem esses erros você tiraria uma boa nota no enem
[email protected]
Fala William, beleza?
Cara, no geral, sua redação está muito boa. Esse tema está bastante em voga e acredito que certamente será cobrado nos próximos certames.
Vou destacar aqui alguns detalhes que me incomodaram um pouco no seu texto (nada que comprometa a ideia central do texto).
Palavras estrangeiras devem vir entre aspas (ex: “sites”/”Internet”).
Outro detalhe: “Internet” deve ser escrito com a inicial em maiúsculo, pois se refere a uma entidade única – a rede mundial de computadores.
O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou muito bom.
Sugestão: dê uma lida sobre “big data” e “machine learning”, são dois pratos cheios para enriquecer sua argumentação.
No seu segundo parágrafo de desenvolvimento eu senti que a correlação entre o mito da caverna e a ignorância do uso das redes poderia ser um pouco mais bem trabalhada. Outro ponto: você afirma categoricamente que o mito da caverna faz uma alusão à ignorância quanto ao uso das redes. Na minha opinião (e eu posso estar enganado, é claro), afirmar isso é errado, pois a “Internet” era sequer concebível na época da criação do mito da caverna. A crítica por trás da história é muito mais abrangente.
Sugestão: reescrever o período da seguinte maneira: “Assim, pode-se correlacionar o mito da caverna à ignorância de uma parte da população quanto ao uso de suas informações na internet, o que leva esses indivíduos a serem facilmente manipulados”.
Quanto à conclusão, acho que você poderia ter citado a Lei Geral de Proteção de Dados, que é super recente.
No mais, encontrei apenas um erro gramatical em seu texto – “aonde”, na terceira linha do terceiro parágrafo, deve ser substituido por “onde”.
Parabéns pelo texto!
jheniffer0407
Olá William, tudo bem?? sou Jheniffer, prazer.
Parabéns!! Eu amei a sua redação, vai aqui alguns pontos:
— Sua introdução estão bem estruturada e incrível, adorei a tese e o repertório, inclusive ja usei bastante esse filme nas minhas redações KKK muito bom mesmo haha!
— Seu desenvolvimento 1 está muito bom, todavia senti a falta de repertório para enriquecer mais o parágrafo e fortalecer seus argumentos, ademais adorei o pronome de ligação.
— Seu desenvolvimento 2 está incrível !!
— Sua conclusão está muito boa, com todos os elementos, mas faltou o detalhamento!!!
C1= 160
C2= 160
C3= 200
C4= 160
C5= 160
Concl: 840
prossiga até alcançar oq você almeja!!! foi um prazer ajuda-lo <3
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
Isadorinha
Adorei sua redação, forma organizada e seguindo todos os critérios de correção. Na minha opinião está perfeita.
Gostei muito do uso de “Outrossim”, pouco usado mas extremamente formal e no nível de uma redação pra o ENEM, convém que continue usando, isso fará diferença em suas criações.
Em sua proposta de intervenção, o uso de “por meio de” para indicar tal fator foi essencial, e garanto que isso dará mais chances de o corretor dar 1000!