Iniciante

Literacia Familiar

  • 0

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a família é a instituição social mais importante no desenvolvimento da socialização das crianças, principalmente por criar hábitos que levarão por toda a vida, como a prática da leitura. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão do incentivo dos pais na leitura infantil. Nesse contexto, literacia familiar é um desafio no Brasil e persistente devido, não só a falta de tempo dos pais, mas também à má formação familiar.

É válido salientar, que uma das causas para os familiares não dar a atenção necessária para acompanhar no desenvolvimento educacional da criança com a leitura, é a falta de tempo. Pois, grande parte do dia eles exercem suas profissões, deixando assim seu cotidiano exaustivo e sem estímulo para dar o apoio necessário. Entretanto, esse auxílio ajudaria os menores a despertar a imaginação e aumentar o seu repertório linguístico e comunicativo.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a má formação familiar. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa ótica, a problemática da falta de incentivo a leitura apresenta-se como um pensamento passado de geração em geração. Pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, os brasileiros leem em média 2,43 livros anualmente. Contudo, percebe-se que o incentivo a leitura será difícil por aqueles que não leem, porque não tiveram uma base para que os próprios pais dessem continuidade e estimulassem seus filhos a esse hábito.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem desenvolver palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desses órgãos, por meio de debates com os pais trazendo lucidez e deixando claro o quão importante é o incentivo da leitura em casa para o desenvolvimento das crianças. Só assim o Brasil poderá aumentar a literacia familiar nos lares brasileiros.

Compartilhar

1 Correção

  1. Gostei da construção da sua redação, dos argumentos de autoridade, do uso dos conectivos, mas senti falta de uma argumentação mais profunda, mais trabalhada nos desenvolvimentos, principalmente no 2 pois parece que voce esta apenas apontando e não argumentando.
    No mais, muito bem construída sua conclusão, o texto pra mim esta bom só precisa aprofundar o argumento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.