No filme “ Enola Hones” é retratado a preocupação e disponibilidade da genitora de Enola em fazê-la praticar a leitura e reconhecer a sua importância. Nesse contexto, a obra cinematográfica difere-se da realidade brasileira, visto que, o hábito da literacia familiar é negligenciado na maioria dos lares o que dificulta o desenvolvimento do ser social. Logo, torna-se preciso analisar a importância da leitura doméstica e os desafios a serem superados.
A priori é válido ressaltar a relevância da literacia familiar na formação do cidadão. Pois, através dessa prática o indivíduo eleva seu raciocínio e promove maior percepção de seus direitos e deveres. Ou seja, exerce a plena cidadania segundo o sociólogo Paulo Freire. Além disso, a introdução desse mecanismo de ensino no âmbito familiar proporciona a elaboração do senso crítico o que fomenta debates construtivos, resultando numa maior interação entre pais e filhos.
Em segunda análise, é lícito postular que diversos são os desafios para a efetivação da literacia doméstica. Dentre os quais, destaca-se a indisponibilidade dos pais. Isso ocorre, devido a vida corrida que caracteriza a sociedade moderna pois, muitos preocupam-se apenas com o êxito individual por não possuir mais espaço de tempo em suas rotinas. Ademais, segundo o filósofo Zigmunt Bauman a sociedade contemporânea apresenta interesse por coisas supérfluas e de rápida absorção. Dessa forma, esse comportamento se opõe ao ato de ler, uma vez que,essa prática exige tempo e dedicação para cumprir o objetivo de tornar um cidadão pleno em sua cidadania.
Mediante o exposto, é perceptível a importância da literacia familiar e a necessidade de tornar-la uma prática. Desse modo, é necessário que o Ministério da Educação, por meio de agentes sociais promova reuniões literárias semanais aos lares das famílias brasileiras, visando promover a prática da leitura e debates construtivos. Outrossim, é imprescindível que o mesmo agente por intermédio de mídias sociais e digitais proponha campanhas acerca da importância da literacia familiar, visando incentivar a inclusão da leitura nas rotinas. Dessa forma, o retratado no filme “Enola Homes” será uma realidade no Brasil.
Bruno189
C1: 160, demonstra o domínio da modalidade escrita.
C2: 200, compreende a proposta da redação aplicando conhecimento de várias áreas.
C3: 200, seleciona, relaciona e interpreta de forma eficiente.
C4: 160, demonstra conhecimento coesivo.
C5: 160, elabora a proposta de intervenção de forma produtiva, mas dando um treino, isso melhora.
Total: 880
fernando23
Muito boa sua redação
Faltou o “L” da palavra Holmes
c1: 160 – Quase não percebi erros, mas lembre-se o corretor vai procurar erros até achar.
c2: 160/200 – Na minha opinião deveria ter desenvolvido melhor a parte do Paulo Freire
c3: 160/200 – Defendeu bem seu ponto de vista.
c4: 200 – Excelente uso de conectivos
c5;200 – P. I completa
Sua redação esta nos 900+
francisco
A redação se encontra com estrutura criteriosa, atendendo os requisitos cobrado numa banca de redação. o repertorio cultura bastante satisfatório com abordagem precisa nos argumentos, o desenvolvimento muito bom… parabéns! continue escrevendo e observando as análises feitas dos os participantes…