Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a família é a instituição social mais importante no desenvolvimento da socialização das crianças, principalmente por criar hábitos que levarão por toda a vida, como a prática da leitura. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão do incentivo dos pais na leitura infantil. Nesse contexto, literacia familiar é um desafio no Brasil e persistente devido, não só a falta de tempo dos pais, mas também à má formação familiar.
É válido salientar, que uma das causas para os familiares não dar a atenção necessária para acompanhar no desenvolvimento educacional da criança com a leitura, é a falta de tempo. Pois, grande parte do dia eles exercem suas profissões, deixando assim seu cotidiano exaustivo e sem estímulo para dar o apoio necessário. Entretanto, esse auxílio ajudaria os menores a despertar a imaginação e aumentar o seu repertório linguístico e comunicativo.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a má formação familiar. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa ótica, a problemática da falta de incentivo a leitura apresenta-se como um pensamento passado de geração em geração. Pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, os brasileiros leem em média 2,43 livros anualmente. Contudo, percebe-se que o incentivo a leitura será difícil por aqueles que não leem, porque não tiveram uma base para que os próprios pais dessem continuidade e estimulassem seus filhos a esse hábito.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desses órgãos, por meio de debates com os pais trazendo lucidez e deixando claro o quão importante é o incentivo da leitura em casa para o desenvolvimento das crianças. Só assim o Brasil poderá aumentar a literacia familiar nos lares brasileiros.
Rochelly.ramos
Gostei da construção da sua redação, dos argumentos de autoridade, do uso dos conectivos, mas senti falta de uma argumentação mais profunda, mais trabalhada nos desenvolvimentos, principalmente no 2 pois parece que voce esta apenas apontando e não argumentando.
No mais, muito bem construída sua conclusão, o texto pra mim esta bom só precisa aprofundar o argumento.