Wall-E, um filme dos estúdios Walt Disney, conta a história de um robô que foi deixado na terra para limpar o planeta do lixo produzido pela humanidade. Ainda que pareça um longínquo futuro, o lixo urbano vem se tornando preocupante, com inúmeras consequências negativas. Eventualmente, o lixo das cidades promove a intensificação da poluição atmosférica, hídrica e dos solos, e a proliferação de doenças.
Recorrentemente, ao transitar em grandes centros urbanos, percebe-se a grande quantidade de dejetos nas ruas e até em rios próximos a tais locais, agravando a poluição. A fim de exemplificar o supracitado, no estado de São Paulo há Rio Tietê, conhecido por sua poluição e suas áreas eutrofizadas, fato que se deve não só à população local despejando lixo no rio, mas principalmente pela ação de indústrias. Não obstante, o descontrole do dejeto jogado em aterros – principalmente clandestinos – também se apresentam como empecilho, uma vez que o chorume entra em contato com os lençóis freáticos. Infelziemnte, esta é uma situação recorrente por todo o Brasil.
Paralelamente, a presença de lixo convida animais transistores de doenças às cidades. Tal como nas cidades medievais, são poucos os centros urbanos com planejamento eficiente, e durante a Idade das Trevas, outro fato tornou-se marcante: a peste bubônica, que matou 1/3 da população europeia, que surgiu justamente pelo lixo e esgoto ao ar livre, atraindo ratos transmissores da doença. Dessa forma, mostra-se portanto um risco às populações mais carentes e que vivem perto de locais com pouca infraestrutura.
Em suma, torna-se nítido que medidas com o objetivo de mitigar o lixo urbano devem ser tomadas, tornando a tenaz quiproquó não mais existente. Por conseguinte, cabe às prefeituras, através dos meios midiáticos, com o uso de placas, cartazes, panfletos e comerciais, conscientizar sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo. Não obstante, o governo estadual deve promover maior fiscalização nas ruas e de empresas, para obliterar a ação poluente de empresas e aterros ilegais. Dessa forma, nosso futuro na Terra torna-se-á mais verde, limpo e saudável, não precisado assim da ajuda de “Wall-E’s” para alcançar uma posteridade limpa.
maristop
Olá, Luana!
Tua redação está muito bem feita. Ainda assim, existem alguns pontos a serem corrigidos.
Em primeiro lugar: Cuidado com os erros ortográficos. Você desenvolveu uma belíssima redação mas acabou descuidando-se com algumas palavras. Sendo assim, sempre separe um tempo para ler seu próprio texto antes de enviar para a correção.
Em segundo lugar: Seja um pouco mais ousada nos argumentos.
Obrigada!
Gisele00
Introdução: muito bem contextualizada e deixou bem implícita a sua tese.
Desenvolvimento1: muito bem desenvolvido
Desenvolvimento2: bom argumento e ótimo repertório,
Conclusão: apresentou uma proposta de intervenção completa! Parabéns!!
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Rt
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi alguns erros de gramática(principalmente no final do texto).
C2: 200
Não fugiu do tema!! Parabéns!!!
C3: 160
Senti falta de argumentação no D2, suas informações ficaram redundantes. O D1 ficou bom.
C4: 160
Apresente mais conectivos.
C5: 200
Proposta de intervenção completa!! Só uma dica: ao invés de “através”, use “por meio de” para deixar o meio bem claro no corretor.
Nota: 880
Boa redação, cumpriu o projeto de texto. Apenas acrescente os conectivos e argumente mais no D2, ok?
Boa sorte na sua prova :)
MaiconMian
Boa noite Luna, gostei demais do seu texto, eu como estudante achei o repertório muito bem colocado e o uso de conectivos muito vem explorado. achei seu texto gostoso de ler e sem muitas ressalvas, ficou muitíssimo bom! Com certeza, se você for fazer o enem, vai tirar um 800/860. Queria te dar uma correção mais ampla, mas não tenho esse conhecimento.
BeatrizMartins01
Boa tarde Luana, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar, mas vou me esforçar para te ajudar na melhor forma.
Então vamos lá!!
Introdução: muito bem contextualizada e deixou bem implícita a sua tese.
Desenvolvimento1: muito bem desenvolvido
Desenvolvimento2: bom argumento e ótimo repertório,
Conclusão: apresentou uma proposta de intervenção completa! Parabéns!!